CABELOS OLEOSOS: CUIDADOS E DICAS | Clube do cabelo e cia



Oi pessoal!
O excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar a problemas maiores de saúde, como até mesmo uma infecção do couro cabeludo.
Existem soluções simples porém eficazes, que podem ajudar a prevenir e controlar a produção dessa oleosidade. Mas antes, vamos entender como ela acontece:

O sebo se origina das glândulas sebáceas, que estão localizadas por toda a pele do nosso corpo, com exceção das palmas das mãos e planta dos pés.
Este sebo é constituído de gorduras e resíduos celulares; e tem como função lubrificar e impermeabilizar a pele e os pelos do corpo, e protegê-los de micro-organismos nocivos. A função do sebo para os cabelos é proporcionar brilho, sedosidade e flexibilidade.

 As glândulas sebáceas estão conectadas aos folículos pilosos, justamente para que o sebo consiga chegar até os pelos e à superfície da pele. Qualquer desequilíbrio funcional dessas glândulas, pode acarretar em problemas na pele e no couro cabeludo.  Se uma glândula sebácea for bloqueada, ela pode originar um cisto sebáceo.

Os cabelos podem ser classificados de acordo com o grau de produção de sebo pelas glândulas sebáceas:
Nos cabelos secos, há pouca produção de sebo pelas glândulas sebáceas; nos cabelos normais, as glândulas sebáceas produzem a quantidade de sebo suficiente;
Já o cabelo oleoso, é uma consequência da hiperatividade das glândulas sebáceas, que faz com que o couro cabeludo  produza sebo em excesso, tornando os fios gordurosos.

Existem dois tipos de cabelos oleosos:
1. Com oleosidade completa das raízes para as extremidades do cabelo;
2. Com oleosidade apenas nas raízes do couro cabeludo, e o restante do cabelo seco (cabelo misto)


Problemas que podem ser gerados pelo excesso de oleosidade no couro cabeludo:
> Dermatite Seborreia - caspa (falei aqui)
> Queda capilar
> Micoses e fungos

Cuidados:

> O cabelo oleoso tende a atrair e acumular  mais poeira e sujeira  no couro cabeludo, e ainda grudar a sujeira nos fios. Portanto, para quem tem cabelos oleosos torna-se imprescindível lavar os cabelos constantemente.
 Poréeeem, é aí que mora o perigo: usar shampoo comum, com sulfato, pode piorar ainda mais a oleosidade em vez de melhorar. Já falei dos sulfatos aqui.
 Quando você tem cabelo oleoso, o que você quer é obter a oleosidade do cabelo em um estado equilibrado.
O shampoo com sulfato retira TODA a oleosidade, fazendo com que as glândulas sebáceas do couro cabeludo compensem, produzindo mais óleo ainda, para substituir aquele que foi removido.
Portanto, a melhor opção para cabelos oleosos seria utilizar um shampoo sem sulfatos agressivos, ou shampoos 100% naturais, e é claro, essa seria a melhor opção, pois os shampoos naturais contêm óleos vegetais e essenciais que ajudam realmente a tratar a oleosidade, e não apenas retiram a gordura como fazem os shampoos comuns.

> Outra coisa importante nos cuidados dos cabelos oleosos é a escolha do condicionador. Dizem que quem tem cabelos oleosos não deve usar condicionadores...isso porque a maioria dos condicionadores comuns possuem parafina líquida e silicones, que são péssimos para qualquer tipo de cabelo, e para os oleosos, pior ainda.
Maassss...no caso dos condicionadores 100%  naturais ou orgânicos, não há problema algum, pois eles são livres de silicones, petrolatos, e outras substâncias que podem pesar os fios.

> Evitar o excesso de escovação, também ajuda a controlar a oleosidade, pois a escovação estimula  as glândulas sebáceas, aumentando a produção de sebo. E se você tem mania de ficar passando as mãos nos cabelos, saiba que isso também aumenta a oleosidade.

> Usar bonés ou chapéus durante tempo prolongado, favorece a oleosidade e a caspa.

> O uso de secadores em excesso também aumenta a oleosidade.

> A melhor temperatura de água para os cabelos, não é quente nem fria, mas sim a água morna.

> Dieta rica em gordura: As gorduras saturadas, especialmente de produtos lácteos, alimentos fritos, e carne vermelha pode causar a produção de excesso de sebo pelas glândulas sebáceas, resultando em couro cabeludo e cabelos oleosos. Portanto, evite o consumo excessivo de alimentos com gorduras saturadas.

> Hormônio: o aumento de testosterona pode ativar as glândulas sebáceas. Condições de stress podem aumentar os níveis de hormônios androgênicos na corrente sanguínea em homens e mulheres. Logo, a ingestão de anabolizantes também contribui para o aumento da oleosidade na pele e cabelos.



Dicas para cabelos oleosos:

Cerveja - O álcool tem um efeito de secagem e a cerveja pode ajudar a resolver esta questão. Encha um
copo com cerveja e misture em 2 xícaras de água. Use esta mistura como uma lavagem e, em seguida, enxágue com água.  Quanto maior for o teor de álcool é a mais forte é o efeito de secagem... então nada de jogar "pinga" na cabeça, hein!!

Vinagre de maçã - Despeje um quarto de xícara de vinagre em uma bacia ou usar uma garrafa spritz. Use o vinagre de cidra para lavar o cabelo depois de lavá-lo com água morna. O vinagre de cidra auxiliares de lavagem de prevenir o acúmulo de shampoo. Acúmulo Shampoo atrai mais sujeira e óleo.

Chá verde - O chá verde é outro grande remédio para o cabelo oleoso . O ácido tânico é um adstringente que ajuda a reduzir a oleosidade.

Suco de limão - Esprema o suco de 1 limão e misture com um copo de água; lave os cabelos com essa mistura, e enxágue bem com água morna. O suco de limão funciona da mesma maneira que o vinagre.

Gel de aloe vera - A babosa tem propriedades adstringentes e auxilia no controle da produção excessiva das glândulas sebáceas, melhorando assim a oleosidade (veja mais benefícios da aloe vera aqui).
Com os cabelos limpos e úmidos, massageie o couro cabeludo com o gel da babosa, deixe por 20 minutos e enxágue. Falei sobre como tirar o gel da babosa aqui.

Óleos vegetais e essenciais: Ao contrário do que muita gente pensa, óleos vegetais também podem ajudar no controle da oleosidade do couro cabeludo. Alguns óleos contêm uma quantidade elevada de ácidos graxos essenciais que ajudam a reduzir a superprodução de sebo a um nível equilibrado.

Como por exemplo, alguns óleo vegetais:
- Argan - Jojoba - Oliva - Coco - Licuri - Semente de uva...

Como usar os óleos vegetais: Esfregue o óleo nas mãos, e aplique no couro cabeludo limpo e úmido, massageando com a pontas dos dedos; deixe no mínimo 30 minutos, e enxágue bem com água morna.

E alguns essenciais: (não devem ser utilizados puros; somente diluídos. Falei sobre isso aqui)
- Alecrim - Limão - Gerânio - Manjerona - Cedro - Citronela - Bergamota - Sálvia - Capim limão ...


Ficam as dicas!!
Bjkssss




Postar um comentário

  1. Ótimas dicas sempre achei que óleos poderiam piorar minha situação, mas agora vou fazer o teste...

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post, pelo visto estou fazendo quase tudo certinho (tirando a temperatura da água do chuveiro! hahaha).
    Estou usando o shampoo de cerveja da Sal da terra, ele é ótimo!!! Pra hidratar uso babosa, óleo de coco e pretendo comprar o de uva pra usar como óleo anti frizz. Realmente depois que mudei pros produtos sem sulfato e derivados de petróleo, meu cabelo melhorou bastante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      É verdd, depois que o cabelo se livra dessas químicas, é que a gente vê a diferença!
      bjkssss

      Excluir
  3. Erikinha, tudo bem?
    Menina, adorei o novo layout, está bem mais fácil para leitura! Ficou ótimo!
    Mas essa da cerveja não sabia e ri muito com a pinga kkk...
    Eu sofro de oleosidade na raiz, mas a minha é mais na frente do que na parte de trás da cabeça, vai entender?! Rs...
    Adorei as dicas como sempre arrasou!
    Beijão!!!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindonaaa!
      Vc viu? Jà que não mudo o cabelo, mudo o blog! rsrsrsrrs
      Mas eu li que é mais comum na parte da frente mesmo... deve ser mais quente que atrás, né?
      bjão amore!!

      Excluir
  4. Oi amoreee!!!
    Adorei as dicas...tenho o couro cabeludo muito oleoso, especialmente depois que comecei a fazer progressiva.
    Essas dicas vão me ajudar muitooo!!
    Duas perguntas, rs...O óleo vegetal de maracujá tbm ajuda?? Depois de pintar o cabelo ou fazer progressiva posso usar o vinagre de maçã?
    bjss
    http://essenciadanatureza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patiiiiiiiiiiiiiiii!!!
      O óleo de maracujá serve pra cabelos normais e oleosos, então deve ajudar sim! Sim, pode usar o vinagre depois de qq química.
      bjãooo

      Excluir
  5. Acho que boa parte das pessoas acha que tem o cabelo oleoso, mas na realidade é o tipo de shampoo que usam. Falo isso pois recomendei a algumas amigas um shampoo sem sulfatos fortes há umas 2 semanas e elas realmente perceberam uma diferença na oleosidade do couro cabeludo delas. Além disso, conheci algumas meninas que aconteceu a mesma coisa. E comigo aconteceu o mesmo. Ta certo que meu cabelo tem uma tendência à oleosidade, mas desde que comecei a usar o shampoo que estou usando (sem sulfatos fortes), meu cabelo ta beeeeeeeeeeeem menos oleoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Claudinha! Shampoos com sulfatos trazem muitos problemas ao couro cabeludo, inclusive a oleosidade.
      bjksss

      Excluir
  6. Nossa dessa eu não sabia.. Qual o melhor ou mais indicado shampoo sem sulfato???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto dos shampoos da Sal da Terra, que não tem nenhum tipo de surfactantes.
      bjkssss

      Excluir
  7. Estou completamente viciada nesse seu espaço. É n de extremo bom gosto e amigo do meio ambiente - algo super difícil de ver. Precisei deixar meu MUITO OBRIGADA neste post em especial. Sofro com oleosidade na raiz desde criança. Não sei o que é condicionador há pelo menos 10 anos, e mesmo assim meu cabelito dura sem brilhar por 2 dias. Sempre percebi, entretanto, a falta de uma hidratação nas pontas e é por isso que as faço uma vez por mês.

    Acho E que estava tudo ok. Até descobrir que não.
    Vou tentar condicionadores orgânicos e te digo o resultado!

    Mais uma vez, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heloísa,
      Que bom, que vc gostou daqui!!! \0/
      Antes de comprar o condicionador, experimente usar vinagre de maçã com água. Essa mistura, além de melhorar a oleosidade, serve também como condicionador natural, e vc pode acrescentar uma colher de mel tbm na mistura, que além de também tratar a oleosidade, vai hidratar suas pontas.
      Qualquer dúvida, é só chamar, ok?
      bjsss

      Excluir
  8. Oi Erika!
    Antes de mais nada queria dizer que estou amando suas dicas...ajudaram muito o meu cabelo e estou melhorando muito! Me diagnosticaram dermatite seborreia e me deram montes de productos químicos que só me fez mal (queda de cabelo super forte)! Fiquei tão preocupada que suspendi o uso desses champoos...aí encontrei o seu blog e comecei a utilizar algumas das suas dicas e ADEUS queda de capilar e o excesso de sebo totalmente controlado! AMEI!!!
    O único problema é que está sendo muito complicado encontrar shampoo sem sulfatos...eu vivo em Tenerife, Ilhas Canárias e todos os shampoos que encontrei têm algum químico...principalmente o lauril sulfato de sódio! Você conhece alguma marca internacional que seja totalmente natural? Brigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi amore!!! Deve ter sim, mas não sei te informar...
      Uma coisa que deve ser fácil de achar aí no exterior é sabão de castela líquido (Castille). Ele é feito com óleo de coco e óleo de oliva, e é natural. Veja se acha por aí... tenho quase certeza q vc vai achar!
      Esse sabão líquido por ser usado como shampoo, sabonete líquido... e vc pode acrescentar óleos essenciais se quiser.
      bjsss

      Excluir
  9. olá meu amor, estou chegando agora no seu blog mas de cara ja me apaixonei pelas suas dicas, eu gostaria de saber o chá verde é aplicado após o shampoo ou antes dele? obrigada e parabéns pelo seu trabalho, você ganhou uma mas nova leitora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda Eley!! \0/
      Vc pode usar o chá verde como um enxágue depois do shampoo, ou pode usar ele no lugar do shampoo. Se for usar no lugar do shampoo, misture uma colherinha de mel, que ajuda na limpeza do couro cabeludo.
      bjss

      Excluir
  10. Mas você lava o cabelo com shampoo e condicionador antes de colocar a mistura de limão e agua? ou lava depois? ou só aplica a mistura e enxagua? pode secar com secador ne!! amei as dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, é pra usar a mistura no lugar do shampoo e condicionador. Se precisar, usa um çeave-in depois, e no caso do secador, protetor térmico. Só cuidado q o limão tende a dar uma clareada, e tem q enxaguar muito bem depois q usar. No máx 2 vezes na semana.
      bjsss

      Excluir
  11. OI,tenho uma dúvida quanto ao uso do vinagre com água,é para usar depois de lavar somente com shampoo ou shampoo e condicionador? E depois de uns minutinhos eu devo enxaguar?Quantas vezes na semana devo fazer isso? Sabe me dizer também se o mel ajuda a limpar o couro cabeludo e no tratamento para queda de cabelos e qual a melhor forma de usar o mel nos cabelos?
    Obrigada,seu blog é ótimo viu esta de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Pode-se usar o vinagre de várias maneiras... o ideal é vc ir testando pra ver qual a melhor pro seu cabelo.. tem gente que usa depois do shampoo (no lugar do condicionador), e não enxágua; outros já enxáguam... depois do condicionador não há necessidade.
      Pode usar depois de uma máscara tbm, se a máscara não tiver pH baixo.

      Pode fazer qts vezes vc quiser e achar q seu cabelo precisa.
      O mel limpa sim, e tbm condiciona. Pode até misturar um pouco de mel na água com vinagre como condicionador.
      Vc pode usar o mel em máscaras, ou puro com água...
      bjkssss

      Excluir
  12. realmente muito interessante, gostei muito, dicas legais e inspiradoras
    Um Post que complementa http://www.conceitom.com.br/cabelo-oleoso-como-se-livrar/#more-1204

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top