COLÁGENO: RECONSTRUÇÃO OU HIDRATAÇÃO CAPILAR? | Clube do cabelo e cia


Oi galera!!

Resolvi fazer esse post, devido a algumas dúvidas que tenho visto nas comunidades do facebook, sobre o efeito do colágeno na reconstrução dos cabelos.
Para começar, vamos ver algumas definições sobre colágeno hidrolisado...

"O colágeno hidrolisado é o colágeno que passou por processo de hidrólise (hidros=água + lise=quebra) ou seja, a grande cadeia proteica se quebra em um ponto, agregando uma molécula de água em sua estrutura. É justamente o tamanho do fragmento proteico que garante a absorção pelo organismo (cerca de 90%) através do trato intestinal, chegando facilmente à corrente sanguínea. Já a síntese de colágeno pelo corpo depende de fatores como a disponibilidade de vitaminas e minerais específicos de cada colágeno, além da necessidade do organismo em sintetizar aquele tipo de colágeno.
(Wikipédia)


" É uma molécula flexível, sintetizada naturalmente pelos fibroblastos, secretada no espaço intercelular em forma solúvel. Na derme, confere força e resistência à pele. É formada por vários aminoácidos, entre eles a glicina, a prolina e a hidroxiprolina, que mantém a estrutura e possuem propriedades higroscópicas, conferindo ação hidratante. O colágeno hidrolisado é solúvel em água, possui grande capacidade de penetração cutânea mantendo a capacidade de umectação e nutrição da pele , pois forma um filme não oclusivo." (Engetec)


"Colágeno: Hidratante e Nutriente da Pele.
O colágeno juntamente com a elastina são os principais constituintes das fibras do tecido conjuntivo e os responsáveis pela sua elasticidade, propriedade que confere sustentação e firmeza à pele. São sintetizados pelos fibroblastos e secretados no espaço intercelular, na forma de colágeno e elastina solúveis.
Benefícios:
- Hidratante natural / Amaciante para pele; 
- Condicionador
- Melhora a maciez, textura e maleabilidade dos cabelos
- Substantivo a pele e cabelos; 
- Compatível com aniônicos, catiônicos, não-iônicos e anfótero."
(Sabão e Glicerina)

Como vocês puderam perceber, a principal função do colágeno é promover elasticidade e hidratação da pele, e em nenhum momento ele foi classificado como "repositor ou reconstrutor de massa capilar".

Aí, vai ter gente falando: "Ah, mas as máscaras de reconstrução contém colágeno!"
E eu respondo, que as máscaras de hidratação profunda e nutrição, também contém.
Como por exemplo, as máscaras RIGEN (antiga/branca), que contém colágeno, e é especificada pelo fabricante como sendo uma máscara nutritiva; e a máscara da ALTA MODA - Colágeno e jojoba, que é dita pelo fabricante como sendo uma máscara de hidratação profunda. (fiz resenhas dessas duas máscaras aqui e aqui.), e também a ELSEVE HIDRAMAX COLÁGENO, que traz no seu rótulo a função "ultra-hidratante"

O colágeno hidrolisado  é composto de glicina, prolina e hidroxiprolina, que são aminoácidos não-essenciais, sintetizados (produzidos) pelo fígado. Ele tem sido utilizado como um suplemento alimentar, e também muito utilizado na cosmiatria.

Como suplemento alimentar (uso interno), ele ajuda na formação do tecido conjuntivo, sendo sua principal função, dar sustentação e elasticidade à pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos;  melhorando assim o tônus muscular, e fortalecendo unhas e cabelos.
A deficiência de colágeno no organismo, pode estar relacionada à diminuição da espessura do fio capilar, à perda de elasticidade da pele, e ao enfraquecimento dos ossos e articulações.

A cosmiatria  baseia-se no fato de que o envelhecimento da pele é acompanhado da diminuição das concentrações de colágeno e elastina no organismo, supondo assim, que uma aplicação tópica (uso externo) destes, seria capaz de estimular a biossíntese de novas fibras, proporcionando o retorno da elasticidade da pele.

Portanto, na minha opinião, o colágeno só teria alguma função "reconstrutora" para pele e cabelos, se fosse utilizado internamente, como um suplemento alimentar. Porque neste caso, ele age auxiliando na "construção" dos tecidos.

Já nos tratamentos capilares externos, ele até pode ajudar a complementar uma reconstrução, caso hajam outras proteínas ou aminoácidos trabalhando em conjunto com ele, como por exemplo, a queratina.
E neste caso, a função dele seria equilibrar o tratamento; já que a queratina tende a deixar os fios endurecidos, o colágeno ajudaria a proporcionar elasticidade e maciez. Mas no caso de ser utilizado sozinho, seu efeito maior seria mesmo, uma hidratação profunda.

Tanto, que você pode usar uma máscara que contenha apenas colágeno (sem queratina), mais de uma vez na semana, e não vai causar mal nenhum ao cabelo, diferente das máscaras que contém queratina, que se forem usadas em excesso, acabam proporcionando a quebra dos fios.

Minha experiência com colágeno nos cabelos:
Quando eu usava produtos capilares com colágeno, o resultado sempre foi de cabelo macio, sedoso e brilhoso. Já usei máscaras com colágeno 2 vezes na semana, junto com shampoo e condicionador que também continham colágeno. E quando meu cabelo era comprido e cacheado, o colágeno ajudava muito a deixar meus cachos bem hidratados! Logo, pra mim, ele sempre teve efeito hidratante, e nunca de reconstrução.

Não confundir alho com bugalho...

Eu penso que as pessoas costumam confundir sobre efeitos internos e externos, quando se trata de cabelos. Não é porque um componente faz determinado efeito se ingerido, que ele fará o mesmo efeito se utilizado externamente. O melhor efeito, vem de dentro do organismo.
Então, não adianta  entupir o cabelo de hidratações, se você não ingere líquido suficiente. Não adianta mil nutrições, se você não consome gorduras saudáveis; e nem adianta encher os cabelos de queratina, se seu organismo estiver deficiente de proteínas; e muito menos querer que o cabelo cresça, sem ter uma alimentação rica em nutrientes que favoreçam o crescimento capilar.
Afinal, nós somos o que comemos!

Fica a dica!!
Bjsssss


Postar um comentário

  1. bem, eu tinha que aparecer nesse post pra comentar porque eu adorava colágeno quando usava máscaras convencionais e embora não sinta falta nenhuma e não use mais, lembro que como vc, tb sentia um resultado de hidratação e não de reconstrução...por isso eu sempre questiono a efetividade prática dessa história de H, N e R, até que ponto isso realmente acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é nilha... aos poucos a nossa ficha vai caindo, e a gente começa a questionar mais...
      bjksss

      Excluir
  2. Excelente post, Erika! Acho que vou começar a colocar um pouquinho de gelatina em pó no meu diário suco de cenoura, laranja e gel de linhaça :o).

    Sobre o cronograma, foi o que eu utilizei por 4 semanas e de fato recuperou o meu cabelo, que estava em nível S.O.S. Mas tenho pensado mesmo que funcionou mais por eu ter dado substâncias diferentes com uma grande frequência semanal a um cabelo que precisava praticamente de tudo. Não tenho mais certeza se faz tanta diferença na eficácia fazer tudo assim separadinho, até porque na prática as próprias substâncias não têm apenas uma propriedade. Sou grata por ter aprendido a identificar as necessidades do meu cabelo e como supri-las, e principalmente por estar aprendendo também a supri-las de dentro pra fora. Mas acho que deu. Vou espaçar a frequência de aplicação pra 1x na semana em vez de 3, e começar a investir em tratamentos mais multifuncionais. Beijão pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi,
      Vc disse tudo... na verdd não tem como usar tudo separado... os próprios óleo nutrem, mas tbm hidratam, e uns até reparam... então.... o negócio é conhecer o nosso cabelo mesmo, e não colocar regras. E claro, levando o fator alimentação sempre em conta.
      bjsss

      Excluir
  3. Bem, eu estava louca, revirando tudo para conseguir encontrar colageno para comprar só porque li no grupo uma menina comentando que consegui tratar uma parte ressecada do cabelo dela com o dito cujo.
    Eu tenho raiz extremamente oleosa, as pontas são óptimas e a melhor parte do meu cabelo é a de baixo. Chega até a ser lisa. Os fios são finos.
    Mas no topo de trás da cabeça, tem uma porção pequena felizmente de cabelo mais ressecada e diferente do resto, até é mais grosso e tudo. Não consigo fazer nada dessa parte, qualquer dia tiro uma foto e te mando.
    Por isso queria comprar Colageno hidrolisado para ver se resolvia esse problema.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris, se for ressecamento acho que o colágeno pode ajudar sim.
      bjkss

      Excluir
  4. entendi o recado. na verdade o colágeno é bom mas não é reconstrução. certo.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Érika!
    Aprendi a cuidar mais do meu cabelitcho lendo sobre o Cronograma Capilar. Mas nunca fiz um a risca. Tenho o cuidado de procurar máscaras de tratamento que atendam a necessidade do meu cabelo, nutrição (demais da conta), reconstrução e hidratação (essa é a que meu cabelo menos dá resultado) e as intercalo conforme a necessidade do meu cabelo.
    Sempre achei que essa coisa "quadradinha" de seguir um cronograma meio estranha. Nosso cabelo é como nosso humor, muda conforme alimentação, clima, nosso psicológico. Então, vejo que não podemos tratá-lo de uma forma sistemática, sem avaliar o que ele está pedindo no dia.
    Mas, na verdade, vim aqui falar de uma máscara que comprei na Liberdade e estou in love!!!
    Fui comprar shampoo e máscara para deixar na casa do namorado. Então, entrei numa daquelas galerias e entrei numa lojinha. Acabei comprando o shampoo da Redken para cabelos loiros e fiquei na dúvida em que máscara levar. Olhei a Silicon Mix, mas lendo a fórmula, não via vantagem nela (apesar das resenhas por aí). Então, o vendedor me mostrou uma máscara e disse que era mto boa, né! (sotaque oriental rsrs) Eu olhei pro pote desconfiada, daí ele abriu e virou o pote de ponta cabeça. Mto boa, né. Profissional. Usada em salão, né. (hahaha) O cheiro dela é muito bom (me lembrou Kerástase). Fim das contas, acreditei nele e trouxe pra casa. E fiz como sempre faço, umectação com óleo (umas 5 horas com o bichinho nos cabelos), lavei com shampoo e, por fim, a bendita máscara. Primeira surpresa, a textura dela. Apesar de ser super consistente, quando você coloca na mão, ela derrete! E você vai passando no cabelo e parece que ele vai sugando tudo. Daí eu pensei, ixi, essa máscara não vai dar conta desse cabelo com descolorido, com progressiva, com pontas totalmente porosas. Bem, fui assistir um filminho, acho que fiquei uns 40 minutos com ela na cabeça. Quando fui enxaguar, outra coisa estranha. Ao emulsionar com água, voltei a sentir a máscara no cabelo. E a maciez? Meu Deus! Cutículas totalmente alinhadas! Voltei e fui assistir o resto do filme. Outra surpresa, o cabelo secando ultra rápido e as pontas lindaassss!!!! As pontas dos meus cabelos são judias por conta da época da progressiva sem cuidados e ficam bonitas quando escovo o cabelo. Mas dessa vez, elas estavam bonitas e brilhantes secando ao natural! Bem que o vendedor falou que voltaria pra comprar o shampoo! hahaha
    O nome dessa maravilha é Nutri Shine - Ocean Collage Tratament da Q8, uma marca japonesa (não consegui saber os componentes da danada porque está tudo em japonês). Ela é de uma linha de manutenção de alisamento japonês. Paguei R$ 80,00 num pote de 500gr. Da próxima vez, será a embalagem de 1kg!
    Só achei dois post de pessoas que usaram essa máscara e ambos falavam maravilhas dela.
    Ah, outra coisa! Meu cabelo fica lindo no dia que lavo e no dia seguinte. O segundo dia, pós lavagem, as pontas ficam espigadas. Com essa máscara, estou com meu cabelo ainda soltinho, macio e as pontas alinhadas.
    Sei que cada cabelo é um cabelo, o que pode ser bom pro meu, não será bom para minha vizinha. Mas achei importante falar dessa belezura que descobri!
    Bjo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kikinha, obrigada por compartilhar!
      Pena que está escrito em japones, pois gostaria de saber a composição dessa máscara!
      E concordo com vc... pra cabelos não existem regras rígidas.
      bjksss

      Excluir
  6. Olá Erika ,tudo bem? No meu cabelo o colágeno dá uma aspereza nos fios ,mesmo a máscara que contenha o mínimo de colágeno surte este efeito ,gostaria até de usar muito mais vezes minha Rigen por ser de ph baixo ,mas toda vez que uso acontece isso ,esse é um efeito reconstrutor será ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clelia, sim, cada cabelo reage diferente... o seu pelo visto não se dá bem com colágeno... mas recosntrução ele não faz não...
      bjsss

      Excluir
  7. Quer dizer então que a tal da gelatina só hidrata?
    O meu cabelo não gosta muito de queratina, que outra coisa eu posso usar para fazer reconstrução? (Eu uso óleo de tutano e rosa mosqueta, eles são reconstrutores, né?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lizianne, tenho dúvidas dos efeitos da gelatina nos cabelos... não sei se chega a ajudar não... a clara de ovo pode ser usada pra reconstrução. Dei uma receita de máscara de suspiro pra cabelos!
      Tutano eu passo longe... o rosamosqueta serve para cabelos danificados, mas não sei se chegaria a ser uma reconstrução.
      bjssss

      Excluir
  8. Olha, eu não sigo um cronograma, vou usando o que sinto que meu cabelo precisa. Acho o cronograma uma chatice que causa neura em muita gente, mas tb acho que é indispensável, pois assim a pessoa consegue observar e entender melhor o próprio cabelo.

    Tô com um problema de saúde e tenho que tomar um colágeno supertecnológico, quando vi este post fiquei curiosa e usei um pouquinho misturado com yamasterol amarelo e bepantol.

    DIO SANTO! foi incrível no meu cabelo, a melhor hidratação que já fiz, kerastase xhora!

    No meu cabelo não teve nada de reconstrução. Devolveu a maleabilidade do cabelo e o efeito nas pontas duplas foi incrivel: ficaram quase tao macias quanto o comprimento do cabelo.

    Cada cabelo reage de um jeito, por isso tenho uma dica: faça um teste de qq coisa q vc vá usar pela primeira vez numa mecha, nunca no cabelo todo!

    ResponderExcluir
  9. Erika, boa noite!!

    Eu comprei o colágeno e a queratina, mas eu estou em duvida da quantidade que posso colocar no creme para passar no cabelo.

    Obg bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, veja se nas embalagens não tem a instrução de uso do fabricante. Pq isso pode variar de marca pra marca...

      Excluir
  10. Oi Erika! Eu era fã do umidifcador hydra-max colágeno da elséve, mas como estou querendo ir pro no poo, não vou poder usar ele. Você acha que colocar colágeno hidrolisado no borrifador seria uma boa ideia? Obrigada, sou fã do blog :-)
    Beijos,
    Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine!
      Não sei te dizer o resultado... mas de qq forma, não use todos os dias... de repente 1 vez na semana.... faça o teste! bjksss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top