Oi pessoal!
Minha amiga Mônica que é enfermeira e antenadíssima na área da saúde, me passou o link dessa notícia, e compartilho agora com vocês, essa triste realidade, que comprova mais uma vez o descaso das indústrias cosméticas com relação à saúde da população...
(o link original encontra-se no final do post)
Nova epidemia de dermatite causada por um componente químico, presente na maioria dos cosméticos:
O methylisothiazolinone, que sempre foi usado como conservante em produtos cosméticos, aumentou seu foco desde 2005, provocando uma forte onda de dermatite e eczema.
Presume-se que a segurança humana é a prioridade número um da indústria de cosméticos, e que todos os produtos devem ser submetidos a rigorosos testes de segurança antes de entrar no mercado, No entanto, isso nem sempre acontece. (ps: eu acho que nunca vai acontecer!)
Esse conservante chamado "metilisotiazolinona" é encontrado em composições da maioria dos shampoos,máscaras, hidratantes, gel de banho, produtos para bebés, etc.como sendo um ingrediente que inibe o crescimento de bactérias e fungos.
Basta analisar a composição de alguns de seus cosméticos, e você encontrará esse nome. O problema é que ele não é considerado tóxico, mas a quantidade utilizada hoje em dia , é muito maior do que aquelas que foram permitidas antes. E dermatologistas notaram que essa é uma causa grave de dermatite.
BB CREAM PANTENE |
Alguns dos produtos que contenham esta substância em grandes quantidades incluem o creme Nivea, entre outros.
Valeria a pena descobrir a concentração de methylisothiazolinone que estão nos produtos que usamos todos os dias, para evitar sermos parte dessa "epidemia" de irritações cutâneas graves.
Meu pitaco:
Descobrir essa concentração é praticamente impossível... então a meu ver, a melhor coisa que temos a fazer é simplesmente procurar usar a menor quantidade possível de produtos que o contenham, e se possível, não usar nenhum... eu sei que isso é complicado, porque a maioria dos cosméticos tem... mas se a gente for somar a quantidade de química nociva que nosso corpo consome... aiai..#ferrou#
Por isso cada vez mais quero usar produtos orgânicos, livres dessas porcariadas...afff
Fontes:
http://www.ecoosfera.com
http://www.kosmetikindhold.dk/methylchloroisothiazolionemethylisothiazolinone
Flor, li no seu blog que o Yamasterol é ótimo para os cabelos. E possui essa substancia. Então você não irá mais utilizá-lo?
ResponderExcluirOi Aninha!
ExcluirSinceramente? Não sei se vou usar... no momento eu só estou usando produtos naturais e orgânicos.
Eu adoro o yamasterol, mas se ele for prejudicial eu paro sim, não tenho apego nenhum à produtos...
bjks
Eu comprei no Sal da Terra essa semana. Mas o melhor sem enxague para os meus cachinhos é o yamasterol.. Conhece algum outro sem esse tipo de substância?
Excluirvc já tentou finalizar com óleos vegetais? Óleo de coco, óleo de germe de trigo, etc? E tbm tem o gel de linhaça que é ótimo pra cachos!
Excluirsabia que não era bom...mas nossa, é MUITo complicado mesmo...toh fora completamente! rs
ResponderExcluirÉ flórida, né nilha?
ExcluirOlá Erika. Sempre elas... as famigeradas indústrias cosméticas. O melhor que faço é continuar com os meus cosméticos naturais e o pior de tudo é que a ANVISA não parece tomar providências, não é mesmo?? Minha mãe costumar dizer que estamos sendo envenenados aos poucos. Por falar em mãe, envie a sua "mamis" um beijo.
ResponderExcluirBjão prá vc tbém!
Oi amore,
Excluirse dependermos da Anvisa, estamos ferradas! E sua mãe tem toda a razão, pq é isso mesmo que acontece! Mande um bjo pra ela tbm!
enviarei seu bjo pra minha mamis! ;)
Bjks!!
Nossa não sabia.. mas a maioria dos produtos tem essa coisinha ai hein
ResponderExcluirwww.portaldebelea.com
pois é xará...por isso muita gente fica com dermatite e nem sabe de onde vem...
Excluirbjsss
Olá gostaria de um post sobre substâncias cancerígenas, não sei se já tem hehe.
ResponderExcluirSeu blog é ótimo, gosto muito de usar produtos naturais e não testados em animais e aki o foco não é só blz com respondabilidade nos produtos k usa mas tbm saúde, isso muiti importnte. Hoje a indústria só pens em lucro e não em qualidade de vida isso vejo muito nos alimentos principalmente os trangênicos cheios de agrotóxicos hehe se o k comemos é assim, imagina a indústria de comésticos!!!!
oi amore!
ExcluirFalou tudo! Se na alimentação eles já colocam um monte de porcaria, que dirá nos cosméticos né?
Tem um post sim... vai lá em cima no menu do blog em ARTIGOS, e tem um post do mês de abril, chamado COSMÉTICOS: O VENENO NOSSO DE CADA DIA lá eu falei sobre algumas substâncias venenosas...
bjssss
Eu uso o Gel de linhaça tbm. =)
ResponderExcluirObrigada pelas dicas.
Experimente os óleos vegetais tbm..são ótimos finalizadores!
Excluirbjks
Oi Érika, estava esses dias mesmo pesquisando sobre isso no pubmed, ainda não encontrei os estudos completos para ler, apenas os resumos mas de acordo com o que li o risco maior é para produtos sem enxague (como lenços umedecidos). Quando o produto é enxaguado o risco é quase nulo. Outra coisa, se você for prestar atenção lá no pubmed todas as publicações ressaltam que ele já vinha sendo usado há algum tempo sem esses problemas mas de 2000 em diante (se me lembro bem) ele vem sendo usado como unico conservante no produto então a quantidade necessária é maior. Sabe o que vem aumentando também desde 2000? A parabeno-fobia! Bizarro né?
ResponderExcluirSegue um resuminho:Methylchloroisothiazolinone/methylisothiazolinone (MCI/MI) has been widely used during the last 20 years for the preservation of aqueous systems in cosmetics, toiletries and in various industrial applications. MCI/MI has a broad spectrum of activity against fungi and bacteria at very low concentrations. The allergic contact potential of MCI/MI has been known for many years. This paper provides a review of pre-clinical and clinical experimental studies as well as experience from dermatology clinics worldwide. This forms the basis for an update of the risk assessment for the use of MCI/MI in rinse-off products. The scientific data indicate that the actual sensitization rate observed with a contact allergen is extremely dependent on dose and type of exposure. This review of the data leads to the conclusion that, under normal use conditions, within the current permitted/ recommended use concentrations for MCI/MI of up to 15ppm, the risk of primary sensitization from the use of rinse-off products is negligible, and elicitation of allergic contact dermatitis in MCI/MI-sensitized individuals rare, after exposure to MCI/MI-preserved rinse-off products.
Ou seja, se a pessoa já estiver com dermatite não deve usar de forma alguma mas acredito que pra quem está com a saúde ok pode manter o condicionador ou a máscara, principalmente o yamasterol pois o methil não é usado como único conservante do sistema.
Beijo
Desculpe o comentário gigante!
Oi Line!!
ExcluirValeeeuuuu amoreee!!!!
Muito grata pela informação!! Amei!
bjsssss
De nada, é fogo né? Com essas questões de conservantes parece que a gente está sempre pulando da frigideira para o fogo. As pessoas ficam com medo dos parabenos (a meu ver infundados, pois no nosso dia a dia infelizmente temos contato com tantas coisas potencialmente carcinogênicas, fumaça do cigarro alheio, os agrotóxicos, poluição sem falar do stress) as empresas pressionadas tiram os parabenos mas o fato é que ainda não temos opções muito melhores aí dá nisso né?
ResponderExcluirBeijos
Ai Line, sei lá.... eu sou da opinião que quanto menos usarmos parabenos, melhor! Justamente por já sermos cercadas de tantas coisas ruins, penso que o que pudermos evitar é lucro! Mas se as empresas de cosméticos orgânicos conseguem, pq as outras não? Que dure 1 a 2 anos em vez de 5... tá muito bom!!!
Excluirbjksss
Olá Érica!
ResponderExcluirGostamos muito da sua dica. Vamos tentar fazer essa receita.
Meu marido fez um tratamento convencional durante quase dois anos, e até hoje, luta para exterminar micoses das unhas dos pés. Acreditamos, que por conta dos medicamentos que ingeriu, houve uma queda de cabelos acentuada. Gostaríamos de uma receita para evitar a queda.
Obrigada,
E até breve!!!
beijos,
Ivana Maria Coêlho
Oi amore! Já te respondi no outro post! Bjksss
ExcluirOi, Érika.
ResponderExcluirInfelizmente eu sou uma das pessoas que sofre com a alergia ao methylchloroisothiazolinone. Para mim é insuportavelmente complicado ter que ler os rótulos de todos os cosméticos que compro para ver se tem o tal do "maldito". Dificilmente se encontra produtos sem esse conservante, quando encontro tenho que me agarrar neles!!! Mas ele tbm é encontrado nos produtos de limpeza como sabão em pó, detergentes e outros... Por isso tenho que tomar todo o cuidado do mundo...
Bjo
Joyce
Nossa Joyce, que dureza, hein!!
ExcluirRealmente ele está em quase tudo!
Mas pq vc não tenta os produtos orgânicos e naturais?
bjsss