GLICERINA BIDESTILADA X GLICERINA VEGETAL | Clube do cabelo e cia



Oi  pessoal!

Até algum tempo atrás, eu achava que glicerina bidestilada era a mesma coisa que glicerina vegetal. Porém, infelizmente, descobri que a glicerina bidestilada também pode ter origem animal... triste notícia para veganos e pessoas que como eu, evitam utilizar produtos de origem animal.


Lembram o que falei sobre a glicerina no post sobre sabão artesanal? ( leia aqui)
Pois é... então vamos seguir o raciocínio...

Se a maioria das indústrias de sabão usam a gordura animal (sebos bovino e suíno...erghhhh kinojo!) como base da produção de sabão, e a glicerina que é um subproduto desse processo, é retirada do sabão para ser comercializada, então essa glicerina comercializada, é de origem animal.

E como isso é feito?

A remoção da glicerina é feita por vários métodos. Num desses métodos, adiciona-se sal ao sabão, para a mistura "coalhar", e assim, isolar a glicerina do sabão. Depois disso, esta glicerina é  filtrada e bi destilada para poder ser comercializada, em outros setores da indústria, como os setores alimentício, farmacêutico, ou cosmético.

Portanto, quando o processo de bidestilação for oriundo de uma glicerina de origem animal, ou seja, de um sabão feito com sebo, ela será bidestilada mas não será vegetal... entenderam?

Logo, se a maioria das indústrias de sabão utilizam gordura animal, e produzem glicerina de origem animal,  até mesmo essas bases glicerinadas vendidas em lojas de matéria prima para artesanatos, podem ser de origem animal... e provavelmente são.

(Para quem fabrica produtos artesanais com essa base glicerinada comprada pronta, melhor descartar a possibilidade do produto ser de origem vegetal).

Na verdade, penso que a única maneira de termos a certeza que a glicerina é de origem vegetal, é comprando de um fabricante vegano. Tirando isso, não tem saber!

Quanto à base glicerinada, ela só será de origem vegetal, se for feita apenas com óleos vegetais, e pra você ter certeza disso, só se conhecer alguém que a produza artesanalmente, ou você mesmo a faça.

E o pior vem agora... além das indústrias de sabão, outro grande fabricante de glicerina são os ABATEDOUROS BOVINOS utilizados para o projeto BIODIESEL... e pasmem.. várias empresas cosméticas de grande porte, compram glicerina destes abatedouros, e inclusive algumas já até foram compradas pelos abatedouros, como já foi mencionado no post do Cold process.


Para mais detalhes sobre a produção de glicerina em abatedouros, baixem esse artigo aqui:










Conclusão: 
Glicerina bidestilada não é sinônimo de glicerina vegetal! 









Postar um comentário

  1. Bom dia! Erika,eu sei que o que eu vou te perguntar não tem nada haver com o post de hoje.Mas ouço falar bastante em escova que contem ácido glioxílico,ele faz tanto mal quanto o formol?Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, ainda não pesquisei sobre isso pra poder te dar uma opinião...
      bjssss

      Excluir
    2. o ácido glioxílico é um ácido aldeídico ( ácido formilfórmico), exatamente como o formol, e, conforme explicação dada pela Profª Dra. Maria Valéria Robles, que inclusive faz parte da Câmara Técnica da Anvisa, esse ácido quando aquecido se transforma em formol!

      Excluir
  2. Erika adoro seus post eles nos fazem pensar. Quanto mais leio e aprendo mais vontade tenho de embrenhar na floresta e viver como os índios. As índias tem cabelos lindos, não dá pra confiar nesses produtos industrializados.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Pois é, quem não usa produtos de base animal e testado neles sempre tem que estar de olho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pois eu sempre achei que era a mesma coisa e usava a bidestilada...affff
      bjsss

      Excluir
  4. A glicerina que eu uso no meu cabelo é a normal.. Que se compra na farmácia, não é bidestilada.. Seria a mesma coisa? E fora o fator de ser de origem animal, ela faz algum mal ao cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A glicerina normal é menos pura que a bidestilada. Não sei te dizer a diferença dela no cabelo.... Mas bidestilada, acredito ser melhor.

      Excluir
  5. Vivendo e aprendendo, eu não sabia! Gostei!!!
    Beijão! =))

    ResponderExcluir
  6. Oi Erika!

    Vou só acrescentar um fato. Sou engenheira e fiz uma matéria sobre biocombustíveis líquidos. Todo o biocombustível usado nas regiões sul e sudeste são oriundos de plantas (mamona, soja etc). O biodiesel feito com restos de abatedouros geralmente só irão funcionar em carros que rodam em regiões quentes (nordeste). O clima frio solidifica a gordura animal e adere no equipamento do carro. E esse trabalho é da UFPE, né! A glicerina é um subproduto de biodiesel feito com fontes vegetais também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!! Sim sim, sei que tem glicerina vegetal tbm... mas sei que algumas empresas cosméticas compram glicerinas produzidas por abatedouros... e a maioria da glicerina vendida em mercados não é a de origem vegetal.

      Excluir
    2. Não diria que a maioria é de origem animal, não. A produção do biodiesel a partir de plantas no Brasil é muito maior que a vinda do sebo. É só comparar a quantidade de carros/caminhões com biodiesel rodando no sudeste e sul versus nordeste. Olha só esse gráfico: http://www.iea.sp.gov.br/out/imagens_2009/AIA-09-2009F2.gif

      E a glicerina é um subproduto gerado em ambos os processos. Eu lembro de uma palestra que falavam que o excesso de glicerina era um problema que estão tendo no Brasil. Não sabem o que fazer com tanta glicerina!

      Mas de qualquer forma o melhor é verificar com os SACs a respeito da procedência! Essa aqui é vegetal: http://www.sabaoeglicerina.com.br/glicerina-bidestilada-vegetal-p731594

      Excluir
    3. Oi amore!
      Obrigada pela informação!
      O problema da Sabão e Glicerina é que eles estão demorando muito na entrega. Vc compra por sedex e só chega mais de uma semana depois. Tem muita gente reclamando dessa loja, até mesmo da qualidade dos produtos. Eu já comprei muito lá, mas hoje em dia não me arrisco.
      Bjsssss

      Excluir
  7. E aí Erika, beleza?

    Pois então, e em termos de benefícios capilares, existe alguma diferença? O vegetal deixaria os cabelos mais hidratados e brilhantes?

    Compre a animal esses dias pra testar e achei o treco poderoso! Reviveu meus pelos de zumbi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah,
      Olha, deve ter diferença sim... mas a questão do post não foi o efeito delas, mas sim da origem. Se vc não liga de usar produtos de origem animal, então não tem problema...
      bjssss

      Excluir
    2. Sarah,
      Não tem diferença não. A molécula da glicerina é a mesma, independente da origem.

      Excluir
    3. Será? Nenhumazinha? rsrs
      hummmm tenho minhas dúvidas sobre isso...
      bjss

      Excluir
  8. Primeiro parabéns pelo blog Erika! Estou grávida e evitando tudo que não seja natural e me encontrei aqui!!! Comecei um cronograma depois das luzes e estou na 2a. semana... meu cabelo é outro!! Mt feliz!! Comprei na Engenharia das Essencias a glicerina bidestilada Vegetal. Vc conhece esse produto? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriella! Que bom! Parabéns pelo baby! ;)
      da Engetec nunca usei... mas creio q deve ser boa, pq eu gosto muito dos produtos de lá...
      bjssss

      Excluir
  9. Ano passado eu comprei uma base glicerinada da SABAO E GLICERINA. O primeiro componente é o Oleo de Coco Babaçu, então esta deve ser vegetal. Uma vez perguntei num grupo se poderia utiliza-la para hidratar, já que está aqui sem utilidade nenhuma. Falaram que não, mas eu poderia utilizar como se fosse um shampoo e é isso que vou fazer. Esses dias, comprei uma Glicerina Bi destilada, não fala que é vegetal. Provavelmente de origem animal.

    ResponderExcluir
  10. Oi Erika, sou engenheira química e, como uma colega disse nos comentários, a maioria da glicerina vendida no país tem origem na indústria de biodiesel vegetal, e chega a ser um problema pois o processo gera muita glicerina e não há mercado consumidor suficiente. Atualmente a legislação obriga que todo o diesel vendido no país contenha 5% de biodiesel, e essa porcentagem vai aumentar nos próximos anos, ou seja, é muita glicerina vegetal sendo gerada. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia, pode até ter muita glicerina vegetal, mas tbm tem glicerina animal, pq sei que os abatedouros vendem sebo pra indústrias de sabão, e que após o processo de saponificação, esse sebo é transformado em glicerina e vendido para outras indústrias.

      Excluir
  11. Erika, mas aí então, se eu for comprar glicerina vegetal purana farmácia, tem alguma informação no rótulo que me informe se é de origem animal ou vegetal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for vegetal vem escrito "vegetal"...se não tiver nada escrito é pq é animal.

      Excluir
  12. Boa tarde Erika,

    Você indica algum lugar para comprar essa glicerina vegetal?

    ResponderExcluir
  13. Mas que inferno....fica quase que impossivel ser vegano nesse planeta de merda.....desculpa minha maneira de expressar. ,mas o isso reflete minha revolta

    ResponderExcluir
  14. Bom dia onde entao encontro glicerina vegetal pura?? elcio.balioti@ig.com.br
    Abraços a todos e NAMASTÊ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elcio!
      Eu compro no site "Engenharia da Essencias".
      Namastê! _/\_

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top