POSTURAS DO YOGA E SEUS BENEFÍCIOS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS | Clube do cabelo e cia



Oi galera!

Que tal conhecer um pouco mais sobre as posturas (ásanas) do Yoga? Elas não são simplesmente um exercício físico, pois também possuem efeitos terapêuticos e psicológicos, o que diferencia o Yoga da maioria das atividades físicas.

Existem muiiiiiiiiiiiitas ásanas no Yoga...e destaquei aqui pra vocês, apenas algumas delas e seus benefícios... (lembrando que todas as ásanas possuem variações, o que faz com que possam ser executadas de maneiras distintas)



Paschimotanásana (pinça): 
Efeitos terapêuticos: 
A contração dos músculos abdominais estimula as vísceras por amassamento. tem efeito sobre baço e rins. Vitaliza centros nervosos lombares e sacros, beneficiando todosos órgãos por eles enervados (sexuais,bexiga,próstata e reto). Eficaz contra distúrbios do estômago, pois estimula a produção de suco gástrico. Normaliza fígado, rins e intestinos, e cura prisão de ventre. Eficaz no combate a insônia, diabetes, males digestivos, do estômago e dores lombares.

Efeitos psicológicos: 
Aumenta a autoconfiança, a sensação de autodomínio e de leveza, combatendo a depressão e o pessimismo. 



Vakrásana (torção): 
Efeitos terapêuticos: 
Provoca maior afluxo sanguíneo sobre a coluna, tonificando os nervos raquidianos e os gânglios do sitema nervoso simpático, contribuindo assim para corrigir suas distonias.

Efeitos psicológicos: 
Fortalece a vontade, o destemor e o senso de equilíbrio; dá vigor e ao mesmo tempo serenidade.


Dhanurásana (arco): 
Efeitos terapêuticos: 
Elimina as dores nas costas derivadas de atividades sedentárias. Corrige irregularidades mentruais.

Efeitos psicológicos: 
 Estimula toda a atividade endócrina, com surpreendentes proveitos para a saúde psicossomática em geral. Enriquece a personalidade, dando vivacidade à mente. É psicoestimulante.

Bhujangásana (cobra):
Efeitos terapêuticos: 
Promove abundante irrigação sanguínea na musculatura das costas, que é eficazmente desenvolvida. Restaura a flexibilidade da coluna. Aumenta o calor do corpo e corrige a inapetência. Tonificante de úteros e ovários, melhorando distúrbios da menstruação. Beneficia os rins e todos os órgãos abdominais. Estimula tireóide (contra indicada aos hipertireóideos). Melhora dores nas costas (provocada por sedentarismo). Melhora prisão de ventre; beneficia todo o sistema nervoso.

Efeitos psicológicos: 
Desenvolve confiança e afsta complexos de inferioridade.


Matsyásana (peixe): 
Efeitos terapêuticos: 
É especialmente benéfica para a tireóide devido à abundante irrigação sanguínea na área. Beneficia a musculatura torácica, e as glândulas pineal e pituitária. excelente para coluna e musculatura das costas. Eficaz contra prisão de ventre. Traz alívio contra asma, bronquite e amigdalites. É neuroestimulante

Efeitos psicológicos: 
Propicia otimismo, autoconfiança, paz, clareza na inteligência e desenvolve a sensação de energia e resistência à fadiga. Benéfico para pessoas apáticas e melancólicas.


Chakrásana (roda):
Efeitos terapêuticos:
Estimula tireóides, cura desarranjos da traqueia e laringe. 

Efeitos psicológicos: 
Dá vivacidade intelectual, aumenta a memória, é psicoestimulante.



Sarvangásana (postura sobre os ombros): 
Efeitos terapêuticos: 
Estimula a tireóide, melhora hemorróidas, prisão de ventre, congestão hepática,visceroptose (queda das vísceras), dispepsia, varizes, varicelas, amigdalites, hérnias, tremores e contrações nervosas, impotência sexual, corrige insuficiência ovariana, anomalias menstruais, boa para menopausa.

Efeitos psicológicos: 
Alivia ansiedades, aumenta a libido e a potência sexual, ao mesmo tempo em que age no sentido de transformar a energia erótica em criatividade, sensibilidade e espiritualidade.


Halásana (arado): 
Efeitos terapêuticos: 
É uma completa massagem natural em todas as vértebras, acentuando flexibilidade e elasticidade à coluna vertebral inteira. Fortalece os músculos das costas e do abdômen beneficia os músculos do coração; tonifica o sistem nervoso simpático, reduz dilatação do fígado e baço, beneficia o pâncreas (bom para diabetes sem tratamento de insulina)

Efeitos psicológicos: 
Autodomínio, superação de sentimento de inferioridade, aumento de confiança em si mesmo, agilidade mental e alívio de estados angustiosos. Estimula a atividade cerebral.

Shirshásana (pouso sobre a cabeça):
De todas as posturas, esta é a mais poderosamente rejuvenescedora e a que mais prontamente alivia a sensação de fadiga. Considerada pelos yoguis como a rainha das posturas.

Efeitos terapêuticos: 
Beneficia as glãndulas endócrinas (pineal,pituitária,tireóide e paratireóide), trata gastrites, prisão de ventre, visceroptose, distúrbios do baço e fígado, varizes venosas, anomalias linfáticas, hérnias, asma, distúrbios genitais femininos.

Efeitos psicológicos: 
Desenvolve confiança, alivia depressão, dá disposição, elimina fobias e instabilidades emocionais, promove paz interior.

Contra indicações:
Labirintite, pressão alta, fezes empedradas, debilidade cardíaca, debilidade nos capilares dos olhos, dor de dente, palpitações quando abaixa a cabeça, portadores de desvios de vértebras cervicais, nevralgia facial, para quem teve traumatismo craniano.



Triconásana (triângulo)
Efeitos terapêuticos:
Trabalha intensamente os músculos dorsais e laterais, bem como a coluna vertebral. Estimula a movimentação peristáltica intestinal. tonifica os nervos raquidianos e os gãnglios nervosos; massageia os rins, reequilibra o apetite e previne prisão de ventre.

Efeitos psicológicos: 
Acentua a autoconfiança. É estimulante.



Ardha-Vrikshásana (meia pose da árvore):
Efeitos terapêuticos:
Vitaliza orgãos digestivos e rins, e articulação coxo-femoral(quadril)

Efeitos psicológicos: 
Equilíbrio emocional e mental. desenvolve controle do sistema nervoso, acalma a mente.




Naukásana (barco):
Efeitos terapêuticos:
Fortalece as vértebras lombares e tonifica os nervos, ciática, fortalece os músculos abdominais, fortalece o senso de equilíbrio.  Ajuda a eliminar a barriga e parasitas intestinais, flatulência. Ajuda na digestão e estimula o peristaltismo intestinal. Regula a função do fígado, rim, intestino delgado, pâncreas e baço. É muito eficaz no tratamento de doenças do estômago e dos intestinos, estimula o apetite. Ajuda na eliminação de toxinas, micção excessiva ou incontinência. Harmoniza a função dos órgãos reprodutivos feminino e a menstruação. Indicado para pacientes com diabetes. Fortalece o coração e os pulmões, reduz o catarro e melhora a visão.


Efeitos psicológicos: 
É apropriado para as pessoas sensíveis e irritáveis, pois proporciona liberação de tensão.



Ushtrásana (camelo):

Efeitos terapêuticos:
Beneficia: coluna vertebral, laringe, pulmões, coração, abdómen, zona pélvica; glândulas endócrinas tiróide, paratiróide e pituitária; articulações e tecido adiposo.

Fortalece as costas, tonifica e aumenta a flexibilidade da coluna vertebral, alonga e expande o pescoço, braços, tórax, abdómen, coxas, pés e flexão do joelho, dilata o peito e expande os pulmões, tonifica a laringe, o coração, os músculos do pescoço, os órgãos pélvicos e abdominais, reforça as articulações da bacia e do cóccix.

Aumenta a energia e ativa a circulação no rosto e pescoço. Estimula as glândulas endócrinas. Fortalece ombros e ancas. Reduz a gordura nas pernas e na barriga.

Combate os ombros caídos, costas arqueadas, cifose (curvatura acentuada da parte superior da coluna) e espondilose cervical, dorsal e lombar (processo degenerativo dos discos intervertebrais e das vértebras).

Estimula os nervos da coluna e todo o sistema nervoso, tanto simpático como parassimpático, proporcionando o equilíbrio neurovegetativo. Estimula o coração e sistema circulatório, aumento a circulação de sangue rico em oxigénio.

Efeitos psicológicos:
Liberta tensões emocionais, combate a ansiedade e stresse. Aumenta a resistência, a autoconfiança e a concentração.

Contra-indicações
Hérnias discais. Lesões ou problemas mais graves nas costas e pescoço.








Balásana (criança):
Benefícios: alivia constipação e dor nas costa. acalma o sistema nervoso central;  
Relaxa todos os músculos do tórax e braços.





Ado Muka Shvanásana 
(cão olhando para baixo):

Benefícios: Fortalece a musculatura da região dorsal; diminui a fadiga; exerce a ação sedativa no organismo; regulariza o ritmo cardíaco.




Baddha konásana (borboleta)

Benefícios: alivia a dor ciática, previne a hérnia, e problemas genitais, urinários e menstruais. 




Shavásana (postura do morto): 
Propicia recuperação rápida e completa da fadiga de qualquer espécie; cura transtornos fisiológicos produzidos pelo trabalho excessivo e pela tensão, harmoniza os processos mentais, reduzindo a atividade das ondas mentais; limpa os entraves de natureza tensional; proporciona uma irrigação sanguínea completamente livre e regeneradora em todo o corpo; aumenta a energia prânica e mental; diminui a sensibilidade à dor.




Já sei... aposto que a postura que vocês mais gostaram foi essa última! kkkkkkkkkkk

Então façam o shavásana 10 minutos por dia, e em algumas semanas, vocês perceberão seus benefícios! :)





Fonte:
Livro Auto perfeição com Hatha Yoga




Postar um comentário

  1. Adorei!!!
    Quem está enferrujada como eu pode fazer? hahaha
    Vou fazer algumas.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana!
      Não só pode, como deve hehhehe
      mas sempre dentro do seu limite, sem forçar muito, ok?
      bjks

      Excluir
  2. Ótima matéria, me esclareceu algumas dúvidas principalmente com relação ao psicológico. Queria muito ter a oportunidade de fazer yoga, mas confesso que fiquei assustada com algumas posições, acho que eu não conseguiria nunca hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Consegue sim! É claro que não será no primeiro dia, mas com a continuidade vc conseguirá fazer todas essas e muito mais! ;)
      Olha,tenho uma turma com alunas dos 14 aos 70 anos, e todas elas fazem. Como vc viu, as posturas trabalham a autoconfiança tbm, e qto mais vc pratica, mais vc percebe que é capaz.
      bjks

      Excluir
  3. Olá!

    Adorei o post. Gostaria de praticar yoga, essa série que vc postou seria um bom começo? Se for, quanto tempo cada posição? Há formas de respiração correta tb né? E qual horário vc recomenda fazer? Sempre fiquei em dúvida sobre a trasição dos movimentos...é simplesmente parar um e começar o outro? Valeu de novo pelo post!

    Abçs ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Sim, vc poderia começar fazer essa série dentro dos seus limites, claro. O ideal é que se permaneça no mínimo 20 a 30 segundos em cada postura, ou o máximo que conseguir ficar. Qto mais tempo, melhor.

      A maneira de fazer varia com o estilo do Yoga. Na hatha yoga se permanece mais tempo nas posturas, enquanto na ashtanga ou na power já existe uma sequência onde vai passando de uma postura para outra.

      Na minha opinião, o melhor horário é aquele que vc se sente bem... em qualquer horário, os benefícios serão os mesmos.

      Vou separar uns vídeos para iniciantes para deixar aqui para vcs, ok?

      bjks

      Excluir
  4. Oi, Erika!
    Quando, agente faz esses movimentos fica quanto tempo em cada postura?
    bjuss, valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roziane1
      O ideal é no mínimo 20 a 30 segundos, ou o máximo de tempo que vc aguentar ;) sempre levando a atenção à respiração e para as partes do corpo que estão sendo trabalhadas.
      bjks

      Excluir
  5. Olá Erika.

    Parabéns, vc conseguiu me animar a praticar algumas destas posturas. E olha que sou "alergica" a qualquer atividade física rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Egna!!
      Opaaaa que maravilha!!!
      Em breve vou selecionar alguns vídeos de aulas para iniciantes, pra deixar aqui pra vcs, ok?
      segura essa vontade aí..não deixa ela ir embora não, hein! rsrrsrs
      bjks

      Excluir
  6. faça Yoga voce também! Não precisa de nada só voce querer! Faça quando sentir vontade! assim se inicia um elo! e de elo em elo se faz uma corrente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí meu querido, basta começar... e depois, tudo flui!!
      bjssss

      Excluir
  7. Então, muito legal esse seu post, bateu uma vontade de tentar começar a fazer a posição da pinça e da cobra, você aconselha que seja feita antes de dormir ou ao acordar?

    As ilustrações ficaram ótimas, assim não corre-se o risco, de machucar a coluna.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa!
      Eu costumo dizer que a melhor hora, é a hora da vontade!
      =D bjks

      Excluir
  8. Que post maravilhoso :-)

    ResponderExcluir
  9. Olá Erika. Yoga traz qualidade de vida associada a uma alimentação saudável e junto com a água diamante faz mudanças rápidas e para melhor, eu que o diga!
    Bjs que Mestre Hilarion ilumine sua quinta feira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      com certeza, muita qualidade!!
      Que água diamante é essa? conta conta...não conheço!
      Um dia iluminado pra vc tbm ;)
      bjãaaooooo

      Excluir
  10. Amei esse post. Yoga é uma das poucas atividades físicas que consigo praticar com gosto e me sentir bem depois. Recomendo sempre. A sensação de bem-estar depois da prática é maravilhosa. Namastê! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdd Vanessa, é uma sensação muito boa né... uma leveza!!
      bjsss
      Namastê!

      Excluir
  11. Adorei o post. Amo Yoga e nesses 6 anos que pratico só acumulo benefícios, tanto físicos como mentais. Atualmente faço aulas de Vinyasa avançado e, algumas vezes, Iyengar Yoga, mas tb gosto de praticar em casa quando tenho um tempinho. Interessante que algumas pessoas acham que yoga é uma atividade monótona, parada etc etc, desconhecendo totalmente no que consiste essa prática maravilhosa e completa. Acho que seus posts são bem esclarecedores e podem motivar muita gente a se interessar e praticar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Regina!
      As pessoas confundem muito... acham que yoga é ficar parado meditando...e tem gente que acha até que é religião... falta de informação mesmo!

      Acho ótimo variar os estilos! ;)

      E tomara mesmo que eu consiga motivar as pessoas, pq só quem faz, sabe os benefícios que o yoga traz!

      bjão

      Excluir
  12. Estou praticando..ja estou fazendo quase todas,mt bom msm! a unica q nao vou ter coragem de fazer é a Shirshásana....achei quase impossivel de fazer..tenho medo ate de tentar..rs mais fico aguardando vc postar novas posturas e seus beneficios...estou bem interessada,obrigada por este post!
    beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que maravilha Juliana!
      Ah, mas o sirshásana é assim mesmo...aos pouquinhos...e tem que começar com a ajuda da parede... vou ver se acho um vídeo didático pra vcs... bjs

      Excluir
    2. A é,com a ajuda de um video ate da pra tentar msm sem tanto medo...rs
      te agradeço
      Bjus

      Excluir
  13. Oii Erika qual a dica que vc da para iniciantes na área de Yoga, me interessei bastante porém não sei nem por onde começar, que tal fazer algum video ensinando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore,
      Tem um post aí na coluna de Yoga no menu, que tem um vídeo pra quem quer começar... comece com ele. Um dia quem sabe eu faça uns vídeos...mas preciso de tempo..tá difícil ..rs
      bjsss

      Excluir
  14. Erika, amo yoga. Eu sempre achei super interessante antes de começar a fazer, mas não sabia ao certo como ela me influenciaria (e se o faria) psicologicamente. E é incrível como faz a diferença e como os resultados não são lentos (talvez os físicos). Hoje sou mais forte, mais determinada, mais equilibrada e mais muita coisa boa. Ah! Sou mais flexível também. Super indico.

    Sobre as posturas, adoro todas elas. Os guerreiros também me ajudam muito. Ah, eu amo todas! =D

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline!
      Depois que a gente começa a sentir os efeitos da yoga, não tem mais como parar, né? Delícia demais!!
      Bjsssss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top