HENNA PARA CABELOS E CORPO | Clube do cabelo e cia



Oi galera!

Tenho recebido algumas perguntas sobre henna, então fui pesquisar um pouco mais à respeito...

Henna é o nome comum da planta Lawsonia Inermis, que cresce no sul da Ásia, norte da África e no Oriente Médio. Esta planta produz uma flor aromática. A planta é colhida, e as folhas são cuidadosamente secas e esmagadas, virando um pó. Este pó, que se torna uma pasta, é o que é usado para a tintura de cabelo e tatuagens de henna (provisórias).

Na India é conhecida como "Mehndi"  É uma arte antiga de mais de 5000 anos.
Em muitos países, a henna é usada como uma bênção e acredita-se que ela vai trazer felicidade e riqueza para quem usá-la.
Ela é usada em cerimônias de casamentos, onde a noiva decora as mãos e os pés com simples desenhos de henna. Ela também é usada em muitas outras celebrações culturais e religiosas de todo o mundo.
Algumas culturas usam henna como um agente de cura. Ela também é conhecida por tratar doenças de pele, dores de cabeça e dores artríticas. A Henna também tem um efeito de arrefecimento e é usada em algumas temperaturas áridas para esfriar o corpo.



A pasta de tatuagem de henna é feita pela mistura do pó de henna, suco de limão, açúcar e óleos essenciais.
Mas a receita de cada um varia um pouco.  A henna natural fresca, deixa uma mancha que começa como uma luz de cor laranja brilhante e durante as próximas 48 horas vira um profundo vermelho cereja, e vai para um marrom avermelhado ou marrom profundo.


Nos cabelos:


Alguns fabricantes oferecem diferentes cores de Henna, no entanto qualquer coisa que não tenha o tom de vermelho-ferrugem não é Henna pura. A versão henna preta, por exemplo, inclui o índigo; e em outras cores, um conjunto de ervas.  Mas fique atenta à fórmula, pois alguns fabricantes podem incluir produtos químicos  na mistura.
 A cor preta por exemplo, também pode vir de uma substância química conhecida como PPD, que é adicionada à pasta de henna.
Para-phenylendiamine (PPD) é um ingrediente químico que é usado em quase todos os corantes capilares permanentes. É utilizado em tintas de impressão, produtos de borracha preta, graxas, óleos e gasolina.
Ele entra na corrente sanguínea através de absorção pela pele dentro de 10 min de aplicação, e pode danificar o fígado, os rins e afetar seriamente a asma. Causa reações do tipo asma alérgica.

A Henna pura pode variar na sua coloração, dependendo do clima, solo e umidade que foi plantada.
As folhas de henna são finamente maceradas, originando-se a henna em pó.
O pó reage quimicamente com a água ou um ácido (como suco de limão ou vinagre). A reação destes líquidos com a henna em pó, é que causa a liberação do corante. A água produz liberação do corante mais rápidamente que o suco de limão ou vinagre. E se for água quente é mais rápido do que a água fria.



Quando a henna é aplicada, ela forma uma camada protetora no cabelo. Ou seja, seu corante se fixa externamente. E por isso, a maioria das pessoas acham que seus fios ficam mais grossos à medida que vai usaando a henna constantemente.
Algumas pessoas relatam que a henna "solta os cachos", porque ela vai pesando nos fios (eu também tive essa impressão quando usei).
A henna se fixa à queratina dos fios, e por isso não seria interessante usar muitos produtos capilares à base de proteínas, após usar a henna, pois pode levar à quebra dos mesmos.

A Henna, e qualquer outro corante vegetal, não clareia os cabelos. Portanto, se você quiser mudar de cor, deve escolher uma cor mais escura do que a sua cor atual.

A henna natural pura não tem uma grande variedade de cores como marrom, castanho, trigo, loiro dourado, bordô, preto ou neutro. A Henna tem apenas uma cor, que é uma cor vermelho-alaranjado. A razão pela qual você vê diferentes cores de henna, é porque eles foram misturados com outros materiais orgânicos, como o índigo, que é uma planta que produz um corante azul violeta, o ruibarbo (para criar tons de louro) ou em pó senna para tons neutros .
E cá pra nós, o cor cobre que a henna proporciona é um dos cobres mais bonitos que tem, na minha opinião!

Mas fique ciente de que, se você usar henna no seu cabelo e não gostar do resultado, pode ser complicado para remover a cor. Pois corantes vegetais, tendem a "revestir" os fios, reduzindo a capacidade de um produto químico penetrar a haste do cabelo e funcionar adequadamente, o que poderá resultar num cabelo manchado. 

Quando a henna não é pura, ela pode conter sais metálicos adicionados em sua composição, o que irá resultar numa reação adversa quando ela entrar em contato com uma tintura permanente.
Alguns dos sais metálicos permanecem no eixo do cabelo, após a coloração. E dependendo do metal, o cabelo pode ficar rosa, roxo ou verde, ao entrar em contato com a tinta permanente.
A reação com descolorantes e oxidantes pode esquentar os fios e quebrá-los.
O sal metálico é adicionado para fazer a cor durar mais tempo.

Portanto, procure saber com o fabricante se a henna possui sais metálicos, antes de utilizar alguma outra química por cima dela.

Acredito que no Brasil, a henna mais confiável seja a da marca Surya, que afirma produzir henna 100% natural, e também exporta para mais de 30 países...e como lá fora eles são super rígidos com qualidade, é porque deve ser boa mesmo (ao contrário daqui no Brasil, que é depósito de "produtos lixos" que outros países proíbem... aff). 

Recebi um folder da Surya essa semana, e aproveito pra deixar aqui pra vocês verem:



Mas...e após o uso da Henna?

Bem, vimos que podemos usar a henna em cabelos tingidos, etc. Mas para utilizar alguma química APÓS a henna, creio que necessitará de um tempo até que a henna saia totalmente do cabelo. E isso vai depender de quantas vezes você já usou. Quanto mais vezes tiver usado, maior o tempo pra henna sair, já que ela é natural e vai "encapando o fio"...

Eu usei henna uma única vez, há muitos anos, quando tinha os cabelos longos e cacheados. Eu não me lembro exatamente quanto tempo depois eu pude usar tinta, mas como eu usei a henna só uma vez, e foi em creme, acho que não demorou muito a sair não. (a henna em pó demora mais).

Eu já ouvi dizer que a henna em pó cobre melhor os fios brancos, mas em contrapartida resseca mais que a em creme.

Eu não tive uma boa experiência com ela.  Apesar de ter gostado da cor cobre que ficou, meus cabelos ressecaram muito. E mesmo sendo em creme, era muito chato pra usar... porque meu cabelo era muito volumoso e comprido, e era uma "melecada" só, tanto pra aplicar quanto pra enxaguar. Depois disso nunca mais usei... e resolvi deixar a henna pra lá...
Mas agora com cabelos curtos, e como eu estou numa fase mais natureba, quem sabe um dia eu me animo a testar novamente?

E aqui a tabela de cores da Surya para henna em pó 
e henna em creme:

Em pó

Em creme

Se você usa henna ou já teve alguma experiência com ela, deixe aqui  sua opinião pra gente! 
Isso poderá ajudar às pessoas que pensam em usar e estão na dúvida, ok?





Postar um comentário

  1. Oi Erika,
    Legal ver um post de henna. Tenho cabelos crespos e estou em transição a 1 ano. Embora crespa tenho meus cabelos castanhos claros e para dar uma fechada na cor uso Henna Surya e o resultado é excelente! Ela realmente define bem os cachos e da uma encorpada, meu cabelo e muito fino, e com uso da henna fica muito bom o resultado. Tá ai minha experiência! Ah! Após aplicar faço uma hidratação e fica show!

    Bjs,

    Jaqueline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua experiência Jacqueline!
      bjssss

      Excluir
  2. Eu uso henna junto com tinta permanente e nao tive problemas porque me certifiquei de que era henna 100% pura e em relaçao a marca eu nao aprovei a surya ela ressecou demais o meu cabelo e nao é esse o proposito da henna a henna hidrata o cabelo entao resolvi testar da marca himalaia e nao é que deu certo meu cabelo ficou mais pesado (meu cabelo é ralinho ralinho)e a cor que ficou foi linda o problema é que voce nao sabe o tom que vai ficar se ficar escuro só descolorindo mas dependendo do cabelo pode sim quebrar e quem sabe ter um corte quimico mas pra mim funciona que é uma beleza amo o resultado passo anoite ou o tempoo que aguentar e adorei a materia pouca gente confiavel fala sobre Henna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara! Bom saber que tem outra marca de henna que tbm é boa!!
      valeu a dica!
      bjsss

      Excluir
  3. Que legal nem sabia que existia hennas coloridas, achava que era preta!!!

    Me interessei em experimentar a cobre creme!!!!

    Beijinhus

    ResponderExcluir
  4. Eu usei a henna creme surya, gostei bastante, os cabelos ficaram com uma cor bonita e com super brilho e maciez. Só achei que sai mais rápido que tintura convencional e toda vez que lava os cabelos sai na água! rs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A em pó parece que dura mais nos cabelos, Ci! Mas resseca mais tbm...
      bjsss

      Excluir
  5. Oi Erika, tudo bom?
    Então eu usei só henna por mais de dois anos, amo muito a henna pois o cabelo fica muito forte e brilhante.
    Voltei a usar tinta pq meu cabelo é castanho bem escuro e gosto de ser ruiva, mas hoje mesmo vou fazer banho de brilho com henna líquida da surya que quase não tem henna é um tonalizante temporário.
    Quanto a questão de formar uma pelicula ao redor do fio isso é em parte verdade, mas é muito diferente da impermeabilização e encapamento causado pelo formol por exemplo, ela forma uma película porosa (não porosa na textura pois são muito pequenos) então não rola muito problemas com químicas não. Veja você que para conquistar um ruivo natural eu fiz mechas com descolorante (o blondme que descolore até pensamento com ox de 40 volume) e ficou loirinho, com a sensibilização normal que qualquer descolorante faria em qq cabelo.
    É claro que a pessoa sempre deve fazer teste de mecha, mas em geral não há problema de compatibilidade.
    A henna neutra ou natural é a folha da planta chamada Cássia.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Line!!
      Valeu pelas informações!! Bom saber da sua experiência positiva!!
      Bjão

      Excluir
  6. Nunca usei Henna , alias na sobrancelha e adorooo
    ja estou seguindo teu blog
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nubia!
      Nunca usei nas sobrancelhas...
      Seja bem vinda!!
      bjão

      Excluir
  7. Oiii Érica! Será que eu consigo um vermelho forte só com a henna? Odeio amônia hahaha beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanna!
      Não sei pq nunca usei...mas creio que sim! Experimenta!!
      bjssss

      Excluir
  8. Oi Erika, tudo bom?
    Então a henna creme é um tonalizante bem fraquinho até leva extrato de henna mas não é ele que tinge, são alguns corantes sintéticos.
    A henna em pó é permanete, não desbota, só sai cortando ou cabelo ou forçando uma descoloração.
    Eu sempre usei henna esporadicamente só pra manter o cabelo forte, depois que conhecias próprias para mehendi como a jamila, fiquei dois anos só usando henna, mas como ela não clareia eu fiquei bicolor (meu natural é castanho muito escuro) então voltei a usar tinta para ficar com um ruivo acobreado, fiz mechas com descolorante e meu cabelo continua inteiro! É claro que danificou um pouco mas só o mesmo que o descolorante faria em qualquer cabelo. Pode usar entre as químicas á vontade, e a "camada" que a henna forma é não é impermeável por isso pode manter as outras químicas sem preocupação.
    Só é dificil até pegar as manhas e fazer a misturas para ficar com o cabelo bem macio (misturar mel, óleo de coco etc) se um dia você tiver oportunidade de tentar a henna da lush é maravilhoso, tem manteiga de cacau então trata muito o cabelo!
    Bjs

    www.girassoisviolentos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Line!!
      Deixei os dois, pq tem informações diferentes! hehehe
      Então o creme seria um "tonalizante" da henna né?
      Ótimas dicas! obrigada!
      bjssss

      Excluir
  9. oi Erika, ontem mesmo te mandei um e-mail sobre a hena, o qual vc me respondeu prontamente, e hoje me deparo com essas informações maravilhosas. Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
    Uso hena da Surya há 23 anos (nunca usei outro produto no meu cabelo). Usei a cor vermelha (pó) por muito tempo, mas agora meus cabelos estão brancos e o vermelho não fica muito bom, então consegui uma cor parecida com o meu, misturando 70% da Loiro Dourado e 30% Chocolate. Fica muito bom.
    Agora estou há 1 ano sem conseguir encontrar o produto nos mercados da minha cidade, e foi exatamente por isso que te consultei, pq estava interessada em mudar para tintura.
    Diante de todas as suas explicações, vou continuar procurando hena para comprar, nem que seja de outra marca, como Himalaia, ou até mesmo via internet.
    Obrigada mais uma vez pela sua ajuda e grande abraço

    Sandra Corassa
    Jundiaí-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!! Recebi várias perguntas sobre henna essa semana (uma foi a sua), e por isso resolvi pesquisar! rsrs
      Sabe que agora até eu fiquei com vontade de usar? heheh
      Valeu pelas suas informações tbm. Com certeza ajudará muita gente que tbm procura saber sobre henna!
      bjão

      Excluir
    2. Erika, use sim, eu adoro, meu cabelo é bem natural, e fica sedoso, brilhante.
      Ainda tenho cabelos castanho, mas estão ficando brancos, e a hena destaca os fios brancos
      deixando-os dourados (no meu caso né).
      Muita gente me pergunta se faço luzes ou reflexo - digo "reflexo da idade".
      bjs

      Excluir
    3. Heheheh gostei do reflexo da idade!! ;)
      bjsss

      Excluir
  10. Erika obrigada pelo post,eu fui uma das que escreveu pra vc perguntando de henna,to mt afim de usar msm,ainda vou comprar..só nao comprei ainda pq queria o meu cabelo bem preto mais queria comprar a henna em pó,ja que dizem que a henna em creme nao dura mt bem....e a cor mais escura da pó é castanho acinzentado..devo comprar essa em pó e a preta em creme pra ver cm fica cd uma...será q se eu fizesse uma mistura do pó p escurecer e ficar mais preto....se vc ou alguem puder me ajudar fico grata!
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!! Sim, vc tbm foi responsável por esse post! hehhehe
      Então, pelo que a galera tá falando aí... a henna em pó fixa mais né? Mas sobre a mistura não tenho nenhuma experiência... vamos ver se aparece alguém aqui que tenha feito, pra contar pra gente...
      bjão

      Excluir
    2. Isso aí....qd eu usar tb conto minha experiência! bjus

      Excluir
  11. Oi Erika!
    Passo henna da Surya no cabelo do meu namorado que tem fios brancos. E para não ficar com reflexo cobre misturo a cor preta e a cinza prateado na proporção de 50/50. Desbota com pouco menos de 1 mês.
    O resultado é bem sutil e fica natural: http://belezavegan.blogspot.com.br/2013/08/resultados-com-henna-surya-preto-e.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi!! Eu comecei a usar a henna Surya em creme há um tempo, só porque eu procurava por uma coloração vegana. Fiz apenas três aplicações, mas estou impressionada!! Meus cabelos são cacheados, secos, e como eu pinto desde novinha eles sempre foram judiados. A henna deixou meu cabelo lindo, brilhoso, solto, to parecendo propaganda de xampu rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério? Pq será que qdo usei ressecou os meus?
      Tô ficando muito tentada a experimentar novamente...
      valeu Deise!
      bjssssssssss

      Excluir
  13. Deixo aqui um comentário da leitora Lúcia, que me enviou por email:

    "Eu uso a Henna para disfarçar os brancos e gosto bastante. Estou também usando a Henna incolor para ajudar no crescimento"


    Valeu, Lucia!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  14. Erica, uma vez estava com metade do cabelo descolorido e usei a tinta em po da natucor (embelleze) no tom vermelho. ela só cobriu as partes claras do cabelo e ainda ficou soltando tinta vermelha sempre que o cabelo estava molhado. Será que essa tinta em pó que eles usam é henna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Se for henna, tem que vir escrito na embalagem..se não tem, é pq não é...
      bjsss

      Excluir
  15. pra não ressecar tem que usar alguns oléos,mel,tem quem use leite,no forum encaracoladas tem dicas e da pra conseguir vermelho super escuro com a acaju em pó .. pq com a em creme fica uma cor horrível.

    ResponderExcluir
  16. Olá Érika, uso henna surya creme há bastante tempo, kkkkkk. Tenho uma mecha branca na frente e gosto de deixá-la acaju. Todo mundo adora e vem me perguntar o que faço, kkkkkk. Meu cabelo é cacheado e foi o único produto que não o resseca. Já usei o pó uma vez, mas quase não pegou no meu cabelo... Normalmente compro pela internet, já que às vezes é difícil encontrar a cor que uso. Eu amo a henna! Bjkssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber Andrea! cada vez mais está me dando vontade de testar a henna de novo...quem sabe dessa vez eu me dou bem com ela?
      bjssssss

      Excluir
  17. Bom dia Erika!!!
    Acabo de encontrar seu blog, por sinal maravilhoooso!!! ^_^
    Parabéns e obrigada pelas dicas, já vou testar umas duas ou três coisinhas que andei lendo por aqui.

    Mas hoje queria dividir com você(s) este site http://www.hennaforhair.com/mixes/index.html
    É um site realmente bem documentado (e eu diria até mesmo completo) sobre o utilizo da henna, as várias misturas, com exemplos (olhe a quantidade de gente que postou a própria experiência - e cabeleira - lá!) e também tem uma ou duas apostilas sobre os resultados em vários tipos de cabelo, em base às tonalidades, com os efeitos em cada um e também com cada mistura de henna com cassia, com indigo, etc.
    Acredito que pode ser útil pra muita gente aqui! ;)

    Acho que finalmente esta semana vou passar a henna no meu cabelo. Nasci "ruiva dentro" e decidi pôr "pra fora" de uma vez! Hehehheheh...
    Tenho o cabelo castanho, sem nenhum tratamento ou produto químico, então pra chegar no vermelho que eu gostaria (http://media-cache-ec0.pinimg.com/736x/98/de/62/98de62d763f66f2d3b1af99d84774898.jpg), preciso abrir o tom pelo menos até um loiro escuro.
    Agora tô clareando aos poucos com produtos mais leves, mas não muito naturais, tipo a Camomila Intea. Só que ela não é nada natural como eles dizem e demora bastante pra chegar à cor que preciso, assim que provavelmente terei que usar algum tipo de tinta, ainda que de origem vegetal, ecológica e cruelty free claro! ;) Porque quero pra manter manter essa cor e ir retocando a raiz. Assim que se eu tiver que clareá-la pouco a pouco e depois passar a henna... Uffff... Vai ser muito trabalho!
    Comprei a henna Caca Rouge da Lush (https://www.lush.co.uk/product/78/Caca-Rouge-Henna, não sei se tem no Brasil mas acho que o site da Inglaterra entrega aí) e pelo que andei estudando, no site acima, decidi que vou misturar a Caca Rouge com curcuma (também conhecido como açafrão-da-terra) e camomila, pra tirar um pouco do vermelho e deixar mais acobreado (tipo cenourinha mesmo!). Vamos ver no que vai dar...
    Primeiro vou testar com a Caca Rouge que já comprei, mas depois quero comprar a henna pura à parte e ir acrescentando o limão, cravo-da-índia, camomila, açafrão (e o que mais eu encontrar na minha cozinha :P ).
    Tomara que dê certo!

    Obrigada de novo pelos seus artigos!
    Um Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayana!
      Seja muito bem vinda ao Clube!
      Muito obrigada pelas informações!! Vou guardar esse site que fala sobre a henna nos favoritos. Já teve loja da LUSH aqui, mas infelizmente acabou..agora só pelo site mesmo.
      Muito legal suas dicas. Depois se puder envie uma foto seu cabelitcho novo pra eu ver?
      envie pro meu email clubedocabeloecia@gmail.com
      E qq dúvida, é só escrever, ok?
      Bjão

      Excluir
    2. Oi Erika, não deu tempo de te mandar o e-mail com os detalhes, mas te deixo o link de um post que publiquei no grupo "Amor Acobreado" no facebook (acredito que você tenha que participar pra ver o post)
      https://www.facebook.com/groups/amoracobreado/permalink/234809686676090/
      Vai levar um susto! ^_^

      Excluir
    3. Nay, amei, amei, amei!!! \0/
      Ficou belíssimo! Claro que a sua beleza ajudou a ficar mais linda ainda ;)
      Nay, vc nasceu pra ser ruiva! Parece ruiva natural ^^
      Mas ó... deixa o seu cabelo cacheadinho? Amei de paixão! Combinou mais com o ruivo!
      Depois quero pegar todos os detalhes contigo. Já salvei os links que vc deixou lá.
      Em breve estou voltando pro ruivo, mas agora vai ser com tinta, pq já comprei. Mas depois quero usar a henna pra manter.
      Obrigada por compartilhar essa informação maravilhosa!
      bjãooooooooo

      Excluir
  18. Boa tarde, tenho luzes em meus cabelos, que são bem curtos, optei pelas luzes por ter muitos cabelos brancos, já tentei varias colorações e só as luzes me deu uma folga na pintura.Embora os mesmo já estão aparecendo e muitos por sinal.Gostaria de saber se a henna pode me dar um efeito de luzes em meus cabelos brancos, e se é seguro, visto que já há uns seis meses foi que fiz as luzes.Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciane,
      Eu não sei te dizer, pq minha experiência com henna é zero. Espero que alguém entendido do assunto possa te responder aqui... fico te devendo essa.
      bjsss

      Excluir
  19. Erikão, você me ajuda, por favor? Acho que vc entende bem da composição dos produtos e olha só, a Nay que postou aqui em cima, foi a razão de hoje eu ter comprado a henna da marca Himalaya, mas depois de ler seu post, tenho muitas dúvidas e muuuuito medo de aplicar a henna. Meu cabelo já é ruivo, mas eu queria um jeito natural de manter o acobreado, sem ter que apelar pra usar oxigenada no cabelo todo toda vez que for pintar. Então me animei quando vi essa henna em pó, e comprei por impulso! Olha só a composição: " folhas secas em pó de Lawsonia alba e Lawsonia inermis, juglans regia, matricaria chamomila e indigoferia tinctoria, picramato, curcuma longa, bixa orelana." Ela diz ser 100% natural! mas achei estranho! porque no folheto indicativo, diz pra esperar três semanas depois que tiver usado tintura ou outro processo químico, como alisamento. Se é natural, não deveria poder usar qualquer outra processo químico depois? Bem, estou aqui pesquisando sobre, mas não cheguei a nenhuma conclusão. Um beijo e brigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi Carol, não entendo nada de henna não... tbm estou pesquisando pq estou pensando em usar daqui a um tempo... mas essa composição aí tá parecendo natural. Já que vc comprou, se eu fosse vc, enviava um email pro fabricante, pedindo detalhes e pra eles explicarem o por quê dessas 3 semanas de espera...
      Se eu souber de alguma coisa a respeito, te falo...
      bjkssss

      Excluir
    2. Carol, vou responder rapidíssimo antes de pegar no sono... Hehehehe... Zzzzzzzz...
      Essa mistura com henna seria quase perfeita se não fosse pelo picramato.
      Cara! O sódio picramate é um dos "vilães" e culpados da má fama que a henna tem!
      Ele é um corante sintético comumente adicionado à henna para obter um vermelho ainda mais intenso e vibrante.
      Ele PODE reagir MUITO MAL com outras químicas no seu cabelo! Desde ficar verde, esquentar, sair fumaça e cair ali, na hora!
      Isso sim, se você não tiver NENHUMA química sintética e sabe que nunca vai querer usá-la, o picramato sozinho não faria nada... Mas... Acho que não é seu caso... :/
      http://it.wikipedia.org/wiki/Picramato

      Vou tentar amanhã me informar melhor.

      Excluir
    3. Naya, brigadãooooo!!!! Vc será minha consultora para assuntos "hennísticos" hehehheh
      caraca, que medo desse picramate!! Credo!
      Valeu mesmo amore!
      bjãozão

      Excluir
    4. Pois é, ia deixar aqui o que conversamos lá no Amor Acobreado, mas a Nay é bem mais ágil hheheheheh. Então, eu vou entrar em contato com a marca, pois a embalagem é enganosa e eu comprei justamente porque dizia ser "100% natural". De qualquer maneira, como na Ikesaki não posso trocar produtos para cabelo, vou esperar o tempo de 3 semanas e fazer váaaaarios testes de mecha. Não quero perder meu cabelinho e acho que nenhuma cor vale a saúde dos meus fios! Um beijo, meninas!

      Excluir
    5. Melhor mesmo, fazer os testes! ;)
      bjsss

      Excluir
  20. Oiiii,

    Tenho cabelos pretos , mas os brancos já estão bem aparentes , gostaria de deixar esses brancos dourados como luzes , e onde está preto ficar pretos , qual cor devo usarrrrr?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi taty, cabelos brancos pegam apenas pigmentos mais escuros, e em cores de bases naturais, sem reflexos. Acho que não dá pra fazer o que vc quer...mas de qq forma, se informe melhor com um profissional da área ;)
      bjkss

      Excluir
  21. Olá meninas....Comprei o Creme Surya em Creme e assim que testá-lo volto aqui pra deixar minha resenha....Tô com receio pra saber se posso fazer selagem nos cabelos após alguns meses q tiver passado o creme

    ResponderExcluir
  22. Erika, o que vc quer dizer com não usar produtos capilares com muita proteína? Quais tipos seriam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore,
      Onde foi que eu falei isso, pra eu poder ver o contexto...
      mas acredito que vc esteja falando do excesso de queratina... é isso?

      Excluir
  23. Oi Erika!
    Devo ser a vovó no seu blog, mas vamos lá...
    Tenho 70 anos e sem $$ para fazer plásticas nem cremes caríssimos. Pode me dar uma força?
    Minha pele está sem vida e cansada!
    Ainda trabalho e preciso ter uma aparecia legal! Me ajude nesta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minhan querida! Que nada, tem muita gente com sua idade aqui! E depois, só 20 anos a mais que eu... tá gatona ainda! ;)
      Olha, vc veio no lugar certo, pq cremes caríssimos não é comigo não... a natureza tem coisa melhor e mais barata pra nossa pele... o mel é uma delas... argila vermelha e roxa tbm são ótimas pra gente! O açafrão com mel tbm é uma ótima pedida pra face. Gel de aloe vera com mel...muito bom! Óleos vegetais de argan, de semente de uva, de rosa mosqueta, semente de abóbora.... viu qta coisa boa?
      use e abuse delas!! Lá no menu em "receitas naturais" vc acha algumas receitas com esses ingredientes...
      bjkss

      Excluir
  24. Posso usar tonalizante apos 20 dias de ter usado henna creme?
    Bjs.. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassia, não sei te informar com certeza... mas creio não ser bom usar química após a henna...
      bjss

      Excluir
  25. Eu gosto do meu cabelo num tom vermelho acobreado, pode juntar a henna surya vermelha com a cobre e aplicar ambas de uma só vez, misturadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara,
      Sim, sendo as duas da mesma marca, e mesmo tipo (creme ou pó) pode misturar.
      bjssss

      Excluir
  26. Erika, eu tenho cabelo castanho escuro e pinto eles de cobre sendo que gostaria de parar de usar tintas e usar henna que é mais natural, se eu passasse a henna cobre em cabelos escuros ficaria mais ou menos de que cor? e será que o cabelo ficaria mais claro com o tempo, é pq estou com medo de arriscar meu cabelo está muito natural estou parecendo ruiva mesmo. Se você souber me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luna, creio que vai ficar um cobre escuro, pq a henna não clareia...ela tonaliza. Uma amiga minha tem cabelo castanho escuro e usa henna, o cabelo dela ficou lindo... um tom acobreado escuro bem bonito! E a henna vai intensificando, conforme vc for usando... eu já encomendei uma pra mim! Vou testar, e vou fazer uma resenha.
      bjssss

      Excluir
  27. USO A TINTURA DA KOLESTON A MUITO TEMPO NA COR CEREJA,E AGORA TEM MAIS OU MENOS QUE NÃO PINTO OS CABELOS E GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR A HENNA ADORO O RUIVO.GOSTARIA SE SABER QUE COR ELE FICARIA JÁ QUE A RAIZ ESTA FICANDO BRANCA .ADORARIA UM RUIVO NATURAL TIPO ESCOCESA OU VERMELHO BEM PROFUNDO QUAL COR A HENNA FICARIA EM CIMA DA TINTA QUE ESTOU USANDO APROXIMADAMENTE? SE PUDESSE ME RESPONDER FICARIA GRATA POIS ESTOU PENSANDO EM PINTA-LOS NA QUINTA FEIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Não tem como saber como vai ficar...cada cabelo pode reagir diferente.Até pq depende da marca da henna, e tal...
      Só vc testando mesmo, pra saber!
      Eu encomendei uma henna, e em breve farei resenha... aí vc vai poder ter uma ideia de como fica...
      bjsss

      Excluir
    2. VOU COMPRAR A HENNA SURYA E VÊ SE EU A ENCONTRO EM PÓ TAMBÉM VOU ALTERNAR AS DUAS.GOSTARIA QUE MEU CABELO FICASSE DA COR DESSAS FOTOS QUE VOCÊ TEM NO SITE SÃO LINDAS.A PRIMEIRA É UMA COR MAIS NATURAL,MAS A SEGUNDA TAMBÉM ME ENCANTA KKK ESTOU INDECISA MAS SE MEU CABELO FICAR UMA DESSAS CORES ESTAREI FELICISSIMA.KKKK OBRIGADA PELA DICA.E GOSTARIA DE SABER O SITE QUE VOCÊ COMPROU A HENNA. AHH! MINHA IRMÃ ESTA PERGUNTANDO SE ELA PODE FAZER PROGRESSIVA E DEPOIS DE UM MÊS ELA PASSAR A HENNA NO CABELO?

      Excluir
    3. A que eu comprei não é da Surya, é da Welleda. Veja no site welleda.com.br
      Olha, a Srya diz que não tem problema usar a henna após química, mas a henna engrossa os fios, e tvz pra fazer progressiva novamente seja ruim.... aí tem que ver se ela quer continuar com a progressiva... pode ser que a henna depois não ajude...

      Excluir
  28. DEPOIS DA HENNA É VERDADE QUE NÃO VOU PODER USAR OUTRAS TINTAS,NUNCA MAIS?BEM POR UM BOM TEMPO EU SEI QUE SIM MAS TEM MUITA GENTE ME DIZENDO QUE NUNCA MAIS PODEREI USAR MAIS NADA NOS CABELOS.NUNCA USO MESMO,MEUS CABELOS SÃO GRANDES E CACHEADOS ATÉ ESCOVA É DÍFICIL EU FAZER,ENTÃO COM PROGRESSIVA OU SEM PRA MIM É A MESMA COISA POIS A PROGRESSIVA NÃO PEGA EM MEU CABELO.ME DISSERAM QUE SE EU NÃO QUISER MAIS USAR A HENNA E VOLTAR PRA TINTA MEU CABELO CAI OU QUEBRA E JÁ TENHO POUCO CABELO,MAS QUERO PASSAR A HENNA ASSIM MESMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é um exagero do "povo" rs... tbm não é assim, que nunca mais vai poder usar nada.... até pq a henna vai saindo com o tempo... ainda mais se vc não usa nenhuma química, então melhor ainda!
      Eu tbm vou usar henna... quem usar primeiro conta, ok? heheh
      bjsss

      Excluir
  29. SERÁ QUE POSSO USAR A HENNA JÁ FAZ UNS 2 MESES QUE NÃO PINTO O CABELO.OU TEM ALGUM PROBLEMA POIS SEMPRE USEI A KOLESTON

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, 2 meses a tinta já desbotou bem... e a cor dele tá uniforme?

      Excluir
  30. Erika, eu usei a henna em pó Surya, da cor vermelho, e eu não gostei, pq ela não tingiu totalmente o meu cabelo, ela só tingiu os brancos q eu tenho na frente, achei q ficou PÉSSIMO, pq o resto continuou escuro. Eu queria colocar uma outra tinta por cima, será q eu posso, hein? Ou então até a outra henna em creme, será q eu posso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi... vc deixou qto tempo? Pq dizem q henna em pó tem que ficar horas no cabelo pra pegar. Acho que no mínimo 2h.
      Agora, qto à tinta, não sei te dizer... tem pouco tempo que vc fez? Se tem, melhor esperar um pouco, pq a tinta não deve pegar direito...
      bjsss

      Excluir
  31. Erika, bom dia!!
    Li seu post antes de passar a henna (meu cabelo estava loiro bem claro), comprei uma chamada Himalaya cobre, que tbm afirma ser 100% natural.
    Faz 1 mês q passei e adorei a cor acobreada que ficou. Fiz todo o processo com vinagre e tal, deixei por 6h na cabeça aquela lama kkkk
    Porém eu achei q ressecou muito meu cabelo... Estou tendo q comprar muito creme, óleos e etc, pq tá feio o negócio.
    Ela clareou bem nesse tempo.
    Mas pelo motivo de tanto ressecamento, quero tirá-la.
    Eis que venho te perguntar.
    Andei lendo e vi q dekapcolor não altera a cor da henna. Então já descartei.
    Vc acha que se fizer soap cap pode tirar? Sei q vai ressecar ainda mais, mas não aguento ver meu cabelo assim e a raiz já está com 2 dedos e nao quero mais passar esse trem.
    Me dê uma opinião, por favor. Tenho cabelo no meio das costas, comprido.
    Obrigada desde já.
    Adoro seu blog. Beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubia!
      Pois é... a henna tem esse problema!! No meu tbm ressecou! Mas não te aconselho a usar nenhuma química agora. Sabe-se lá o que pode acontecer... Tente usar bicarbonato de sódio com água uma vez na semana, pq serve como um antiresíduos natural... e aí vai tirando aos poucos...
      Faz um teste numa ponta primeiro, ok?
      bjksss

      Excluir
    2. Erika, muito obrigada por sua resposta rápida e atenciosa, como sempre!!
      Andei lendo sobre o bicarbonato, inclusive no seu blog e vou tentar fazer isso, então.
      Essa semana comprei aquela máscara da Haskell, de mandioca. Li muito à respeito dela e sempre li maravilhas. Usei pura, misturei com azeite, semi di lino e tal, mas digo uma coisa: só fica bonito e macio na hora que seca e no dia que lavo. No dia seguinte, as pontas voltam a ficar um bagaço. É como se a henna não deixasse a hidratação penetrar no fio, parece que encapou mesmo, Tô super chateada... Tô pensando seriamente no soap cap pra tentar arrancar isso do cabelo, pq pelo menos se ele ficar despigmentado, a hidratação vai entrar. Não tem sua lógica? kkkkk
      Li aqui no blog sobre o óleo de côco, vou fazer ele pra umectação. Será q ajuda? Não sei mais o q fazer, de verdade.
      Amore, obrigada pela ajuda, vc é 10!!
      Beijão!!!

      Excluir
    3. Oi Rubia!
      Dá uma olhada na composição dessa Haskell mandioca, pq eu acho que ela tem silicone ou óleo mineral (parafina líquida)... e esse efeito que vc falou de ficar ótimo no dia e no dia seguinte ficar ruim, é típico de produto com parafina líquida. Então pode não ser só da henna...

      Qto ao soap cap, cuidado, pq nem todas as hennas são compatíveis com química, principalmente descolorantes. Faz um teste de mecha antes, ok?

      O mel é um ótimo hidratante... dá uma olhada numas receitas com mel que tem aqui no blog...
      bjsss

      Excluir
  32. Meu cabelo era horrivel e comecei usar henna em gel preto e meu cabelo ficou incrivel na bunda e super liso não precso mais de chapinha agora ele ta do jeito que eu sempre sonhei e não ta seco ta super brilhoso:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Acho que vc está confundindo henna com henê.
      A henna não tem em gel, nem preta, e nem alisa...
      bjkss

      Excluir
  33. Bom dia!! Gostaria de saber se tem alguma contra indicação para gestantes, e se tmb posso usar o shampoo henna egipcia para ir mantendo a cor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for henna pura, pode usar... esse shampoo não conheço, não sei dizer...

      Excluir
  34. Olá Erika!
    Tenho cabelo castanho escuro, sem tintura bem mais de um ano. Quero deixar meu cabelo ruivo acobreado, tipo o da foto do post, heheh Sei que terei de descolorir meu cabelo para ficar o laranjinha. Mas agora o dilema: terei de descolorir a raiz periodicamente para passar a Henna, será que a raiz fica muito diferente do resto cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary!
      Pois é.... pior que vai ter que ficar descolorindo a raiz sim, senão vai dar muita diferença!
      bjsss

      Excluir
  35. Erika, dei uma olhada no site da VitaCost lá tem uma henna da marca Dosha Elements que diz ser natural: Ingredients: Henna (Lawsonia inermis)(leaf).
    http://www.vitacost.com/vitacost-dosha-elements-henna-non-gmo-16-oz-454-g-2
    Esse pó é extraído das folhas da L. inermis. Você saberia dizer se ela é a henna incolor?
    Tem essa outra aqui que parece ser muito boa
    http://www.vitacost.com/starwest-botanicals-organic-henna-powder-red

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas parecem ser boas, mas não é incolor não... nenhuma henna pura é incolor.
      bjsss

      Excluir
  36. olá, e o shampoo henna egipcia você conhece?
    será que cobre ou disfarça cabelos brancos?
    grata!

    ResponderExcluir
  37. Ola,eu queria saber que alem da henna surya,welleda e outras marcas .Se eu consigo comprar a 100% henna .Aonde posso comprar me envia sites??Acho q ela vem da india?!.Ela é um po verde igual a foto que esta no blog.bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa,
      Sim, vc acha no site http://www.casadaindia.com/ é a que eu uso.
      bjs

      Excluir
  38. Oi, Erika! Tudo bem? Eu gostaria de saber se essas hennas em pó, como a henna surya, servem pra tatuagem tambem. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia!
      Da Surya não sei... mas a henna em pó pura, serve sim.

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top