DIETA DO pH - ALIMENTOS ÁCIDOS X ALCALINOS | Clube do cabelo e cia

Nós já falamos da importância do pH ácido para os cabelos aqui.

E hoje vamos falar da importância do pH alcalino para a nossa dieta...

O sangue é ligeiramente alcalino, com um nível de pH normal entre 7,35 e 7,45. A teoria por trás desta dieta, é que ela deve refletir esse mesmo nível de pH, sendo assim, ligeiramente alcalina.

Uma dieta rica em alimentos que produzem ácidos perturba o equilíbrio de pH no organismo, e promove a perda de minerais essenciais, tais como potássio, magnésio, cálcio e sódio. Este desequilíbrio é que torna as pessoas propensas à doenças.

De acordo com alguns médicos, ter como hábito uma dieta rica em alimentos ácidos é a causa muitas doenças crônicas  Alguns profissionais recomendam uma dieta alcalina, caso a pessoa tenha os seguintes sintomas:

> Falta de energia
> Produção de muco excessivo
> Congestão nasal
> Freqüentes resfriados e gripes
> Ansiedade, nervosismo, irritabilidade
> Cistos ovarianos, ovários policísticos, cistos mamários benignos
> Dor de cabeça

Na medicina convencional há provas, que as dietas alcalinas podem ajudar a evitar a formação de pedras de cálculo renais, osteoporose, e perda de massa muscular relacionada com a idade.

E qual seria a dieta ideal?
Seria a dieta onde tenhamos um consumo de 80% de alimentos alcalinos e apenas 20% de alimentos ácidos

Alguns alimentos de efeito ácido:
> Amendoim
> Açúcar refinado e artificiais
> Aspartame
> Aveia
> Avelã
> Bebidas alcoólicas
> Bolos
> Café comum e descafeinado
> Catchup
> Carnes, peixes, aves e mariscos
> Chá com cafeína
> Chocolate
> Comida com corantes e conservantes
> Comida cozida em gordura (mesmo em azeite)
> Comida enlatada ou congelada
> Comida processada
> Farinha de trigo
> Leite e derivados
> Lentilhas, exceto se germinadas
> Massas
> Milho
> Mostarda
> Óleo de soja
> Ovos
> Pão
> Pimenta preta ou branca
> Pipocas
> Refrigerantes e bebidas com gás
> Sal comum

> Maçã

> Mamão

> Kiwi

> Chá verde e outros chás de ervas

> Damasco

> Uva passa

> Amêndoas

> Ameixa

> Algas marinhas

> Azeite de oliva

> Quinoa

> Sumo de erva de trigo (um dos maiores alcalinizadores do organismo e fonte de clorofila)

> Sementes germinadas

> Mel

Portanto, quanto mais  alcalina for a sua dieta, mais saudável e mais imune à doenças o seu organismo será.

OBS:  O grau de acidez dos alimentos aumenta quanto maior for seu cozimento e principalmente se adicionarmos gordura ou óleo para cozinhar. Por isso opte por comer o mais cru possível!

Bom apetite!

1. Olá, boa tarde. Amei o post, texto enxuto e de fácil entendimento, esclarecedor. Aqui em casa nós damos preferência aos legumes, verduras, suco de frutas natural(suco de abacaxi com hortelã é uma delícia) e muito, muito tubérculos(não estou exagerando). Aos sábados vamos às compras em uma feira de produtos orgânicos. À propósito, amei as tabelas que nos facilitam o conhecimento do valor do PH dos alimentos. Adri, você está de PARABÉNS.

Márcia Queiroz

1. Oi, minha querida!
      Márcia, você que está de parabéns por ter uma alimentação saudável!
      Ficamos muito felizes que vc tenha gostado do post! ;)
      Gostamos muito da sua participação aqui conosco!
      Bjks

2. Adri,

Muito legal o post, Magaaaa!!! rs. Com certeza a força dos alimentos é incrível. Mas de todos que vc pediu evitar, nossa, o leite é minha perdição...mais que a proteína animal (que ainda como somente nos finais de semana, sinto falta), adoro iogurtes e demais derivados do leite, mas em compensação AMO com todas as minhas forças o brócolis...compensa??? kkk

Bjs enormes!

1. Nilha, somos duas!! Leite e derivados...não vivo sem! E um pãozinho? Uma massinha? Mas aí a gente faz como vc mesma falou... compensa com outras coisas.
      =D

2. É verdade, o pão...ai ai...kkkkk...mas a vida é não radicalizar, não é? kkk

3. Com certeza Nilha! Caminho do meio...sempre!!
      bjks

4. Rsrsrs, vc me faz rir, menina! O brócolis e outros vegetais, legumes e frutas compensam sim. Trate somente de manter um equilibrio, não é preciso que sejamos tão "estritos", mas sim seguir uma regra equilibrada e consciente. Mil beijos

3. já faço uso desses alimentos alcalinizante, evito muitos alimentos que produz ácido e tenho hoje uma saúde relativamente boa. se as pessoas optassem pela alimentação natural muitas doenças não teria acesso a elas.

4. Oi Erika....vice pode me dizer se posso adicionar o vinagre no condicionador e a quantidade do vinagre, para tratamento de caspa e quantas vezes por semana deveria lavar o cabelo com o mesmo?

1. Oi Leila! Sim, pode! Não tem medida certa... ms vc pode usar o vinagre entre o shampoo e o condicionador. Depois de enxaguar o shampoo, retire o excesso de água e aplique o vinagre no couro cabeludo e massageie suavemente. Deixe alguns minutos. Enxágue e use o condicionador nas pontas (evite o couro cabeludo). bjs

5. Ola Erika, estou tomando oleo de coco (parece ser melhor do que topico para espinhas) porem, sinto que fico tao calmo que chego a dormir e me da dor de estomago... sabe oque pode ser e qual o ph medio donoleo de coco?

1. Oi Vitor!
      Eu li num artigo científico que o pH do oleo de coco é 3,5 e o índice de acidez padrão é 0,5%.
      Vc ingere ele de estomago vazio? tente ingerir após a refeição.