SILICONE NATURAL PARA OS CABELOS: ÓLEO DE PRACAXI | Clube do cabelo e cia



Oi galera!

Que eu sou viciada em óleos vegetais, não é novidade pra vocês... mas tem alguns óleos que são tão especiais, e que tem efeitos tão bons e diferenciados, que eu  preciso fazer um post especial só pra eles!
Esse é o caso do...
 Óleo de Pracaxi! 

O óleo de Pracaxi (ou pracachy) é obtido das sementes e polpa do fruto da árvore "Pentaclethra macroloba" (tenta falar esse nome rápido! kkkkk),  que é uma árvore amplamente distribuída na região Neotropical. Ele pode ser encontrado na América do Sul, do norte da Venezuela para as Guianas, incluindo Trinidad e Tobago e Floresta amazônica. Nos estados brasileiros do Amazonas e Amapá, o pracaxi cresce em clima tropical úmido, e sua floração é na estação seca e frutificação na estação chuvosa.
O óleo extraído das sementes do pracaxi é utilizada pelas populações ribeirinhas da Amazônia de várias maneiras.
Na selva amazônica ele é chamado pelos seus consumidores de "sutura da mata" ou "óleo do milagre"  pela sua alta capacidade de reconstruir o tecido da pele, devido conter a maior fonte de ácido Beénico (ácido docosanóico) de todas as plantas conhecidas, além de conter altos níveis de fenóis e vitaminas A e E. 
Devido sua ação antioxidante, antibacteriana, antifúngica, antisséptica e suas propriedades anti-hemorrágicas, o óleo de pracaxi também é utilizado pelas populações ribeirinhas da Amazônia no tratamento de picadas de cobra, cura de úlceras e de limpeza cirúrgica. 


Agora, vejam seus benefícios:

Para a pele:
> Ajuda a promover a renovação celular, e é portanto, ideal para a pele madura. 
> Ajuda a aliviar a vermelhidão e coceira, tornando-o perfeito para a pele irritada e manchada.
> Auxilia no tratamento de manchas na pele, ajudando a reduzir a descoloração da pele e despigmentação, psoríase, rosácea, manchas, erupções cutâneas, acne e cicatrizes.
> Auxilia na prevenção de estrias.
> Ideal para o tratamento de infecções de pele, acelerando o processo de cicatrização.
> Hidratante poderoso para a pele, muito útil no tratamento de pele seca.
> Previne e ameniza rugas e linhas de expressão.
> Indicado para todos os tipos de pele


Para os cabelos:
> Nos cabelos, o óleo de pracaxi atua no tratamento da caspa, queda capilar, e é um ótimo regenerador para cabelos danificados  e quimicamente tratados. Proporciona um excelente efeito condicionante, facilita a penteabilidade, aumenta o brilho, proporciona sedosidade, maciez, e é um verdadeiro silicone natural, que age mantendo a água nos fios.  O que faz dele um ótimo aliado para as cacheados, coloridos, quimicamente tratados, enfim, PARA TODOS OS TIPOS DE CABELOS!!

Tá bom, ou quer mais??

Na minha opinião de "alokadosóleos", esse é um dos óleos que não podem faltar... simplesmente porque ele é TUDO!!! 

Então galera...aqui vai a dica: 

Além de utilizar o óleo de pracaxi em umectações e em máscaras, use-o também como finalizador
Quer coisa melhor do que um silicone natural?






Postar um comentário

  1. Um outro óleo que tem uma ação bem semelhante a do silicone é o de castanha do pará...
    Já faz alguns anos que estou com vontade de experimentar esse óleo. Mas antes tenho que fazer umas pesquisas sobre ele(mas só fico enrolando ¬¬).

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ellen!
      Sim, o castanha do pará tbm é excelente... e ainda dá vontade de comer rsrrss
      mas em quesito de brilho e sedosidade, ainda fico com o pracaxi! ;)
      bjsss

      Excluir
  2. Olá Erika,
    Gosto de escovar meu cabelo, posso usar este óleo antes da escova???
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, mas é melhor usar um protetor térmico junto.
      bjs

      Excluir
    2. Só mais uma dúvida rsrs, pesquisando pela internet, dizem que o óleo não penetra no córtex do cabelo e que fica somente na cutícula como capa protetora, é verdade?
      beijos

      Excluir
    3. Oi Michele!
      Pois é... também já li isso, e tbm que cabelo é tecido morto, que não recupera. E aí, como a gente explica os tratamentos capilares com máscaras, cremes, etc? Que o óleo funciona como proteção eu concordo, e que eles tratam, eu tbm tenho certeza disso na prática. Só não acredito que eles alisem, pq aí seria demais pra mudar a estrura química da fibra... mas tratar, eu acredito sim, principalmente através do couro cabeludo...

      Excluir
    4. Amo me jogar nos óleos, seja nas máscaras ou na umectação, vejo que o meu cabelo gosta muito, também não acredito que alise o cabelo.
      Rumo ao natural!!!!!
      obrigadinha pelas dicas
      beijos

      Excluir
  3. Erika,
    onde podemos encontrar este óleo? Obrigada desde já! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, eu comprei no site Engenharia das essencias.. lá tem o óleo de pracaxi virgem.
      bjsss

      Excluir
  4. Erika,não sei o que seria de nós sem vc.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que não sei o que seria de mim sem vcs, pq minha vida sem o blog is ficar faltando algo... amo muito isso aqui! <3
      bjsss

      Excluir
  5. Olá Erika. Vou correndo me esconder em alguma caverna!! Ou talvez eu vá hoje mesmo ao Mundo Verde comprar esse óleo (amo a Mundo Verde), se não encontrar por lá, vou a Via Verde ou quem sabe vou ao Cheiro Verde(existe essa também!!) Nossa!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcinha!
      Essa Cheiro Verde não conheço!
      Acho difícil vc achar esse óleo na Mundo verde... mas se achar me avisa, tá? ;)
      bjsss

      Excluir
  6. Oi, Erika!

    Quero te parabenizar pelo blog e agradecer a todas as informações e dicas. Estava numa fase capilar em que nada parecia funcionar e resolvi pesquisar. Aprendi um monte, sobre cronograma capilar, silicones, cuidados...

    Nunca comentei, mas hoje tive que comentar... Acredita que estava lendo o post no momento em que o correio chegou justamente com o óleo de pracaxi que encomendei? Hahahaha, gostei da coincidência. Tô louca para experimentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna!
      Que bom q o blog tá sendo útil! ;)
      Hehehhe coincidência mesmo! Depois que usar me conte se gostou!
      bjsss

      Excluir
  7. Oiii Mas onde se encontra este óleo??!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiane, eu comprei no site da Engenharia das essencias, mas deve ter em outros sites de óleos vegetais tbm... bjsss

      Excluir
  8. E o óleo de coco, girassol e gergelim? Eu uso como finalizador e máscaras capilares e gosto bastante. Como você os compararia ao de praxaxi em termos de performance?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      todos os óleos vegetais são ótimos, e cada um tem suas propriedades específicas. Coco, girassol e gergelim são maravilhosos tbm... o de coco é rico em minerais, o de girassol e gergelim, são ricos em Vit E... então, cada qual com suas qualidades.. No caso do pracaxi, ele é rico em ácido beenico, que não tem nesses outros, e que é um potente hidratante e condicionante dos cabelos, e é considerado um silicone capilar natural... mas isso não quer dizer que os outros óleos não sejam bons, certo?
      bjssss

      Excluir
  9. Genteee, para tudoooo... pq quero conhecer Erika Nasch "A DEUSA do universo capilar"! PARABÉNS pelo seu brilhante trabalho. Aqui vai uma perguntinha...Dentro de uma base de creme neutro eu posso adicionar as respectivas gotas de vários óleos essenciais? De quantos eu quiser, ou tem um limite pra não saturar? Brigadinhaaa.. Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amoreeeee!!
      kkkkkkkkkkkkkk Essa "Deusa do universo capilar" foi brabo hein! kkkkkkkk

      Shely, dá uma lida no post de hoje que falo sobre óleos essenciais... eles requerem um certo cuidado a serem utilizados... eu não aconselharia a usar muitos de uma vez não. Escolha um deles que seja mais adequado ao seu cabelo (seco, oleoso, danificado...). O que vc pode fazer, é usar 1 mês um, outro mês outro... assim fica até mais fácil pra vc saber o resultado de cada um deles...

      bjss

      Excluir
  10. Olá ... Onde encontramos esse óleo milagroso querida??!!! rs Dê o caminho das pedras que com certeza iremos seguir! ;)
    Bjão e muito obrigado pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amore! Eu comprei o meu no site da engenharia das essencias.
      bjsss

      Excluir
  11. oi Erika , eu ja usei um shampoo com composto de oleo de pracaxi , mas tinha outras substancias tbm entao não deu para acompanhar resultados rs pretendo comprar para uso como finalizador , como vc recomenda? posso passar o óleo puro direto nas pontas? e no caso de pele e para tratar ferimentos ? como devemos usar, como diluir?

    Obrigada e Parabéns pelo Blog , esta é a primeira vez que comento mas já acompanho faz alguns meses ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!
      Que bom que comentou, assim pude conhecer vc também ;)
      Sim, vc usa ele puro nas pontas, como um finalizador mesmo... esfregue nas mãos e depois enluve nos fios. E na pele tbm é pra usar puro. Óleo vegetal não precisa diluir.
      bjão

      Excluir
  12. Mais um post fantástico da grande Erika!!!! Me diz você já usou esse olho na pele? Se sim, como?

    Gracias :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renatinha! Eu sempre testo os óleos nos cabelos e pele... e te digo, não teve nenhum óleo que eu não tivesse gostado do resultado... eu passo puro mesmo... esfrego um pouco nas mãos, e espalho na pele, como se fosse uma loção hidratante. E a pele absorve super bem!!
      bjkssss

      Excluir
  13. oi erika eu passo a maioria do tempo ,olhando as suas dicas , eu não sei o q seria do meu cabelo se não fosse vc obrigada querida por tudo.bjsss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      E eu não sei o que seria de mim sem minha leitoras queridas, pois para quem eu escreveria?
      Obrigada pela companhia!
      bjksss

      Excluir
  14. SUA NHÓIN!!!! <3
    "alokadosoleos" eu ri mto! kkkkk
    Erika vc é mto fofa viu? cara eu lendo esse artigo fiquei TARADA por esse óleo e já providenciei o meu! uhuuuuuuuulll! \o/
    vem cá? ele tem cheirinho ruim, gostosin, ou tipo nem tem cheirin? "ein? hum?" kkkkkkk
    bjsssssssssss! nhóin! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nhóin??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morri!!!
      Olha Dani... como cheirólatra vou te dizer que não é cheirooooooso não! Mas tbm não é ruim... vamos dizer que seja "máômenu"... mas o efeito dele compensa, viu!!
      Bjks nhóin nhóin!!! <3 :P

      Excluir
  15. "cheirólatra"................ fiquei lendo e piscando e forçando o tico-teco pra entender, morri! kkkkkkkkk aaahhh mas se não é cheirosin agente apela pros óleos essenciais né? sabe que no dia que fui dar uma voltinha no centro de sampa eu achei essência a base de óleo vegetal e não de álcool? paguei 8 dinheirinhos num vidrinho de 200 ml de maça verde (mega cheiroso afff!) e pinguei um tico na manteiguinha de karitê e deu super certo, só não funcionou mto na de cupuaçu que fede pakas! kkkk mas é boa tbm! agora esse tal óleo de pracaxi sinceramente...... depois que li tua matéria e fui pesquisar na internet, aaaaaaaaaah que num deu outra! encomendei o meu tbm! *--------*
    olha sua nhóin! kkkkkkkkk então esse assunto de no poo, usar bicarbonato com vinagre, usar óleos vegetais, enfim..... tentar ser natureba e fugir dos sulfatos e silicones pra muuuuuuuuuuita gente parece assunto idiota coisa de gente que "não tem o que fazer" mas a coisa é séria! ontem eu li um artigo de uma revista cientifica gringa que falava dos sulfatos e o que eles podem fazer ao longo do tempo (anos, décadas talvez) eu fiquei até com medo! o sulfato vai depositando nos folículos, atrofiam eles, causam queda, prejudicam o crescimento capilar em até 8x!!! e pode causar calvície! o.O
    e ainda escuto gente falar "no poo é palhaçada e modinha" ¬¬
    essa dos folículos fez sentido pra mim! tem 2 semanas que to usando o bicarbonato com vinagre, e alterno com yamasterol (co-wash) como vc ensina e tals...... e sabe o que aconteceu além de parar de cair horrores e coçar?? meu cabelo cresceu 1 cm em 2 semanas! coisa que ele antes NUNCA faria!
    olha..... o teu blog (que fique claro não to puxando saco ein?) o teu blog na minha opinião é sim o melhor no quesito informativo capilar pra quem REALMENTE quer ter cabelos saudáveis!
    não é querendo ofender outras pessoas, mas sendo REALISTA sabe? já vi meninas em vídeo, com o cabelo mega detonado, aconselhando sobre cronograma capilar feito com máscaras (sejam caras ou mais acessíveis) e que sugerem comprar 10 potes pro cronograma, afffff dá vontade de falar: "ooooooo fia!!! vai procurar tratamento no divã!", PRONTO FALEI! me perdoe Erikinha, mas me tira do sério, por isso já nem leio mais nada sobre certos blogs............... é complicado e triste ao mesmo tempo sabia? :/
    GRAÇAS A DEUS! temos vc (e outras pessoas acho..... rsrs) mais naturebas e que fazem postagens sérias e mto nhóin's! kkkkk né sua NHÓINJINHA! *---*
    bjjjjjjjsssssss <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nhóiiinnn!!!
      Siiimmm tem essência oleosa... mas é sintética viu!! Então use, mas não abuse! ;) Pq química é química... e o excesso nunca é bom!

      É verdd amore...infelizmente a maioria ainda não se deu conta da seriedade da coisa... não é querer ser xiita, mas eu defendo mesmo os naturais, pq prezo a beleza com saúde!!

      Fico muito feliz e lisonjeada com a seu comentário, viu nhóin!! <3
      Aliás, nhóin, vc é do RJ? Estou pensando em fazer um encontro do Clube agora fim de ano ;)
      bjãoooo

      Excluir
    2. Então Nhóin....
      sabe o que acontece? pessoas chics como vc que fazem ioga, e como eu que come alface com hortelã em baldes feito uma vaca ruminante, nós kkkkkkkkk então nós nos preocupamos com detalhes que para alguns é "palhaçada" ¬¬
      comentei com meu marido "virei 'riponga' de vez já era! vou pegar todos aqueles potes encostados e jogar no lixo! to com raiva! tudo tem caca de galinha! tudo! ou então vc vende ou doa pra alguém....", ele ficou p#%&*! fez uma cara feia..... dai eu "então usa vc e fique careca viu?" rsrsrs
      não se preocupe, eu usei mto pouquinho de essencia só o suficiente pra dar cheirin nas manteigas, mas realmente no quesito cheirinho os óleos essenciais são muuuuuuuuuuito melhores!
      aaaahhhh eu sou meio xiiita sim! depois de saber que essa caca do sulfato atrofia o folículo, diminui o crescimento em até 8x, pode causar calvície, corroe a estrutura do cabelo, enfim TUDO DE RUIM DO CAPETA! chutei essa macumba da minha vida! SE eu comprar xampu só se for pra experimentar daqueles organicos, e olhe lá! pq é caro e o BS com vinagre de maçã tá fazendo um ótimo efeito pra mim! queda, coceira, caspa, acabou tudo!!! e realmente o que mais me impressionou foi notar que 1 cm cresceu em 2 semanas, sendo que isso crescia pra mim em 2 meses! o.O realmente acho que o sulfato atrofia tudo, chutei essa macumba! hahaha!
      poxa....... fiquei tão feliz com o seu convite, ainnnn como vc é nhóin viu? pena :( eu moro num purgatório chamado Sampa City, meio parecido com China Town............ oooooo vontade de fugir daqui :/ só continuo por causa do trampo do meu marido, e apesar o pegapácapá no Rio, afffff eu amo o Rio! já viajei mto pra ai quando eu tinha melhore$ condiçõe$, ia mto pra Niterói tbm e pra Ilha Grande, aliás a melhor viagem que fiz na vida! caaaaaaaaaaaaaaaara pra caramba mas vale a pena!
      aliás falando em óleos essenciais.... percebi que alguns, dependendo do princípio ativo, são mais caros né? o de capim-limão (amei o cheiro!) foi bem em conta, mas queria q vc me passasse os nomes de alguns que sejam mais em conta e cheirosinhus *-*, tipo pq eu sou nova no pedaço e vc mais experiente né? rsrs
      bbbbbbbbbjjjjjjjjjjooooooo! <3

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkk nhóin, eu me desmancho de rir contigo!!
      Olha, os OEs mais em conta são os cítricos. O de tangerina é delícia, limão tahiti, tem o patchouli nacional que é muito bom e barato! Dá uma olhada no site "destilariabauru.com.br eu compro muito lá tbm!
      bjksssss nhoín nhóin!

      Excluir
    4. ain que bom que vc ri! me sinto útil! *---------* hehehe
      Nhóinzinha.... fiquei em dúvida com o site que vc me passou: lá tem uma aba com 'óleos essenciais', dai mostra o de patchouli nacional light ou old (?) boiei feito..... enfim! qual o melhor? rsrs, e minha outra dúvida..... vc mencionou o óleo de tangerina e limão tahiti, mas eles constam na aba de óleos vegetais e em embalagem de 100 ml no mínimo, dai fiquei em dúvida se esses 2 últimos são óleos essenciais, e se são realmente os que vc mencionou? nossa como eu te pentelho né? hahahaha :P

      deixa eu aproveitar o gancho do outro comentário aqui mesmo: ain menina eu num conheço Morungaba city nhão! kkkkkk sério mesmo que vc quer fazer encontro aqui em sampa city? vc é doida! kkkkkkkkkkkkkkk quer me conhecer? depois eu que sou maluca! kkkkkkkkkkkk brincadeirinha...... eu fiquei emocionada quando vc falou que quer me conhecer! sério! sério mesmo! sério mesmo que vou te conhecer?! eu vou amaaaaaaaaaaaaaaaaaaar! \o/³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
      bjo estralado barulhento e abç esmagatório estralador de ossos! hehehe
      SUA NHÓIN! <3

      Excluir
    5. Oiii Nhóoooiiinnn!!
      O patchouli nacional é o OLD. O tangerina e o limão estão na aba dos "cítricos" e são essenciais. As embalagens deles são de 100ml mesmo.

      E eu quero te conhecer siiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmm!!! Marcado pra 2014!!! \0/ heheh

      bjksssss

      Excluir
  16. oi Erika como muitas mulheres estou apaixonada pelo seu blog... ja estava namorando a possibilidade de começar o no poo no meu cabelo que é bem crespo mas bastante cacheado e assim eleiminar as quimicas da minha vida FOREVER !!! em novembro cortei tudo o que me sobrava de pontas relaxadas e fiquei com dois dedos de cabelo e feliz da vida... cortei os petolatos e cia e já estou colecionando meus óleos e manteigas vegetais e yamasterois da vida ( sou dessas compulsivas) .
    Resultado : meus cacahinhos estão muito mais saudáveis e hidratados, e o melhor de tudo é que ganhei a liberdade de não precisar passar por todo aquele processo de fazer relaxamento e ver o cabelo com uma textura na raiz e outra nas pontas. Além do que o cabelo está crescendo como nunca !!!!
    Acabei de receber o meu óleo de pracaxi lá do site engenharia das essencias , e confesso que o cheiro não me agradou muito. Posso adicionar umas gotas de OE pra dar uma melhoradinha ? quais vc me indicaria ?

    Beijinhos !!!

    ahhhhhh sou carioca e to super dentro do encontro !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Esther!
      Puxa, que bom! A liberdade das químicas é a melhor coisa né?
      Confesso tbm que não curto muito o cheiro do pracaxi...rs... mas vc pode colocar umas gotinhas de OE sim. Pode ser lavanda, ylang ylang, alecrim... o que vc gostar.
      Qto ao encontro, foi ontem, lá no Via Parque... mas se rolar outro antes de voltar pra SP te aviso, ok? Vc acompanha o blog no facebook? Me add lá!
      bjkssss

      Excluir
    2. Pois é... logo depois de escrever o comentário eu vi o post falando do encontro, mas não tem problema... fica pra próxima !!!!

      já estou acompanhando pelo facebook !!!

      beijos

      Excluir
    3. Esther amoreee!!
      Tvz role outro encontro nesse sábado agora no Via Parque à tarde, pra galera que não pode ir no primeiro. É ruim pra vc? SE tiver eu te confirmo...
      bjãooo

      Excluir
    4. Oi Erika... eu sou tao desligada q não vi a msg.... mas adorei vc ter lembrado com tanto carinho !!!!! ♥♥♥♥♥♥

      Excluir
    5. heheheh fica pro próximo! bjksss

      Excluir
  17. Essa dica valeu MUUUITO a pena!! Oleo de pracaxi agora é must pra mim!
    Uso de finalizador e o cabelo fica tão bom que nem parece que é meu. fica uma perucona magica de pura maciez que eu consigo até pentear (coisa que no meu cabelo seco e ondulado/cacheado era sinonimo de morte e destruição)

    ResponderExcluir
  18. Erika, esse óleo de pracaxi que tem lá na Engenharia não tem dizendo se a prensagem é à frio ou quente sem refino, o que eu quero saber é se tem algum problema se não for à frio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Lá na engenharia das essencias, o óleo de pracaxi é virgem, e prensado a frio... tá escrito lá. .. bjksss

      Excluir
  19. Boa tarde Erika, quero dizer que vc está de parabéns encontrei sua página hoje e já li tantas coisas interessantes, obrigada por dividir com nós suas pesquisas e conhecimentos grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eliane!
      Seja muito bem vinda! \0/
      E qq dúvida, é só me gritar aqui! ;)
      bjkssss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top