PARÁBOLA ZEN - CARREGANDO O PROBLEMA | Clube do cabelo e cia

Oi galera!
Aqui vai a nossa reflexão da semana:

Um velho monge e um jovem monge estavam andando por uma estrada quando chegaram às margens do rio. Lá havia uma moça muito bem vestida, que também queria chegar ao outro lado do rio, mas com um detalhe: sem se molhar!
– Oh – disse ela –, a correnteza é tão forte, a água é tão fria, e a seda do meu quimono vai se estragar se eu o molhar. Será que vocês poderiam me carregar até o outro lado do rio?
O jovem monge não gostou do comportamento daquela moça mimada e despudorada. Achou que ela merecia uma lição.
Além do mais, monges não devem ter contato com mulheres. Então ele a ignorou e atravessou o rio.
Mas o monge mais velho deu de ombros, ergueu a moça e a carregou nas costas até o outro lado do rio.
Depois os dois monges continuaram pela estrada. Embora andassem em silêncio, o monge mais novo estava furioso com a atitude do companheiro.
Achava que ele tinha cometido um erro ao ceder aos caprichos daquela moça mimada. E, pior ainda, ao tocá-la tinha desobedecido às regras dos monges.
O monge jovem irritado, reclamava mentalmente, enquanto eles caminhavam. Quando chegaram ao pé da montanha, o jovem não agüentou mais e expressou seus pensamentos em voz alta:
- Você sabe muito bem que os monges não devem tocar as mulheres! Por que carregou aquela moça pelo rio?
- Ora, ora –, disse o velho monge. - Você ainda está carregando aquela mulher? Eu já a pus no chão há mais de uma hora.

(livro de coletânea Contos Budistas - Editora Martins Fontes, São Paulo, 2003)

E você, costuma carregar um problema que já passou, por muito tempo?

1. Adorei, já conhecia! Sou muito adepta do budismo Zen! bjo

1. Oi Ci!
      Adoro parábolas Zen!!
      De vez em qdo postarei uma aqui...
      bjs

2. Olá Erika. Estou lendo um livro "Linguagem do Corpo" de Cristina Cairo que fala exatamente isso. Em seu livro a autora descreve as muitas doenças que nós adquirimos por conta de carregar angústias, depressão, mágoas, preocupações e muitos, muitos outros problemas. Ela aborda com riqueza de detalhes todas as doenças e seus sintomas e como descartá-los, colocando-os "no chão", livrando-se deles. Para quem já "atravessou o seu rio" e agora está em uma fase "zen da vida" ou para quem ainda está "atravessando o rio", vale muito à pena ler esse livro que é simplesmente ÓTIMO.
    Bjs e que Mestre Morya ilumine vc e sua família.

1. Oi Marcinha!
      Sim, esse livro é ótimo! Está tudo relacionado (corpo-mente-espírito)... sempre!!
      Valeu pela dica!
      Bjão e uma semana iluminada pra vc e sua família tbm!