ALISAMENTO NATURAL COM ÓLEOS: MITO OU VERDADE? | Clube do cabelo e cia




Oi galera!!!

Já há muiiiito tempo eu venho recebendo perguntas à respeito da minha opinião sobre o alisamento natural definitivo com óleos...

Antes de mais nada, já adianto que eu sou uma pessoa super questionadora, e não acredito em qualquer coisa que ouço falar... eu posso até "fingir" que acredito, mas pode ter certeza que irei pesquisar sobre o assunto.

Então, sinto muito se vou desapontar vocês com a minha resposta, mas eu não creio que este tipo de alisamento proporcione resultado definitivo.


O que é necessário para acontecer o alisamento definitivo dos fios?

As pontes de dissulfeto é que são as responsáveis pelo formato dos fios e fazem as ligações das proteínas no eixo do cabelo. Assim, quanto maior o número dessas ligações, mais crespos os cabelos são, e consequentemente  mais potente deve ser o produto utilizado para alisá-los. 

Logo, para que haja um alisamento definitivo nos fios, precisa-se de uma substância para quebrar as pontes de dissulfeto da queratina.  
As substâncias mais comuns para esse fim são: hidróxido de sódio, o hidróxido de guanidina e o tioglicolato de amônia.

No caso do Hidróxido de sódio e da Guanidina, essa quebra  faz com que um terço dos aminoácidos de cistina sejam substituídos por lantionina, ocasionando um relaxamento dos fios, deixando-os maleáveis, e  conseguindo assim dar-lhes uma outra forma, ou seja, o alisamento desejado. Após esse processo, é necessário utilizar uma substância ácida para fechar as cutículas e refazer essas pontes, e assim fixar o novo formato dos fios.

E  no caso do Tioglicolato de amônia, a quebra das pontes de dissulfeto dos aminoácidos de cistina, gera uma formação dupla para cada cistina, fazendo com que a queratina sofra um inchaço, e torne-se maleável para ser enrolada (permanente) ou alisada. Depois, é necessário utilizar um oxidante para interromper o processo.

Portanto, podemos perceber que para um fio tornar-se liso definitivamente, há a necessidade de uma modificação química em sua estrutura interna.

Pense comigo... você acha mesmo que o óleo vegetal, leite, maizena, ou qualquer outra coisa que falam por aí que alisa, conseguirá modificar as estruturas internas dos fios definitivamente? 

O alisamento com óleos pode até causar um efeito provisório, pois óleos vegetais são ricos em ácidos graxos, e todo mundo sabe que o excesso de óleo nos fios faz ele"pesar".

E é claro, que quanto mais você encharcar os cabelos com óleos, mais pesados eles ficarão e aparentarão um efeito liso. Mas esse efeito só se mantém, enquanto você estiver usando os óleos. Um tempo depois que você deixar de usar, os cabelos voltarão a ser como antes. "óbévéu"

Obs: a não ser que você coloque uma misturinha química aí nos óleos hehehhe

Gente, óleo vegetal é um dos melhores tratamentos para os cabelos!
Todos aqui sabem que eu amo óleos! 
Eles hidratam, tiram o frizz, reduzem o volume...não tem quem use um óleo vegetal puro, e diga que o cabelo ficou ruim!! ...mas infelizmente, eles NÃO ALISAM!! 



Seria maravilhoso se existisse um alisamento assim, tão saudável! Se isso fosse verdade, eu teria o maior prazer em compartilhar com vocês aqui no blog! 
Vocês já pararam pra pensar, que se esses alisamentos aí dessem mesmo resultado, as indústrias cosméticas já não estariam lançando seus "óleos alisadores" carérrimos?

E digo mais... a maioria das pessoas que começaram a divulgar esses alisamentos naturais, ou vendem
e-books sobre alisamentos, ou  vendem os supostos óleos para alisar.

E pasmem...eu até já li por aí, falando que o componente do óleo que faz alisar é a LISINA  (lisina > liso... entenderam a correlação que fizeram?) Pesquisei, e não achei NADA que comprove que Lisina alisa cabelo!!
A Lisina é um dos vinte aminoácidos que formam as proteínas. Ela ajuda no crescimento ósseo, auxiliando na formação de colágeno, e é um dos componentes dos ossos, cartilagens e outros tecidos conectivos. A lisina é TOTALMENTE  HIDROFÍLICA (se dissolve em água); e é encontrada em alimentos proteicos, como ovos, leite, queijos, carnes, soja, quinoa...

Mas péra aí... se a Lisina é totalmente hidrofílica, então como ela pode estar contida em um óleo???  Uééééé´....Mistéééério!!!

Conversando com amiga que tem especialização em bioquímica, ela me passou esse artigo aqui:
http://porkcrc.com.au/wp-content/uploads/2013/02/4B-106-Research-Summary.pdf 

...que resumindo, diz que quando a Lisina encontrada no grão da soja, passa pelo processo de extração do óleo, ela é danificada pelo calor (talvez pelo fato dela ser hidrofílica?)... então, mais uma prova que a Lisina não pode ser responsável pelo alisamento com óleo, porque ela se deteriora durante a extração.

E como se isso não bastasse,  ainda dizem que o alisamento demora, porque leva certo tempo pro óleo chegar no córtex.. Oi???  "óleo vegetal puro hidrolisado ou quaternizado" ????

Como disse meu amigo e hair stylist  Cesar Aubar, se o óleo chegasse ao córtex, era só colocar pigmento nele pra pintar os cabelos... não precisaria nem mais de tintas...heheheh

Sei que esse post é polêmico, e vai ter muita gente vindo aqui defender o alisamento com óleos, dizendo que o cabelo tá mais liso e tal... e deve estar mesmo, porque óleo pesa!
Então experimentem parar de encharcar os fios com óleos durante uns meses, e você vai ver que o peso deles acaba, e volta a ser como antes!

Ou então, use shampoo anti-resíduos uns 3 dias seguidos, pra retirar todo o óleo dos fios, e veja se eles continuam lisos (pesados)... 

Maaaas se você acredita piamente que o óleo alisa definitivamente, então continue a usar! Simples assim!
(o ser humano tem mesmo a tendência de acreditar naquilo que ele queria que fosse a verdade...
Freud explica!)

Enfim...  não fiz esse post para que concordem comigo... apenas pediram a minha opinião sobre o assunto,  fui pesquisar a respeito, e estou respondendo... e quanto aos outros tipos de alisamentos com leite em pó, farinha, e mais um monte de invenções que eu leio por aí, nem vou perder meu tempo comentando... #sógessuixsalva#

Sinceramente, eu gostaria muito de ter uma comprovação científica da ação dos óleos sobre as pontes de dissulfeto! Se alguém achar uma, por favor me mostre, e eu venho atualizar o post, mostrando aqui a comprovação do alisamento com óleos!! 
Podem ter certeza que eu ia adorar que isso fosse verdade!!




Fica a dica!
Bjoooooooooo


Postar um comentário

  1. Eu concordo com a sua opinião que é super lógica e também já li diversas vezes que apenas processos químicos são capazes de alterar a estrutura do cabelo.
    E essa coisa de acreditar vai de cada um mesmo ..

    Assim como acreditar que excesso de óleo no couro cabeludo (ao fazer umectação) pode causar dor de cabeça !!!! Eu já vi isso sendo dito por aí e gente acreditando !!!

    Incrível como as pessoas não se questionam acerca daquilo que leem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Tati, não custa nada dar uma pesquisada né?
      bjsss

      Excluir
  2. Sinceramente adorei o post adoro quando as coisas sao explicadas de forma detalhada e com conceitos.
    Voce nao deixou de pontuar nada ta tudo explicado,porque eu estou te parabenizando ?
    porque uma vez eu comprei o bendito monovin a pra testar testei e nao funcionou eu pesquisei muito antes de comprar e tal mas só depois de um tempo que eu fui descobrir que nao funciona porque nao é absorvido pelo cabelo e mesmo se fosse nao irria fazer o cabelo crescer.
    Parabens pelo seu post muito explicativo e concreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Bárbara!
      Mas é como falei no post...as pessoas acreditam naquilo que elas querem que seja a verdade..
      bjks

      Excluir
  3. sim vdd xará tenho a mesma opinião..amo os óleos mas alisar nada!
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que penso dessa forma, adorei suas palavras, eu concordo plenamente. Mas infelizmente muita gente insiste em continuar no "achismo" . Até comentei um tempo atrás com você lembra? Tem cada uma aparecendo por aí, só rindo viu. Rs..
    Beijão branquela linda! Bom fim de semana! =))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, lembro!!!
      Pois é Cris, a gente vê cada uma... mas o pior é que a galera não corre atrás pra pesquisar né... enfim, a gente faz a nossa parte, "tá serto"? rsrrsrs
      Bjão lindona!!!

      Excluir
  5. Erikinha, minha linda, até que enfim alguém esclareceu esta baboseira!!!! rsrsrs
    Excelente texto...
    Beijos Mil, for.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kahhh amoreeee!!! Saudadeee!
      Que bom que curtiu!
      Aiii é tanta baboseira que a gente vê né...afffff
      Aos poucos a gente vai dismistificando rsrs
      bjs no coração!

      Excluir
  6. EU ACREDITO QUE ÓLEO ALISA SIMMMMMMMMMMMMMM

    BRINCADEIRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Muito boa a matéria, eu não fiz matéria sobre isso por causa da polêmica que iria causar, e você sabe como gosto de fugir de assuntos assim, tanto que eu nem falo sobre monovin A, mas a resposta foi muito importante para esclarecer certas dúvidas que temos em relação a este assunto.

    Parece realmente procedimento quando você vai jogar Tarô com alguém, o cara só fala o que você quer ouvir e as coisas mais obvias. Minha namorada comprou a apostila dela, quero testar pra ver
    o que pode acontecer, faz parte do processo de pesquisa e de comentar, a opinião fica mais fundamentada, mas já adianto que realmente óleos pesam. É claro que se eu "Como tenho cachos" se encharcar de óleos e não remover devidamente eles, o cacho vai ficar mais liso, aberto e PESADO, mas isso não é alisamento definitivo, é apenas um efeito comprovado do óleo hahaha

    Parabéns Erika pela coragem em falar de um assunto tão polêmico e delicado.

    Fique bem e deus ilumine você minha amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido!
      Eu já sou o contrário de vc ... adoro uma polêmica! kkkkkkkkkkkkkk
      Principalmente qdo essa polêmica pode esclarecer essas barbaridades que a gente vê por aí... já que a galera não quer ter o trabalho de pesquisar, então os blogueiros dão uma mãozinha, né? hehhehe
      valeu amore, obrigada pela visita!!
      bjão

      Excluir
  7. Adorei o post e super concordo com o que vc falou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Viviane!!!
      Que bom q gostou!
      bjão

      Excluir
    2. Também gostei muito Erika, eu estava quase acreditando nisso, estou querendo meu cabelo liso, mas ele não aguenta nenhum produto alisante no momento. Super gostei do post mui esclarecedor. Bjs Erika!

      Excluir
    3. Que bom que gostou, Edinha! bjkssss

      Excluir
  8. como é bom ler matérias assim... Tenho a sensação de que as pessoas que escrevem blog estão meio "fora da casinha", pois não escrevem mais coisa com coisa, inventam termos, inventam funções que não existem nos produtos, dão sentido próprio aos componentes das fórmulas que não tem nada a ver com a dedução dela... só leio achismos e vejo pessoas tomando esses achismos como verdades absolutas!! A internet está muito pobre de informações coerentes e baseadas em estudos.
    Obrigada por artigos assim, me faz sentir que tenho "um lugar" no meio desse mundão de desinformação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, tem muita coisa nada a ver por aí... por isso prefiro pesquisar muito antes de sair postando qualquer coisa... e o bom senso também é essencial, né?
      bjs

      Excluir
  9. Muito boa a materia e desconhecia até essa teoria ! Deu medo de usar oléos nos meus cabelos agora, pois amo meus cachos, Mas concordo com vc.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, pode usar óleo sem medo que seus cachinhos não vão sumir!! Pelo contrário, ficarão bem hidratados e bonitos!!
      bjssss

      Excluir
  10. Erika, óleo ORGANICO é o mesmo que óleo vegetal? Qual a diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Shely, tem óleo vegetal que não é orgânico. Pra ser orgãnico, os grãos, sementes, frutos, que originaram o óleo, tem que ter sido plantados em solo orgãnico, livre de agrotóxicos, etc...

      Excluir
    2. Então o óleo organico é mais potente, suas propriedades são mais eficaz?

      Excluir
    3. eu diria que é mais saudável...

      Excluir
  11. Confesso que fiquei empolgada quando vi meninas comentando sobre as maravilhas desse "óleo que alisa" .
    Como você disse ...as pessoas acreditam naquilo que elas querem que seja a verdade.
    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.... pra essas pessoas, nem adianta falar que o céu é azul, pq elas vão ver a cor que elas querem!
      bjsss

      Excluir
  12. Oi Erika !!! EXCELENTE POST ! Mas eu , como cacheada digo que FELIZMENTE os óleos não alisam pq como todo mundo sabe os óleos vegetais são os melhores amigos dos nossos cabelos... e dos lisos tbm !!! É bom alguém ter coragem pra falar sobre esse assunto, embasada numa boa pesquisa e argumentos CIENTÍFICOS. Parabéns ! Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, Aninha? Imagina...se fosse assim não existia mais cacheadas! hehehhee
      bjsssss

      Excluir
  13. Ótimo post. Comecei a achar que aquela conhecida vendedora de óleos alisadores pela Internet põe algo a mais no vidrinho... vai ver por isso sai mais caro. Se óleo realmente alisasse em definitivo nenhum cacheado usava!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, não duvido!!
      Já que o óleo dela é o único que alisa... entãoooooo... dá até pra desconfiar!! Alguém tinha que fazer uma análise naquele óleo!!
      bjsss

      Excluir
  14. Tudo a ver Erika, você falou coisas lógicas. Porem é como você disse as pessoa tendem a acreditar no que elas querem, e não no lógico!!!

    Adorei como sempre!!! Ahhhh eu tava passando azeite de oliva umas 3 vezes na semana nos meus cabelos por causa de um endurecimento que ele estava por causa da queratina, e eu fui no cabeleireiro e ele falou para eu parar de usar que o cabelo estava já ficando mole demais!!! kkkkkkk

    Beijinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk ele prefere o cabelo duro né...pra poder tratar! kkkkk
      bjão amore!!

      Excluir
  15. Post maravilhoso como sempre, sou apaixonada pelo seu blog, sempre me tira muitas dúvidas!
    Não sei se posso fazer uma divulgação, mas comecei meu blog há apenas uma semana, pra falar sobre produtos baratinhos, principalmente pro cabelo, já que o meu é tingido com anilina e preciso estar sempre usando bons produtos nele, e como já ouvi de várias pessoas que é uma boa idéia, queria que mais gente a conhecesse, me desculpe se eu não puder... o blog é http://umablogueirapobre.blogspot.com.br/
    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  16. Nossa amei o assunto, pessoal teimoso esse hem.

    ResponderExcluir
  17. Como sempre inteligente... muito esclarecedor... adorei o post...

    ResponderExcluir
  18. Achei o blog pelo google .. Parabéns ameiiiii :) vou seguir...

    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drielli!
      Seja muito bem vinda ao Clube!
      qualquer dúvida é só gritar que eu venho heheheh
      bjssss

      Excluir
  19. Acredita que vieram comentar de novo a respeito? E fui dar uma olhada e tal.

    1- Obrigada por indicar nosso post. Ficamos felizes quando as nossas pesquisas são aproveitadas nas pesquisas de outra pessoa. No PB adoramos essa coisa de pesquisar, pesquisar e pesquisar.

    2- Continuo mega cética com isso e chegamos aos mesmos resultados. Curioso, não? rs

    3- Pelamordedeus, a pessoa passa shampoo anti resíduo antes de passar óleo toda semana. Obviamente ela destrói um pouco da estrutura do fio com isso. Arrebenta o fio, taca óleo por cima, arrebenta o fio...a lógica pra mim, e a única coisa que faz sentido nisso é o sulfato arrebentando o cabelo, igual o alisamento químico.

    Uma leitora indicou seu blog e eu achei muito bom, bem parecido com o trabalho que a gente faz!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca!
      Seja bem vinda!
      Sim, eu percebi que nosso trabalho é bem parecido, pq buscamos por fundamentos. Tô sempre dando uma "bizoiada" por lá rsrsrrs ...gosto dos artigos de vcs!
      bjksss

      Excluir
  20. Muito bem explicado. Li hoje sobre esse tal alisamento com óleo e achei estranho, aqui só confirmou o q eu pensava. Parabéns.

    ResponderExcluir
  21. Na verdade gostei de saber, pois gosto de variar meu cabelo sem danificá-lo. Então quando quiser, usarei os óleos sem medo! O bom é que hidrata, pois odeio Qdo passo chapinha e sei que ta estragando....da uma agonia! Bjus

    ResponderExcluir
  22. Oi Erika, tudo bem?
    Gostei muito do seu poste, e gostei muito de saber que vc é uma pesquisadora. Eu tenho o cabelo cacheado, mas volumoso, tenho muito cabelo. E ultimamente tenho pesquisado no google algum tratamento gradativo sem ingredientes nocivos à saúde que ajude na redução de volume e não encontrei nada, nas pesquisas que eu fiz. Mas um site gringo me enviou por e-mail um produto com essa finalidade, e pelo que li e entendi, o efeito é temporário, mas não é isso que eu procuro... Não sei bem inglês, aqui vai o link: http://www.naturallyfree.com/?etag=email O chato que no site não disponibiliza o ingrediente de cada passo do tratamento. E tem uma linha Samba da marca Lola Cosmetics que promete reduzir ou alisar o cabelo, mas logo desisti de comprar quando bati o olho na composição e encontrei um dos inimigos das cacheadas: C13-14 Isoparaffin... Snif, snif, =(
    Vc poderia me ajudar nessa missão? =( Rsrs

    ResponderExcluir
  23. Ah, eu acho que o produto, que enviei o link pra vc, aumenta a durabilidade do alisamento da chapinha, secador...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Pois é... infelizmente não existe nada natural que alise os cabelos definitivamente. Com certeza esse produto gringo tem química...
      Se eu achar alguma novidade nesse sentido, te falo, ok?
      bjksss

      Excluir
  24. mas a granier lançou uma tintura permanente sem amônia à base de óleos vegtais...assim, acho que a afrimação de que o oleo não chega ao cortex não vale mais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi adriana, o fato da garnier ter colocado óleos na fórmula, é só para dar uma hidratada nos fios e não ressecarem muito. Não tem nada a ver com a tintura em si. E definitivamente, o óleo não chega ao córtex.
      bjsss

      Excluir
  25. Oi Erika gostaria de pedir uns concelhos a você: meu cabelo está muuuuuuito danificado!! Fazia relaxamento nele e hidrato bastante mas ele simplesmente não melhora!! todo o tipo de produtos que hidratam que voce pode imaginar eu já usei e não vejo nenhuma melhora, ele continua extremamente ressecado, com muito frizz e quebra muito. Estou cansada de hidratar cortar hidratar cortar e não ver resultados. Eu pensei em fazer esse alisamento mas depois de ler seu post eu desanimei. Mas então, o que voce me recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      O que eu recomendo pra alisar??? Nada, pq não existe nada natural que alise os fios, como a química alisa.

      Excluir
  26. Oi, Erika. Olhando sites de produtos naturais me deparei com um que promete uma escova progressiva à base de aloe vera e carbocisteína. Lá contém a seguinte composição do produto: “Composição/ Ingredientes:
    Aloe barbadensis gel; polyquaternium-67; shea butteramidopropyltrimonium chloride;, peg -90 m; behentrimonium methosulfate ,cetearyl alcohol; shea butter cetyl esters; isopropylpalmitate; cyclopentasilixane,dimethiconol,dimethicone crosspolymer; methylchloroisothiazolinone, methylisothazolinone; oxoacetamide carbocysteine; oxoacetamide amino acids; parfum; silanetriol; aqua.” O que você acha? Tem alguma química para alisamento embutida? ou é mais uma "promessa"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea,
      Só tem a carbocisteína mesmo... o resto é um monte de agente condicionante, anti frizz, conservante,etc... qto à carbocisteína, já li que a oxoacetamida carbocisteína é um substituto para o formaldeído. ... vai saber né... vai
      ver q é isso q alisa...
      bjksss

      Excluir
  27. É mais fácil querer acreditar em algo que realmente faria a diferença no cabelo sem prejudicar a saúde. Mas devemos entender que querer não altera a estrutura do fio. Não se iludam. Utilizo óleo de coco e retiro com shampoo, aplico a máscara e condicionador. O cabelo fica sedoso e com um brilho intenso, mas para ficar bem lisinho é necessário utilizar a prancha, isto porque o meu cabelo já é liso, só tem volume e frizz que precisa ser contido. Veja o meu blog: mulhercontemporanea-lu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde! Achei o seu ponto de vista bem coerente e com embasamento sobre o assunto. E disse tudo quando mencionou que se óleo alisasse a indústria de cosmético já teria agido! Gostaria de saber se você conhece alguma progressiva livre de formol que realmente proporciona o efeito liso duradouro. Existe? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, não acredito que exista escova progressiva que seja livre de química agressiva.
      bjsss

      Excluir
  29. POIS EU DESCORDO EM GÊNERO , NUMERO E GRAU. ALISAR OS CABELOS COM UMA FORMULA BALANCEADA, ALISA SIM, POR UM TEMPO DETERMINADO, CLARO. QUE TAL COLOCARMOS EM QUESTÃO OS ALISAMENTOS COM QUÍMICAS E TAMBEM DITAR E OS MALEFÍCIOS DOS EFEITOS COLATERAIS, COMO POR EXEMPLO, CANCER, DISTÚRBIO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL, QUEDA REPENTINA, ALTERAÇÃO DEFINITIVA DA CADEIA CAPILAR. BOM, COMO DIZ, ÓLEOS NÃO ALISAM DEFINITIVAMENTE, MAS CONCORDA QUE ALISA PROVISORIAMENTE, MÁS MAL NAO FAZ ALGUM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rogério,
      O que alisa provisoriamente é escova progressiva. Os óleos dão "peso", dando uma falsa impressão de alisamento. E realmente, se forem óleos vegetais puros, não fazem mal nenhum. O problema, é a pessoa ficar iludida achando que vai alisar os cabelos com óleos.
      bjs

      Excluir
  30. Por um tempo eu até acreditei nessa conversa de que óleo natural poderia alisar os cabelo, até extrair o meu próprio óleo de coco...rsrs...usei, usei, usei...Aí eu me dei conta que eu fiquei temporariamente burra em acreditar em uma asneira dessa! Como é que um óleo vai mudar algo que Deus fez e é imutável: Genética fias!rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, imutável não é, pq a química consegue mudar... mas os óleos, nunquinha!!!
      bjssssss

      Excluir
    2. Verdade, a química consegue rsr, porém os ruinzinhos ainda estão lá dentro dos fóliculos para nascer!krk não tem santo nem reza braba que vão fazer eles nascerem lisos que é o que esses defensores do óleo afirmam acontecer! Impressionante é que muitas pessoas mesmo acreditam e afirmam a mesma coisa! E a menininha lá que que criou a seita dos óleos rebate todos os argumentos contrários, mostrando "cientificamente" como ós óleos alisam para sempre os fios sem nem precisar de retoque.kkkkkk pode isso Arnaldo?rsrssr

      Excluir
    3. Dedeca, e o pior, é que ela é a única que "descobriu" isso né? rsrrsrs
      Se fosse mesmo, até parece que as grandes indústrias cosméticas já não estariam vendendo alisamento com óleos...affff

      Excluir
    4. Acreditando ou não, comprovando ou não, tem cacheada com cabelo liso por causa dos óleos e é isso aí. Ótima matéria, mas no final, o que conta é o resultado final e não o achismo por falta de comprovações. Entrem no grupo Mundo dos óleos e abram os albuns de fotos das meninas que tiveram os cabelos modificados por óleos, fiquem com ódio, indignadas, postem que é impossível, mas vivam com a certeza de que nem tudo que AINDA *AINDA* -AINDA- não foi provado não funciona. Beijos.

      Excluir
    5. Isso aí Ju, acredita quem quer! ;)
      bjsss

      Excluir
  31. Oie Erica, também não acreditei muito que os óleos alisam, então poderia dizer se as outras formas de alisamentos naturais realmente resolve?

    ResponderExcluir
  32. uma das que vi foi o alisamento de aspirina, por que diz conter um ácido que é o ácido acetilsalicílico, que e usado em diversos cosméticos. Gostaria de uma opinião sua, descobrir seu blog esses dias e acompanho sempre o que ta ajudando o meu cabelo. Desde já muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katiele,
      Olha, se fosse tão fácil alisar cabelo assim, não seria necessário usar formol nas escovas progressivas... sinceramente, não acredito em alisamentos "fáceis"!
      Bjksss

      Excluir
  33. Soa um pouco agressivo, irônico quando uma responde outra que discorda... só pautando algumas reações e lembrando que todas queremos cabelos lindos, e que esquecemos de nos unir mesmo com opiniões e visões diferentes.
    Um ponto que muitos esquecem é que a industria de cosméticos e blá defende e financia pesquisas em pró de seus ganhos e objetivos, nem sempre veremos pesquisas e pesquisas sobre tudo, é como a velha história do carro movido a água, onde haveriam enormes perdas por exemplo na indústria do petróleo, então se há um poder oculto nos óleos ( e eu acredito que tenham vários) talvez o meio científico não esteja interessado em investir tanto nisso dessa forma... e não podemos deixar de notar que nos últimos tempos os "óleos" tem ficado muitooo famosos, tem ganhado uma certa atenção, são ditos principais componentes na maioria dos produtos de qualquer farmácia, então que faz diferença faz, claro, e que o uso caseiro desses chamou a atenção da indústria.
    Eu gostei do post, eu não acredito que eles consigam alisar os belos no estilo nasci again, mas se uns dizem que alisa, e em grande maioria, os posts que discordam dizem que só pesam nos fios, que é um falso liso, é um ótima opção pra quem quer alisar sem danificar, porque fica bonito viu, fica lindoo, faz um bem danado se usado da maneira correta... todo alisamento de salão também é um falso alisamento, vamos incentivar o alisamento "natural" porque é mais saudável, porque faz bem aos fios, porque chega até a ser bem mais barato e duradouro em muitos casos, é claro, tudo isso sem mentir, ludibriar ou induzir as pessoas visando lucro ou sei lá o que como muitos andam fazendo (como já foi dito aqui que fazem, e eu já vi e vivi essa situação). Então que pesem e deem o efeito esperado. Amém ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima colocação, Catarine!
      Valeu pelo comentário!
      Bjsss

      Excluir
    2. concordo com vc,Catarine.já existe no mercado duas marcas de tintura,que em vez de amônia utilizam óleos para penetrar no fio.a inoa da loreal e a ólia,claro que tem tecnologia,mas o principio é o mesmo.uso o alisamento natural a um ano e meu cabelo está liso,mas é claro que faço uma escovinha quando lavo,mas o volume baixou bastante.alternativa boa para quem quer fugir da quimica.e frizando que o alisamento é temporário e é preciso usar sempre,pelo menos uma vez por semana.

      Excluir
    3. Isso aí, marga! Os óleos dão efeito de peso, e por isso a impressão do liso, em efeito temporário. bjs

      Excluir
  34. Olá, Erika! Adorei muito sua matéria sobre esse óleo ''milagroso do alisamento definitivo''.
    É muito bom saber que ainda têm pessoas que ainda se preocupam em passar informações corretas, pois têm uma galerinha de blogueiros aí que nossa, nem Jesus salva! rsrs.
    Más é bom saber que esse óleo cumpre com seu dever em ''parte'' kkk...
    Más enfim, eu gostaria de saber porquê você recomenda óleo vegetal, ele é dá um efeito melhor no cabelo?
    Talvez dê um peso mais significativo?... Pois veja bem eu costumo alisar meu cabelo e amo o resultado más, já não tenho muita confidência pois meu cabelo não têm muito peso e nem movimento, o que é horrível...
    Não consigo mais sair de casa sem passar um determinado pente, é horrível acordar de manhã e ter seu cabelo todo bagunçado e ficar horas na frente do espelho só pra poder abaixá-lo e claro quando chega seus amigos querendo passar a mão, ai ai ai... Nessas horas fico parecendo o curupira só que com as mechas pretas, haha...
    Por isso eu gostaria de saber se esse tipo de óleo poderia ser usado mesmo eu fazendo alisamentos.
    Pois seria bom poder sair por aí e bater cabelo. Rsrs, mentira. Espero receber uma resposta, bjs Erika!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      O óleo vegetal, além de ser natural e saudável, contém componentes (ácidos graxos) que realmente tratam, e não apenas maquiam como os silicones e os petrolatos (óleo mineral, parafina líquida). Eles podem ser usados como finalizadores, e alguns até tem proteção solar, como os óleos de coco, buriti, semente de abóbora, etc...
      bjkssss

      Excluir
  35. Não podemos descarta que os oleos são maravilhos ,principalmente depois que o cabelo passou por processo quìmico...+ alisar os cabelo sem nem uma queìmica isso sò que não rsrs bjss..

    ResponderExcluir
  36. Ah nem, Erika!! Eu tava caindo no conto dos óleos alisadores!! Kkkkkkkkkkkkkk que sorte por te encontrar em MAIS uma pesquisa!! Hahaha
    Mas na verdade tenho a intenção de reduzir o frizz mesmo e dar uma baixada no volume, porque tenho o cabelo bem cheio, com o fio grosso e volumoso!
    Queria saber sua opinião sobre óleos vegetais e crescimento! E aí, dá pra se jogar?
    Obrigaaaaada pelo seu posto rico, como sempre!
    Beijinhos!! ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Virginia,
      Eu penso que os óleos servem como tratamento complementar. Se forem aliados à massagens no couro cabeludo, e suplementação vitamínica (alimentação adequada), com certeza ajuda no crescimento. bjss

      Excluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O efeito continua depois que vc lava, pq se vc usa óleo todos os dias, não vai sair tudo numa lavagem....se vc parar totalmente de usar o óleo durante 1 mês (ou até menos), o efeito "liso" acaba... e usando óleo todos os dias, não tem como não pesar...
      bjss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top