MENSTRUAÇÃO: VOCÊ PRECISA MESMO DISSO? | Clube do cabelo e cia


Oi galera!

Eu estava outro dia conversando com a Fefa sobre a "utilidade x inutilidade" da menstruação... e achei que deveria compartilhar esse tema com vocês aqui também...

Existe uma polêmica muito grande quando o assunto é  "NECESSIDADE DE MENSTRUAR".

Já existem estudos que comprovam que a menstruação não faz falta nenhuma para o organismo feminino, fisiologicamente falando, pois essa falta estaria mais ligada à aspectos emocionais e culturais.

E cá pra nós... será que existe alguma mulher que goste de menstruar? Que goste daquele perído pré-menstrual chato, onde os seios doem, tudo incha, tem as cólicas chatas, sensação de cansaço, irritação, e tem gente que tem até náuseas... aliás, já tive amiga que ia pro hospital todo mês no período pré-mentrual, de tão mal que ficava... isso sem contar o incômodo dos absorventes (internos ou externos), entre outros...

E aí vem a questão: Será que PRECISAMOS mesmo passar por isso??


Há algum tempo eu vi um artigo, do Dr. Elsimar Coutinho (Médico e cientista), onde ele fala da não-necessidade da mulher menstruar. O Dr. Elsimar Coutinho dedica-se, há mais de cinquenta anos, à estudos sobre o mecanismo que define a menstruação, e sobre métodos que podem amenizar seus sintomas.

E ele até já escreveu um livro sobre a inutilidade fisiológica da menstruação, mostrando que além de trazer incômodos periódicos, a menstruação também traz doenças que  influenciam negativamente na qualidade de vida da mulher. Para ele, o sangramento menstrual não é saudável para as mulheres, pois é o principal responsável por doenças como a endometriose, câncer, anemia e diversos problemas causados pela Tensão Pré-Menstrual (TPM).

O Dr.Coutinho  fundou o Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), em Salvador (BA), em setembro de 1984, e estuda métodos de supressão da menstruação desde a década de 60, no entanto, só a partir de 1996 suas teses ganharam repercussão, no ano em que seu livro foi lançado nos Estados Unidos e na Europa.

Atualmente, além de clinicar em diversas cidades, o Dr. Coutinho  é membro de mais de 20 entidades de pesquisas médicas no Brasil e no exterior e conselheiro da Organização Mundial da Saúde.

PS: Eu penso, que uma pessoa que estuda sobre um assunto há mais de 50 anos, deve saber o que está falando, não?

O especialista derruba os seguintes mitos a respeito da menstruação: 

> Mito 1 -  Menstruação é natural.
> Mito 2 -  Menstruação é boa para a saúde.
> Mito 3 -  Durante a menstruação a mulher não pode lavar a cabeça ou tomar sorvete.
> Mito 4 -  A menstruação não pode ser evitada.

O cientista afirma com veemência que não há perigo algum para a saúde da mulher,em interromper a menstruação, e mostra meios eficazes, que ele desenvolveu, e utiliza para tal.
E com relação à contra-indicação, segundo ele, há apenas uma para a supressão da menstruação: a existência de uma doença hereditária chamada hemocromatose (excesso de sangue). “Neste caso, se a mulher parar de menstruar terá de fazer sangrias regulares”.

Vejam o vídeo da  entrevista do 
Dr. Varella com o Dr. Elsimar Coutinho, onde ele explica mais detalhes sobre os benefícios de não menstruar, e os meios utilizados para isso.



E vocês, meninas... o que acham? 
Vocês tem vontade de não menstruar mais?



Postar um comentário

  1. cá entre nos Erika eu detesto menstruar, acho uma chatise, adorei o post

    http://aprendendoaficarbonitas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. desde que conheci o Dr Elsimar num programa do JÔ Soares e coincidiu que tive uma hemorragia e foi aplicada em mim uma injeção nunca mais menstruei, mas háque se tomar cuidados, estar com a saúde em dia e sempre pelo menos a cada 6 meses fazer avaliação com o ginecologista, o interessante é que aqui no Brasil, na Bahia, ele é mal visto pela classe médica porém seus estudos chegaram aos Estados Unidos e lá fora ele foi reconhecido, para se ter uma idéia uma consulta aqui no Brasil para marcar demora em torno de 1 ano e custa muito caro a consulta, eu simplesmente achei que tudo batia e então tomei a injeção e estou aqui para dizer nós não precisamos menstruar, porque será que a classe médica adora receitar anticoncepcionais, talvez pela percentagem que eles ganham do laboratório, menstruar não é saudável, a mãe do Dr. Elisar nunca menstruou, porque ficava grávida tinha o bebe e engravidava novamente, até que ela chegou a menopausa, adorei que você colocou esse assunto pois tem muita mulher sofrendo e morrendo por menstruar, Marilia Gabriela foi outra que se beneficiou desse médico, pensem e conversem com seu ginecologista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida,
      Concordo em gênero, número e grau com vc! Eu tbm não menstruo há mais de 1 ano, mas eu tomo aquela pílula anticoncepcional ininterrupta, que acaba com a menstruação... e tinha muita vontade de me consultar com o Dr Elsimar... um dia eu consigo!
      obrigada pelo comentário,
      bjão!

      Excluir
  3. Oi Erica!

    Realmente, hoje em dia menstruar é uma opção. Há pílulas com mínimo efeito colateral que podem ser usadas continuamente.
    Eu tenho 20 anos e sempre tive cólicas muito fortes, conversei com minha ginecologista e disse que não queria mais menstruar e ela me indicou a pílula adequada. É muito melhor viver assim ^^

    Beijo,
    Heloá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm faço uso de uma dessas pílulas, e foi a melhor coisa que fiz!! Além da maravilha de não menstruar, não tenho mais aqueles sintomas chatos... é outra qualidade de vida!
      bjks

      Excluir
  4. Eu sou do tipo que ia pro hospital por causa de cólica ): só melhorei depois que passei a tomar pílula, mas claro que preferiria parar de menstruar de vez!
    bjs
    www.blogeuquefiz.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que ruim!! Eu nunca tive muitas cólicas... o que me incomodava mais era a dor nos seios... me deixava muito irritada!!
      Mas já existem pílulas que cessam a menstruação...converse com sua médica á respeito!
      bjssss

      Excluir
  5. Adorei esse post! Eu sofro de um modo escroto com cólicas e a menstruação, sou uma total inútil nesse período, mas nenhum e nenhuma gineco me apresentou alternativa para parar, eu tentei emendar a pilula, mas um dia eu menstruei por mais tempo que o normal e agora entendo perfeitamente pq. Espero encontrar um médico que me dê a luz para não menstruar. Nunca quero ter filhos, nem sentir a quantidade absurda de dor que eu sinto agora.

    Obrigada pelo post maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lizias,
      da próxima vez que for ao médico (a) converse com ele (a) e peça uma pílula que cesse a menstruação... ás vezes eles só indicam qdo a pessoa pede... e hoje em dia é muito comum!
      bjão

      Excluir
  6. Bom, indo contra a maré, eu sempre gostei de menstruar. Ok, já deve ter um monte de gente lendo e pensando que sou aloka, mas é sério. Uma das minhas maiores ansiedades da pré-adolescência era esperar pela menarca. Hoje, acho o máximo que o meu ciclo tenha se regulado com o ciclo da lua, como era nas sociedades mais antigas. Aliás, a gravidez, que é contada em 40 semanas (em média), equivale a 10 meses lunares, que são os ciclos perfeitos de 28 dias x 10. Pra mim é maravilhoso, me sinto em harmonia com a natureza e comigo mesma. Além do marco emocional de recomeço, da renovação interna.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrrsr Juliana, vc é uma agulhinha no palheiro!!... mas como vc mesma mencionou, essa é uma visão mais emocional da coisa...e que é legal tbm!
      bjãooo

      Excluir
  7. Meu eu odeio mentruar, ja pensei em ate tirar o utero por isso, claro que nenhum maedico ia fazer iss. Mas serio fico emprestavel chea de dor, e com uma vontade imensa de sair batendo em todo mundo. Muito chato isso o clima em caesa fica insulportavel nem eu mesma me aguento. Tive a usar pirulas de uso continuo por 3 anos mas como nem tudo e perfeito , ela deixava a minha pele um lixo, voltei para uma pirula normal minha pele ta um pessego, mas o tormento menstrual voltou com forca afffff ,tenho.Que ver se meu medico me arranje uma alternativs, se nao qualquer dia vou parar no manicomio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taisa, tirar o útero? Que medida drástica, mulher!! rsrrsrsrrs

      Mas olha, existem vários tipos de pílulas que cessam a menstruação...vc pode não ter se dado bem com uma delas, mas pode ser que dê certo com outra... converse com seu médico sobre os tipos que existem...
      bjsss

      Excluir
  8. Ai Érika que delicia não menstruar. Minha médica me disse que eu posso utilizar meu anticoncepcional continuamente sem menstruar. Achei maravilhoso (e olha que passava pela experiência apenas de cada 90 dias). É caro mais eu compro com prazer as cartelas. Já imaginaram nada de cólicas fortes por 24 horas seguidas, o fedor da menstruação, bom humor o mês todo.
    Divino. A-do-rei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehheeh.... eu tbm tomo um anticoncepcional contínuo e adoro! Pago com o maior prazer !!
      bjkssss

      Excluir
  9. Nunca gostei de menstruar e há muitos anos tomo pílula de baixa dosagem (são as mais caras), de uso contínuo (que inclusive melhoram a pele e a oleosidade-acne). Não quero outra coisa! Apesar de não sentir muitos incômodos quando menstruava, acho desnecessário sangrar todos os meses. Dr Elsimar Coutinho estudou muito e é um profissional dedicado à saúde da mulher. Infelizmente o Brasil tem a mentalidade "travada" para inovações nesse sentido, é preconceituoso e retrógrado, principalmente os homens. A maioria acredita que a mulher tem que menstruar, que é uma limpeza do organismo, é fêmea. Falam besteira sem se importar com o sofrimento de suas parceiras, uns ignorantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane,
      Assino embaixo, sobre tudo o que vc falou!
      Eu tbm tomo essa pílula de baixa dosagem, e adoro!
      bjsss

      Excluir
  10. É.. Eu tbm não curto muito a menstruação.. Tomo anticoncepcional há mais de 6 anos e quando não quero menstruar, apenas emendo uma cartela na outra.

    PS.: Leitora fantasminha assídua! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hheheheh que bom conhecer uma leitora fantasminha!!! rsrsr
      obrigada por comentar, e apareça mais, viu!!
      bjão

      Excluir
  11. Oi Erika, minah pergunta não tem relação com seu post, e sim com o óleo vegetal de pracaxi. Onde posso comprá-lo??
    PS: Amo seu blog, pra mim ele é de utilidade pública. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Que bom que vc curte o Clube :)
      Eu comprei meu óleo de pracaxi na Engenharia das essencias (site)
      bjão

      Excluir
  12. Pois é...grandes reflexões...kkkk eu acho menstruação um saco...mas esse comentário da Juliana me tocou profundamente. Porque é algo do corpo, é aceitar certas limitações e manifestações que a natureza está proporcionando...é simplesmente perceber que temos algo dentro de nós, o útero, e tentar entrar em harmonia com ele...muitos do problemas se dão por emoções não trabalhadas (eu acredito que emoções x doenças tem muita ligação) portanto tantas dores são algo que precisa ser trabalhado...

    Entendo da questão dores, problemas, chatice de menstruar...mas não concordo quando diz que não faz parte da mulher isso, pq isso faz, a natureza não faz coisas inúteis, nós é que não sabemos interpretar...

    Mas como disse, essas palavras da Juliana (agradeço a vc por isso, viu?) foram tão profundamente em mim, que já comecei a repensar tudo que eu tinha pensado antes. kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilha, se for pensar assim, então é da natureza da mulher ter filhos um atrás do outro... pq anticoncepcional não faz parte da natureza... e cólicas, náuseas e todos os sintomas menstruais são fisiológicos...não tem nada a ver com emoção. Logo, se for seguir de acordo com a natureza, o natural seria parir todo ano, e não usar nenhum meio contraceptivo,
      como era antigamente...

      Excluir
    2. Concordo com você, Fefa. A natureza não faz coisas inúteis, talvez a gente não compreende. Será que as cólicas, dores, e outros sintomas da menstruação não são consequências de uma vida estressada, alimentação artificial e pobre em nutrientes, e tantas outras coisas que as mulheres "de antigamente" não tinham?
      Hoje temos muita comida industrializada, fast foods, vegetais com muito agrotóxico, carnes com muitos hormônios, drogas (me refiro às que vende nas farmácias), ar poluído, trânsito, mulheres trabalhando cada vez mais, em casa e na rua, mais responsabilidades, mais cobranças, mais preocupações da vida "moderna". Talvez a gente não está sabendo respeitar a natureza com todas essas agressões... Precisamos um encontrar um equilíbrio nisso tudo.

      Quanto ao anticoncepcional, eu tomei por vários anos e só me dei conta de como ele me fazia mal alguns meses depois que eu resolvi parar de tomar, um dos problemas era a enxaqueca que eu sofria toda semana e nos dias que antecediam a menstruação.

      Excluir
    3. Na verdade creio que não dá pra generalizar, pq cada mulher tem uma percepção diferente de menstruação, sintomas diferentes, etc... então pra umas é mais sofrido, como no caso da Larissa que comentou aí que ia até pro hospital, e para outras que não sentem nada, é mais fácil de levar...

      Na minha opinião, que sempre tive um ciclo intenso, ficava mais de uamsmana e isso era muiiiito incômodo, pois nem dormir direito eu conseguia, pq tinha que levantar pra trocar o absorvente, senão vazava tudo, então eu optei me poupar disso, e de todos os outros incômodos... pois se eu posso ter uma qualidade de vida melhor e mais feliz, não vejo o porque de não usufruir disso...

      Eu nunca tive enxaquecas com pílulas, nem nenhum outro efeito colateral...pelo contrário, sempre me senti bem melhor usando anticoncepcional...

      Então, realmente essa é uma questão muito individual...

      Excluir
  13. Nossa, pensei nisso hoje...não sei pra que...eu queria parar...ainda mais que não vou ter mais filhos...é uma chatice...até que não tenho tpm e cólicas, mas queria...rs...acho que vou na gineco saber mais sobre isso! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ci, mas não tem nada a ver com ter filhos não... Vc pode voltar a menstruar a hora que quiser...
      bjksss

      Excluir
  14. Eu sou partidária da visão da Juliana, gosto de sentir meu corpo em sintonia com as fases da lua, e, de certa forma, me sinto muito feminina por assumir meu ciclo.
    Escrevi sobre isso no meu webfolio da faculdade há alguns anos: http://nalunasaudecoletiva.blogspot.com.br/2011/06/voce-e-favor-ou-contra-seu-ciclo.html
    De qualquer forma, me agrada muito o fato de existir a opção. Acho que não tem prova maior de que a mulher é dona do seu próprio corpo do que a possibilidade de fazer escolhas como essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuu!!! Disse tudo Nalu!!!
      Um viva para a diversidade!
      \0/
      bjãooo

      Excluir
  15. Gente, faço uso do DIU com hormônio, chamado Mirena, e é a melhor coisa que ja fiz na vida,troco a cada 5 anos ,não tenho menstruação pea liberação local de progesterona. Super índico.

    ResponderExcluir
  16. Eu também compartilho dos sentimentos da Juliana. No momento em que aceitei meu corpo e meu ciclo, a menstruação vem para mim todo mês como forma de celebração! Gosto de menstruar, de sentir meu ciclo conectado com a natureza, com a Lua e isso tudo me traz a sensação de que é sim natural e necessário. Honrar a nossa fertilidade, a nossa capacidade de gerar a VIDA, sangrar sem morrer, de morrer e renascer todo mês. São os mistérios do Sagrado Feminino que vem se perdendo dos nossos ancestrais. E digo mais, quando aceitei, meu ciclo se regulou e nunca mais tive sintomas ruins, utilizo o tempo da TPM para meditar e tem sido super bom para o meu despertar! Gostaria que todas as mulheres se reconectassem assim que com certeza seriam mais felizes com seus corpos e ciclos. Mas é claro, como foi dito, a melhor coisa desse mundo, é o livre arbítrio! Sejamos livres! Mas vale a reflexão! Tem muita informação na internet e aproveito pra deixar esse link de uma página no facebook (tem muitas outras) pra quem se interessar https://www.facebook.com/ColectivaMenstruarte?fref=ts.

    ResponderExcluir
  17. Eu confesso que não li os comentários, mas mesmo assim vou relatar aqui o meu caso.
    Menstruei a primeira vez quando faltava uma semana para completar 10 anos. Pois é..com 9 anos de idade. Me explica... qual a necessidade do universo me trollar dessa forma? hahahah
    Como vc pode imaginar, minha relação com esse "evento" sempre foi tensa. Além do constrangimento causado por inúmeros "acidentes" (não julga, vai.. tinha 9 anos e por mais que a minha mãe ensinasse direitinho, só percebia que o absorvente estava mal colocado quando alguém vinha me avisar que a roupa estava suja! hahah) tinha os sintomas. Eu tenho enxaqueca desde os 7 anos e no período menstrual aumentava exponencialmente. As dores de cabeça eram absurdas e não eram os meus piores sintomas. Diarreia, cólicas incapacitantes, fraqueza, raciocínio lento... tudo de pior que há no mundo. Tenso! Com uns 15 anos descobri cistos nos ovários. Desde então faço uso de anticoncepcionais. Mas ainda sofria com a menstruação, a TPM, as dores, a angústia.. até que 10 anos depois veio a minha redenção. Finalmente descobri os anticoncepcionais de uso contínuo. Hoje em dia uso o Elane 28. Em cada cartela tem 28 comprimidos e não faço pausa entre uma e outra. Me livrei do que pra mim era uma maldição. Não volto a menstruar nem por 1 mlhão de dólares. Nada no mundo compensa a liberdade que tenho hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia!
      Ai que dó viu!! 9 anos ninguém merece!!
      Eu tbm uso um anticoncepcional de 28, sem pausa.
      Adoro!! Tbm vivo livre e feliz hehehe
      bjssss

      Excluir
  18. Oi Erika
    Conheci seu "Clube" esta semana e estou amando.. suas dicas são 10. Obrigada :*. Falando agora sobre o assunto, tenho vontade de não mais menstruar devido aos incomodos já mencionados, porém tenho ainda um pouco de medo, tomando remédio direto não existe risco de engravidar existe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helga!
      Que bom, seja bem vinda!
      Não, nenhum risco... as pílulas de uso contínuo são próprias pra isso mesmo.
      Converse com seu médico à respeito..
      bjsss

      Excluir
  19. Oi Erika, eu vinha pesquisando sobre isso e quando recebi tua newsletter com esse post fui já marcar gineco...hehe. Bom, eu tomava o de 21 dias com pausa de 7 e agora comecei o contínuo, porém, o médico falou que o índice de mulheres que apresentam sangramento é grande, é provável que após tomar 3 ou 4 cartelas eu tenha sangramento. Comecei a pesquisar sobre as pílulas de uso contínuo em geral e existem umas com índice menor. Este médico só receita essa, disse que nunca testou com outra. Então, pode me dizer qual a que você usa para que eu possa pesquisar? Imagino que você não tenha dito para ninguém sair tomando por conta, mas pode me dizer se esse deu certinho pra você sempre? Ele receitou o Gestinol 28, mas acredito que existem outros mais eficazes. Vou testá-lo mesmo assim. Obrigada e gosto muito dos teus posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri!
      Já ouvi dizer que o sangramento pode ocorrer sim, mas cada caso é um caso né... não tem como generalizar. A que eu uso é a Cerazette, e nunca tive problemas com ela. Mas pode ser boa pra mim, e pra vc não... então, a gente só sabe se a pilula é boa pra gente mesmo, quando usa.
      bjsss

      Excluir
    2. Oi Erika, vai fazer um ano que comentei aqui e desde então eu comecei a tomar a pílula de uso contínuo, fiquei 4 meses com a Gestinol 28, e o sangramento era diário, sempre umas gotinhas, não podia ficar sem protetor, depois comecei com o Elani e fiquei mais 4 meses, e foi a mesma coisa. Por fim troquei para o Cerazette e o sangramento só aumentou, comecei a ficar cheia de espinhas no rosto, costas e peito. Fiquei 3 meses com ele e já tava desistindo de tentar pílula contínua quando achei o óleo de prímula! O sangramento parou de vez depois que comecei a tomar 4 cápsulas por dia. Achei muito bom e vim te contar..heheh E para as espinhas, a solução está sendo o óleo de linhaça em cápsulas. Bjsss

      Excluir
    3. Uauuuu!! Muito obrigada Pri, por ter voltado depois de 1 ano, pra nos contar sua experiência!!
      E essa do óleo de prímula, é o máximo, hein!!! Vc começou a tomar o óleo e depois não menstruou mais?? É isso?? Vou comprar é já!!!
      Acho até que vou fazer um post sobre esse óleo viu... fiquei animada! hehehe
      bjkssss

      Excluir
    4. Oi Erika, meu problema com as pílulas contínuas é que aquele sangramento de escape nunca pára e como eu tinha visto antes e até os ginecos e na bula do remédio diz, um percentual muito alto de mulheres tem esse escape, por isso pesquisei algo que regulasse meus hormônios de forma natural, aí entrou o óleo de prímula, junto com o Cerezatte. Se eu soubesse disso antes, teria feito logo no início já com o Gestinol. Disse meu gineco que não tinha nada para parar esse escape, eu teria que ficar testando todas as pílulas e se não me adequasse a nenhuma, azar meu né.. Era só regular os hormônios! Vou continuar tomando por alguns meses e parar para ver como irá se comportar meu organismo só com Cerarette. Se vc ver na net, são muitas as reclamações sobre a menstruação não parar com as pílulas contínuas, me apavorei kkkkk MAS VC me instigou a procurar remédios naturais com seu blog, obrigada! hehe Bjssss

      Excluir
    5. Aaaahhhh agora entendi!!! Achei que só a prímula tinha feito cessar...rsrsr ...mas que bom, hein!! E fora que o óleo de prímula faz muito bem, né? Ótimo saber disso!... e com certeza, vc vai ajudar muita gente por aqui...
      obrigada por compartilhar! bjksss <3

      Excluir
  20. Oi Erika! amei o post!
    Eu suspendi por orientação médica, a mais de 10 anos, e nem consigo descrever a felicidade que é não menstruar, rsrsrsrs...
    Isso chama-se QUALIDADE DE VIDA!

    Podem apostar nisso, meninas!

    super beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehhe... e põe felicidade nisso!! Muito bom mesmo!
      bjsss

      Excluir
  21. Sempre sofri muito com colicas,dores no corpo,todos os sintomas q me deixa numa situacao horrível! Nunca me dei bem com as pilulas eu engordava e vivia enjoada. Com 19 anos no dia q tive meu 2 filho tambem operei para nao engravidar novamente. Ja se foram 18 anos e continuo sofrendo com os sintomas da dita cuja :(
    Gostariamuito de tomar algum remedio para interromper o meu ciclo mas n sei se e so anticoncepcional q interrompe isso(no meu caso n preciso de pilula ja q sou operada)
    Sera q existe algum tratamento alternativo?
    Atualmente moro em Londres aqui e complicado,pra tudo aqui eles te passam paracetamol ... tudo e paracetamol :/
    Preciso me informar melhor sobre esse assunto. Adorei a materia,parabens ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Andreia,
      Alternativo que eu saiba não... mas pode tomar a pílula só pra não menstruar... Porém é bom vc consultar seu médico.
      bjssss

      Excluir
  22. Infelizmente, já tentei de td para parar de menstruar, sem sucesso, tanto com pílulas, quanto com injeção. Desde adolescente tento tomar pílula, mais meu organismo não aceita, dá sangramento. Uma vez tomei por 3 meses e fiquei os 3 meses com sangramento. Tentei a injeção, e foi pior, tive complicações de saúde, quase enlouqueci por descontrole hormonal, fiquei com sangramento por 6 meses...O médico queria que eu parasse de menstruar porque tenho mioma, e eu tbm queria parar porque tenho cólicas terríveis, não sei de onde vem tanta dor, até febre e vômito eu tenho...Já perdi emprego por causa disso...Não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Pati!! Mas vc tentou marcas diferentes de pílulas?

      Excluir
    2. Sim...Marcas diferentes...Tentei Cerazette, tentei Gestinol...essas são as que eu lembro, tem outras que nem gravei o nome...E a injeção tentei a Contracep...

      Excluir
  23. Acho fantástico a gente debater essas coisas, e mais fantástico ainda se ter opções.
    Eu sou da opinião de que é algo natural, orgânico, para mim é importante manter essa ligação com o que me é natural, eu sempre tive uma relação absolutamente tranquila com a menstruação mesmo "sofrendo" com alguns incômodos físicos.

    ResponderExcluir
  24. Oi Erika, Vi o post e sentir necessidade de compartilhar algo que aprendi a algum tempo quando comecei a usar produtos e alimentação natural.
    Eu sofria de cólicas terríveis, tinha endometriose e um fluxo que durava uma semana, fiz o tratamento com o implante do Dr. Elsimar Coutinho, é dez, mas nem todo mundo se dá bem, algumas meninas ficam inchadas, outras engordam .. um dia fui apresentada a primulina por uma amiga de minha irmã que tinha uma loja de produtos naturais. Ela me disse que o remédio iria me ajudar, bastava que tomasse todos os dias do mês e fizesse um tratamento de 6 meses. Comprei sem pestanejar: qualquer coisa me serviria para me livrar daquele suplício! Garota, eu nunca vou me esquecer deste gesto. As dores nos seios, cólicas infernais, dores de cabeça...tudo, tudo foi embora, acabou. O remédio funcionou.
    Hoje não tenho mais menstruação, chegou cedo foi embora cedo...Deus te leve! Mas a minha vida mudou completamente. Procurem na Net óleo de primula para tirar as dúvidas.
    Bjos Erika.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo seu depoimento Sarah!
      Eu já tinha lido sobre o óleo de prímula ser bom para TPM, e menopausa...
      Bom saber que seu tratamento deu certo!
      obrigada pela dica!
      Bjkssss

      Excluir
  25. Erika, como professor de Yoga (assim como voce) analiso pela perspectiva de APANA, a energia de eliminação.. essencial para a retirada das toxinas físicas e emocionais do corpo (o que justifica energicamente a recomendação de não lavar cabelo nem fazer posturas invertidas, para não inverter esse mecanismo descendente). E também da menstruação ser considerada um VEGA, ou seja, movimento natural do corpo que não deve ser parado, de acordo a Medicina Tradicional Indiana Ayurveda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvio!
      Sim, tem o lado energético... mas penso que podemos trabalhar o equilíbrio energético de várias maneiras, sem precisar nos sacrificarmos. Eu vejo cada corpo como sendo "único". Não gosto de generalizar sobre nada, pq o que é bom pra um, pode não ser pra outro. Essa é a minha opinião prática, independente de qq teoria.
      _/\_ Namastê!
      Bjs

      Excluir
  26. olá, adorei o post. Não mestruo a uns 10 anos e não quero outra vida. Mestruar pra que? tomo aquelas pilulas ininterruptas e viva a modernidade. Erica, está de parabéns, seu site é maravilhoso. Tem de tudo aqui ne? Cada materia melhor que a outra, estou encantada!!! Sucesso pra voce!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEja muito bem vinda, Teonice!
      Que bom que vc tá gostando do Clube! Venha sempre comentar!
      Eu tbm tomo dessas, e me sinto ótima sem menstruar! ;)
      bjkssss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top