SHAMPOO ARTESANAL DE CERVEJA – SAL DA TERRA | Clube do cabelo e cia



Sim meninas, hoje é dia de resenha!!

 Por que não experimentar as linhas orgânicas e naturais?

Os cosméticos orgânicos e naturais são uma alternativa mais saudável, ou seja, livre de químicas nocivas e pode ser um bom começo. E pretendo mostrar para vocês alguns do que tive contato até agora.

Na verdade, sabemos que toda transição deve-se dar por etapas e cada pessoa tem o seu tempo de adaptação (ou seria melhor dizer “todo cabelo”? Ah, vocês entenderam! rs)

Então, hoje vou falar do Shampoo de Cerveja – Sal da Terra, vamos conferir?



Sobre o Produto:
É um shampoo artesanal, feito por processo natural.

Composição:
> óleos saponificados de palmiste, arroz, mamona (rícino) e  gérmen de trigo,
> cerveja artesanal,
> óleos essenciais de patchouli, ho wood, limão tahiti
> vitamina E




Como vocês poderão ver na fórmula é um shampoo livre de sulfatos e demais substâncias químicas limpantes. A limpeza se dá através dos óleos saponificados e como já vimos no primeiro capítulo do Crono-Óleos, devido aos ácidos graxos presentes nos óleos vegetais.


Como usei:
Aprendi que no meu cabelo, o processo de lavagem com shampoos orgânicos/naturais deve ser assim: aplico no couro cabeludo inteiro (uma ou duas vezes, depende), massageio bem (é essa massagem que faz toda diferença) e deixo um pouco no cabelo (um minuto ou dois minutos, no máximo, enquanto trato de outros assuntos no banho! rs), e vou enxaguando cuidadosamente, para que essa água misturada com o shampoo vá penetrando nos fios.

O que achei:
O shampoo tem uma consistência bem líquida, portanto, devemos tomar cuidado ao retirar da embalagem para a aplicação. Tem uma cor alaranjada e é transparente. Promove uma limpeza delicada, sem retirar tratamentos e nem enrijecer os fios, mas não pensem que senti meus fios sujos por isso, pelo contrário, embora seja um shampoo bem nutritivo e delicado, promoveu uma boa limpeza e senti uma sensação agradável no couro cabeludo.



Faz pouca espuma, mas não senti dificuldade de espalhá-lo no meu couro cabeludo. Tem uma fragrância herbal (gostei dela, é bem suave), que não permanece nos fios.

Reconheço, se o seu cabelo está muito danificado, é interessante conciliar com o tratamento com óleos vegetais, pois ele não dará conta. E se você usa finalizadores ricos em parafinas e silicones, não é um shampoo indicado para esse fim, afinal, esses ingredientes somente são retirados com o sulfato ou Cocamidopropyl betaine, entre outros.

E quanto ao ressecamento? Não senti. Mas vale lembrar que minha adaptação aos produtos naturais tem sido agradável, não sinto tantos problemas, o meu cabelo está aceitando tudo que ando colocando nele, é impressionante! (nunca mais reclamo dele! rs).



Mas não custa lembrar...
A Érika já fez essa observação: alguns cabelos demoram a se adaptar com a rotina orgânica/natural e no começo você pode sentir que não estão respondendo bem. Vai depender da quantidade de química, silicones, petrolatos que você já utilizou nos seus fios. E depende da fase capilar que você vive. Aliás, não só sua fase capilar, como alimentação, estresse, poluição, sol, mar, piscina, tudo pode ser um fator que dificulte ou facilite essa transição, portanto, antes de tudo, recomendo paciência, o seu cabelo vai agradecer no final, eu já vejo diferenças e posso garantir que quando as respostas começam a ficar visíveis, é totalmente surpreendente, você nota um cabelo mais saudável sem qualquer tratamento mascarado.

Portanto, quem quiser, recomendo experimentar!

Espero ter ajudado!!

Beijos e até o próximo (vêm mais produtinhos orgânicos por aí, gente!)

Uptade: Conversando com a Aline da Sal da Terra Saboaria, que é responsável por todo trabalho artesanal, ela me contou que a ideia do shampoo de cerveja surgiu dos avós, que produziam a cerveja artesanal e usavam também nos cabelos. Os dois tiveram cabelos muito saudáveis e com poucos brancos até os 80 anos. E no rótulo, existe a inscrição H. Abati e família, uma homenagem a seu avô, que tinha o sonho de que a família trabalhasse unida!

Impossível não admirar ainda mais a marca, o produto, que além de saudável tem todo esse carinho e amor! Aline, obrigada por autorizar compartilhar isso conosco e tenha certeza que a Sal da Terra está aprovadíssima pelo Clube!







Postar um comentário

  1. Nossa que diferente, nunca vi um shampoo de cerveja.
    Tbm nunca usei nenhum shampoo orgânico.
    Adorei o port.
    Beijão!

    www.rotinadeboneca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Emília, sabe que eu comprei justamente por isso? a curiosidade pela cerveja (e eu nem bebo, pode? kkk), mas fiquei achando que seria bem nutritivo e confirmei minhas desconfianças! kkkkk

      Obrigada boneca!

      ps.: minha preferida do sítio sempre foi a Emília...kkkk

      Excluir
  2. Esse eu não conhecia, aliás preciso conhecer produtos orgânicos e experimentar.
    Ótima resenha!

    Abraços flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia obrigada! Sim, se experimentar, conta pra gente! bjs

      Excluir
  3. Reza a lenda que a musa Catherine Zeta-Jones usa cerveja no cabelo e ama os efeitos... Assim que vi o título do post lembrei disso, rs...
    Fefa, amada, fico muy feliz que você esteja se adaptando a essa vida mais orgânica de modo simples e feliz (afinal de pouco serviria se fosse pra fazer isso sofrendo e cheia de dificuldades, né?!)...
    Minha única preocupação com produtos mais artesanais é o pH (ramente vejo informações nesse sentido e quando vejo acho que os condicionadores não são ácidos o suficiente.... Adoraria se você conseguisse mais informações a respeito)...
    Amei "di cum força" o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida Diva!!!

      Eita que eu não sabia que a Catherine Zeta-Jones usava cerveja! E ela além de lindíssima, sempre exibiu um cabelo lindo, maravilhoso...muito legal saber, acho que dá certo mesmo, hein? rs. Vc sempre acrescentando nos comentários!

      Sim Esther-diva, concordo, sempre que vamos iniciar algo, deve ser no mínimo prazeroso, se não, por que mudar, né verdade? Mas meu cabelo até que não coloca muitos obstáculos desde que comecei a aceitá-lo como ele é bagunçadinho, como diz Carol. kk

      Olha querida, ótima ideia essa questão do ph nos orgânicos/naturais e sim, vale a pena falarmos disso...de fato por causa da promessa de composição 100% natural, o ph acaba se aproximando do neutro e os condicionadores não são tão baixos(e sei que muita gente precisa de um condicionador mais ácido, é o caso da Érika)...é um ótimo assunto para desenvolver, pode deixar que as pesquisas seguem! anotada a dica!

      bjooooo e obrigada sempreeeeeeeee pela sua presença!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem! Fiquei curiosa com este produto, depois vc poderia postar a composição?
    Será que é bom para cabelos tingidos, detonados etc..?
    Gratidão,
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Aff que a besta aqui não reparou que composição já foi postada!! É aquela listinha super simples? Que beleza!
    Desculpe a falta de atenção!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk Line, liga não amore... é que a gente tá tão acostumada a ver uma composição cheia de nomes químicos, que qdo tem uma simplezinha a gente nem repara né? hehehhe é que produto orgânico é assim mesmo...só tem coisa boa rsrs
      bjks

      Excluir
    2. Será que serve para cabelos tingidos, detonados etc?
      Bjs

      Excluir
    3. Oi Line, menina, por mais impressionante que seja é aquela listinha simples mesmo! rs

      Meu cabelo é tingido e ele funcionou muito bem, aliás, ele é até bem nutritivo, acho que até ajuda na recuperação dos fios. Mas como não retoco há algum tempo Line, vou ficar devendo quanto a durabilidade da cor, mas imagino que como não tem os surfactantes agressivos de um shampoo comum, ele seja menos agressivo quanto ao desbotamento também!

      Quanto ao cabelo "detonado" não sei o nível do detonado (me ajuda? rs)...os produtos orgânicos e naturais têm uma resposta mais vagarosa, pois não possuem silicones e substâncias que proporcionam aquele embelezamento imediato, sabe? pode ser que, dependendo desse "detonado" o cabelo demore um pouco a responder, mas nada que uma umectação em paralelo com óleos vegetais - e se for muito detonado - as manteigas vegetais, não possa ajudar na recuperação dos fios.

      Ajudei? rs beijoooooos

      Excluir
  6. Olá, Fefa Pimenta e Érica,
    Estou simplesmente encantada com o blog, parabéns!
    Sempre fui uma pessoa muito envolvida no trabalho (professora) e dispensava pouquíssima atenção a detalhes como marcas, ingredientes, etc... até que... até que entrei de licença maternidade (tenho um bebê de dois meses) e, devido ao tempo que passo em casa, comecei a ler seu blog e o de outras meninas - como o da Yumi, da Heglaé e o da Nyle.E como tenho aprendido!!!
    Enfim, em meio a fraldas e mamadas, consigo fugir para ler, arquivar e anotar numa agenda as preciosas dicas que recebo... Até comecei a melhorar minha alimentação e fiz minha listinha de compras; devo confessar ainda que estou morrendo de amores pela Sal da Terra e espero logo concluir meus pedidos e receber os produtos para começar finalmente a pôr em prática o que tenho aprendido com vocês.
    Parabéns pela iniciativa do blog. E, de tanto ler suas postagens e respostas dos comentários, já me sinto amiga de vocês, acredita?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida!
      Muito legal saber que o blog contribuiu pra vc conhecer o "mundo natural" mais a fundo! ;)
      E claro que acredito na nossa amizade, pq através do blog fiz muitas amizades maravilhosas!
      E a Fefa mesmo é uma delas!
      Fico feliz mesmo, de vc estar optando por uma vida mais saudável!
      bjão

      Excluir
  7. Olá querida!! Sou um novo seguidor de seu Blog, realmente amo tudo que está voltado ao natural e, principalmente se esse não maltrata os animais. Estou iniciando minha jornada vegana (admito não ser fácil, mas o que é moleza nesta vida?!?!) e sou praticante da rotina No Poo. Meus cabelos são cacheados e longos, gosto de pesquisar produtos, fazer receitinhas e etc. Minhas molinhas exigem muita umectação, hidratação, com o shampoo não é diferente. Pergunta: O shampoo da linha Sal da Terra acima citado é bastante emoliente? Costumo desembaraçar meus cabelos com os dedos, aproveitando a umectação do shampoo. Se não for esse, qual seria o shampoo adequado para meu tipo de cabelo? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Seja muito bem vindo ao Clube!
      Olha,bastante emoliente não é, pq os shampoos naturais tendem a ter pH neutro e não contém silicones nem petrolatos, que são os componentes que dão maior emoliencia. Mas vc tbm pode acrescentar um pouco de mel,ou de óleo vegetal na hora de usar, que ajudam a hidratar e dar mais emoliência, ou então aproveitar pra desembaraçar com o condicionador em vez do shampoo..tbm seria uma opção.
      Eu acho que os da Sal da Terra seriam uma boa opção pra vc, pq eles são feitos com óleos vegetais, o que é ótimo para os cachinhos!
      bjksss

      Excluir
  8. Oiii amei a resenha, conheci essa marca aqui e estou apostando nela. Comprei lá o shampoo e cond + máscara. Já foi enviado e aguardo ansiosa rsrs. Porém Erika, se você tiver contato com eles peça pra tenderem melhor .... eles não respondem emails....não dão nenhum sinal de vida....nada nada. ..super chato isso.

    bjus
    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!
      A máscara não usei ainda... depois me diz o que achou?
      Ok, vou tentar falar com eles sobre os emails!
      Bjãooo

      Excluir
    2. Pode deixar...quando usar eu falo o resultado.

      Excluir
  9. Oi Erika ,
    Já falei em outro comentário, mas adorooo os produtos do Sal da terra, e esse shampoo foi amor a primeira lavagem, tanto q não larguei mais desde q comecei a minha transição. Quando aplico ele faz uma espuminha emoliente é incrível a sensação e quando enxaguo fica a sensação de super limpo! Uma dica p quem gosta dos shampoos do Sal da terra é colocá -los em um vidro spray e borrifar direto nos cabelos, assim não desperdiça nada e facilita a aplicação ! Mas só dá p fazer com essa marca q é bem líquido.
    Bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica, Nanda!!
      No meu eu coloquei o d-pantenol quaternizado, então ficou mais grossinho..
      bjksss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top