SHAMPOO ANTI-RESÍDUOS, É NECESSÁRIO? | Clube do cabelo e cia


Oi galera!

A ideia de fazer esse post surgiu de uma pergunta, da querida leitora Graziele.

Ela perguntou, se o shampoo anti-resíduos é realmente necessário, porque ela tinha lido em algum lugar, que isso seria uma estratégia  para as empresas lucrarem, já que as mesmas nos induzem a usar "centos mil" produtos, e depois indicam o shampoo anti-resíduos para tirar os resíduos acumulados pelos mesmos... e a dúvida dela era:
Se usarmos produtos orgânicos, o uso do shampoo anti-resíduos  se faz necessário também?

Achei essa pergunta muito interessante, e resolvi trazê-la para um post, pois essa pode ser a dúvida de muita gente.
Bom, então vamos lá... vamos "raciocinar" sobre isso, para chegarmos a uma conclusão? Venham comigo...

O que é um shampoo anti-resíduos?

É um shampoo repleto de detergentes agressivos, e por conseguinte, possui pH maior que 7 (alcalino).
Apesar do pH 7 ser considerado um pH neutro (expliquei sobre pH aqui), ao se tratar de cabelos, não podemos considerar o 7 como neutro, já que o pH natural dos cabelos fica em torno de  5 a 5.5.

Portanto, todo shampoo que tiver um pH maior que 5.5 já pode ser considerado alcalino em relação aos cabelos. 

Como o próprio nome já diz, o Shampoo AR (Anti-Resíduos) serve para retirar resíduos, ou seja, ele é um shampoo de limpeza profunda.   
E que tipo de resíduos ele retira? Ele retira todos os resíduos que ficam "acumulados" nos fios, e que os shampoos comuns não dão conta de tirar, por não possuírem um pH tão elevado.

Por exemplo, se você utilizar muitos produtos com petrolatos (óleo mineral/parafina líquida), ou silicones insolúveis, e usar um shampoo de pH igual ou menor que o do seu cabelo, essas substâncias não serão retiradas, e se acumularão em seus fios, podendo acarretar em cabelos pesados, e até mesmo dificultando os tratamentos capilares, uma vez que os fios ficam "encapados" e não deixam os ativos penetrarem... tendo como resultado cabelos desidratados, desnutridos e possivelmente ressecados.

Essa é aquela hora em que você pensa: "Poxa, eu uso produtos tão bons, mas meus cabelos não respondem aos tratamentos..."
Ou ainda: "Não sei porque, mas as colorações não pegam direito no meu cabelo..."

É claro que poderão haver outros motivos, mas às vezes esses problemas são resolvidos com uma simples lavagem com um shampoo AR.

Contudo, o shampoo anti-resíduos tem outras funções: 

> Auxiliar nos processos químicos, pois são eles que "abrem" as cutículas, para que os componentes químicos contidos nos alisantes, relaxantes, e progressivas possam penetrar nas fibras e agir, para transformar  a estrutura capilar. Já repararam que ele é sempre o primeiro passo do processo?

>  Intensificar os tratamentos: quando utilizados antes de reconstruções ou cauterizações, auxiliando na abertura das cutículas para maior penetração dos ativos nas fibras.

> Eles também podem ser muitos úteis para retirar  pigmentos, em caso de tons indesejáveis, provenientes de uma  coloração mal sucedida.

OBS: Por ter um pH alcalino, não é recomendado utilizar o shampoo AR com frequência, pois pode acabar ressecando demais os fios, sendo aconselhável  sempre fazer uma hidratação após a utilização dele.

Então...
Respondendo à pergunta da Graziele, na minha opinião, uma pessoa que só utiliza produtos orgânicos, livres de silicones, petrolatos e etc, não tem a necessidade de utilizar um shampoo anti-resíduos, pois a limpeza com o próprio shampoo orgânico já dá conta do recado, até mesmo porque shampoos orgânicos já possuem um pH maior.
E se vocês repararem, nenhuma empresa que fabrica shampoos orgânicos, produz shampoo anti-resíduos... fato!
Agora, quanto à estratégia de marketing, não posso afirmar... mas que faz sentido, isso faz!










Postar um comentário

  1. OI, Erika.

    Concordo com a sua opinião final, mas sabe que, mesmo não sendo uma pessoa totalmente orgânica e tal, eu não uso AR na minha rotina mais? Só o uso se ele for o passo de algum tratamento que vou aplicar, sabe. Como tem umas reconstruções que vem com o shampoo próprio e não é um AR eu uso eles mesmo e não vejo problema.
    Não acho que seja puro marketing, mas acho que é descartável, principalmente em cabelos quimicamente tratados que não precisam de muito esforço para dilatação da cutícula.

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Assino embaixo do que vc disse. Sabe que mesmo antes de começar a usar os orgânicos, eu já não usava há um bom tempo, e não senti a mínima falta dele. Vc falou tudo: "DESCARTÁVEL"

      Quanto ao marketing, ainda tenho minhas dúvidas, pq a grande indústria cosmética não dá ponto sem nó, e sempre estão querendo lucrar em cima... aí, já desconfio de tudo mesmo..rs

      Bjs!

      Excluir
  2. Muito legal esse post. Só lembrando que quem quiser uma alternativa mais natural pode usar a mistura de água com bicarbonato de sódio que dá quase na mesma. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! Isso mesmo!
      Em outro post darei algumas receitas de anti-resíduos tbm...
      bjão

      Excluir
  3. Olá!
    Muito pertinente esse assunto mesmo, pois sempre envolve muitas dúvidas, como por exemplo: um shampoo transparente já não é capaz de fazer uma verdadeira faxina nos fios?
    Talvez o AR seja mesmo necessário para procedimentos químicos, mas no caso da limpeza profunda... fico com o transparente. Aliás, até desse eu já tenho um pavorzinho, que dirá do AR. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duda!
      Com certeza, o transparente já faz a limpeza necessária pro dia-a-dia.
      Tirando os processos químicos, não precisa mais que isso.
      bjks

      Excluir
  4. Que pergunta boa, hein???

    Concordo com vc, não considero necessário, a menos que ele faça parte de alguma etapa de um procedimento químico ou como vc destacou, para retirar pigmentos dos fios. Do contrário, acho uma lavagem agressiva e desnecessária, existem shampoos ainda que convencionais, que suprem bem a limpeza dos fios sem ter um vendaval de surfactantes.

    No aspecto shampoos orgânicos ou naturais, aí realmente essa desnecessidade aumenta, já que os fios não carecem de limpeza profunda, não há acúmulos e eles limpam bem, geralmente o ph deles é neutro, logo, uma boa limpeza, mas que não resseca por causa da ação dos óleos vegetais, ricos em ácidos graxos, que promovem uma ação ótima nos fios.

    Quanto a estratégia de marketing, sinceridade? termino como vc: não podemos afirmar veementemente, maaaaas que não duvidamos de certas práticas para o lucro, isso não duvidamos mesmo. Logo, que fique a pergunta no ar e as pessoas entendam como quiser. =D

    beijooooooos

    ResponderExcluir
  5. Aaaah que linda, você postou mesmo!!! *-* Eu nunca usei shampu ar, já estive com ele em mãos trocentas vezes, mas na hora de levar desistia, e agora é que eu não levo mesmo! Vou investir nos mais naturais e orgânicos possíveis. Tentei usar o que eu ainda tinha da novex e da bioextratus, mas na hora que vejo paraffinum liquidum no rótulo não consigo. Antes qnd eu largava um produto pelo meio ainda dava pra alguma prima, amiga, mas agora nem isso heiahuheua. Como eu posso dar um cosmético pra alguém que eu não recomendo e por isso uso mais? Que bom que eu ajudei com a ideia do post! Ando meio ausente pqe a vida universitária não tem me permitido fazer outra coisa a não ser trabalhos, mas sempre que posso estou por aqui ;) Beijão Erika! Ah, e adorei a nova cara do blog, ficou super fofo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee Graziiiii!!
      Com certeza, um AR não fará falta pra vc!
      Isso, isso! Venha me ver de vez em quando ;) Sei bem como é essa época de facul...é o maior aperto, mas depois qdo a gente termina, dá a maior saudade tbm...rsrs
      Ficou fofis o blog né? heheh
      bjão amore, e obrigada pela ideia do post!

      Excluir
  6. Érika,

    Você acha que shampoo sem sulfato consegue limpar bem os silicones? Tenho essa dúvida ainda... Tô tentando usar só yamasterol com anfótero mas as vezes fico com o pé atrás... Protetor térmico e sealed ends sempre que lavo (3x por semana)...
    O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana!
      Olha, isso é uma polêmica. Uns dizem que sim, outros que não... afinal o "cocamidopropil" que é utilizado nos shampoos sem sulfatos, tbm é detergente, só que menos agressivo. Então não sei se ele consegue tirar tudo, como os sulfatos mais pesados. Tbm tenho essa mesma dúvida.
      Então, se usar só sem sulfatos, eu aconselharia a diminuir os silicones ;)
      bjks

      Excluir
  7. Olá!! amei o blog!! muito mesmo!!! só conheci agora e passo todos os dias para dar uma lida pois tem muitaaa coisa interessante! Gostaria de fazer uma pergunta que talvez seja meio "idiota" mas vamos lá! Eu uso produtos convencionais para os cabelos (cheio de parabenos e afins rs...) mas estou realmente querendo passar a usar os orgânicos... luto a vida toda com meu ondulado e volumoso cabelo e agora beirando aos 35 eles estão ficando "feiosinhos" rs... mas não quero alisar etc..etc... então minha duvida é: por eu usar a vida toda estes produtos (cremes, silicones etc...) devo usar um anti resíduos antes de usar os produtos orgânicos? desde já lhe agradeço ... Att, Marcely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcely, seja bem vinda!
      SE vc está acostumada a usar muitos produtos com parafinas e silicones, seria bom sim, fazer uma limpeza mais profunda ;)
      bjsss

      Excluir
  8. Olá Erika!
    Não sei se é pedir demais, mas, há algum meio de usarmos um anti resíduo natural, que abra as cutículas do cabelo, limpe-as bem e não seja tão agressivo quanto os AR disponíveis por aí?
    O que acha do uso do bicarbonato de sódio?
    Numa resposta acima você ficou de criar um post passando umas receitas de anti resíduos... Você criou? Procurei e não encontrei.
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Sim, o bicarbonato tbm serve como anti-resíduos. Não fiz ainda... afff esqueci!! Sorry...é tanta coisa que às vezes me perco nos assuntos..rsrsr vou providenciar esse post ;)
      bjkssss

      Excluir
    2. Grato, querida.
      Se puder falar sobre o uso do Sabão de Coco também, será excelente.
      Beijos.

      Excluir
  9. o shampoo anti resíduo caseiro: 01 copo de agua morna para 01 colher de sopa de bicarbonato de sódio, consegue tirar os pigmentos de um shampoo desamarelador.. eu utilizei o desamarelador e minhas mechas escureceram..o q posso fazer para voltar ao tom de antes? este anti resíduo caseiro sera q funciona? parece menos agressivo, q o anti residuo comprado nas lojas.. me da uma dica? obg.. bjss e aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!
      Não sei te dizer... só testando! Mas de qq forma, ele é menos agressivo q o anti-resíduos sim. Acho q vale a pena tentar.
      bjks

      Excluir
  10. Oi! estou louca pq tenho meu cabelos cacheados e decidi fazer uma escova p uma festa de casamento dos meus pais e comprei um defrizante novex blindagem selante e lavei meus cabelos e hidratei e depois passei esse defrizante.. e fui ao salão fazer a tal da escova com prancha, daí tudo bem ficou lindo meu cabelo ,fui a festa no sabado..mas sinto muito calor e tenho q molhar os cabelos 1 dia sim e 1 não..decidi lavar p voltar os meus cachos...estava até usando os produtos do beleza natural q são ótimos p deixar eles enrolados e lavei mas p minha surpresa esse defrizante tirou todos os meus cachinhos e as pontas estão esticadas..umas meninas falaram q esse defrizante vai sair e outras falam q vai ter q cortar...mas ele ficou super esticado e feio, eu pensei q ele fosse q nem os outros defrizantes q quando lavassem ele iria sair..mas minha pergunta é se ficar lavando os meus cabelos com shampoo anti resíduos toda semana será q meu cabelo volta ao q er antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MIchelle!
      Não dá pra te dar certeza, pq vai depender do tipo de química que tem no produto... mas se eu fosse vc tentava sim... e lembre-se de hidratar bastante, pq antiresíduos resseca muito, ok?
      bjss

      Excluir
    2. Obrigada Erika Nasch...eu fiquei muito triste...pq eu sempre fazia escova com prancha e isso nunca tinha acontecido..mas eu tbm tava querendo fazer essa receita com bicabornato d sódio...mas msm assim muito obrigada..e quem tiver umas dicas pode me ajudar...bjos meninas

      Excluir
    3. Vc pode tentar o bicarbonato de sódio sim, sem problema.
      bjssss

      Excluir
  11. Erika, por favor me socorre! Ah, vi sei vídeo sobre corte químico, adorei sua auto-estima... Mas enfim.
    Passei Hené 2x no meu cabelo, e quero alisar com outra coisa, gostaria de saber se o AR vai tirar o Hené já que ele não meche no fio, e sim faz uma "capa" nele, será que ele sai com o AR? Desde já, SUPER obrigada! <3

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Oi Pamela!
      Que eu saiba, henê só sai cortando o cabelo, e é incompatível com qq outra química.
      bjksss

      Excluir
  13. LUCIANA ,POXA Erica muito esclarecedor , todas as suas postagens , ultimamente tenho ficado muito impressionada com alguns textos que vc, escreve aquela do shampoo de bebe , eu e minha filha de 10 anos ficamos chocadas , acho vc honesta e super simpatica , muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!
      Obrigada à vc, pela companhia aqui no Clube!
      bjsss

      Excluir
  14. Adorei... E olha que estava pensando no assunto está Semana. Depois dessas informações, Chega de shampoo anti resíduos. :-)

    ResponderExcluir
  15. Ola, Erikinha, olha eu aqui novamente rsrs. Nessa sua nova vida natureba (a qual eu tbm venho tentando me adaptar) o que você utiliza em cada etapa do cronograma capilar (Hidrataçao, nutriçao e reconstruçao)? E na fase de reconstruçao eu poderia usar o shampoo antiresiduos sem sulfatos da phytoervas ou so o sabonete natureba é suficiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... o cronograma não me pertence mais...rsrs..desde que tive o corte químico há mais de 1 ano, não faço mais nada... hoje em dia só uso meus shampoos em barra, vinagre de maçã, e óleos vegetais... só! Nem condicionador uso mais... I'm Free!!! rsrsrs
      bjsss

      Excluir
    2. Ah, e não há necessidade de shampoo antiresíduos não... isso detona os fios! Pode usar só o natureba que é melhor!
      bjss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top